Caiado: SUS e sistema de educação não podem ser confundidos com sistema de segurança pública

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse que o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) não pode ser confundido com o Sistema Único de Saúde (SUS) ou o sistema de educação. O SUSP está previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública que está sendo apresentada nesta quinta-feira, 31, pelo governo Lula a governadores em reunião no Palácio do Planalto.

Caiado elogiou a iniciativa de Luiz Inácio Lula da Silva em convocar a reunião, mas disse que o governo tem de "buscar não só experiências teóricas, mas práticas". "A teoria é muito fácil, mas a praticidade é totalmente diferente. Se partirmos de premissas erradas, vamos chegar a conclusões erradas. Com todo o respeito, mas o SUS e sistema de educação não podem ser confundidos com SUSP, são coisas distintas", completou.

"Eu trato a pneumonia, câncer e fratura exposta de forma igual em qualquer Estado. Busco a educação de qualidade, alfabetização em qualquer município e Estado. Agora, segurança pública tem peculiaridades. Conheço a segurança pública de Goiás, mas não conheço na Amazônia, não sei como tratar em região de fronteira, no litoral", disse o governador na reunião com o presidente Lula, ministros e outros governadores para discutir a PEC.

Caiado defendeu, ainda, que o governo federal sirva de apoio aos Estados, e não estabeleça regras específicas. Segundo o governador, a PEC sugerida propõe normas que se sobrepõem às leis dos Estados. "O governo federal tem de servir de apoio a nós, e não o governo e o Congresso quererem ditar regras para os entes federados. É uma inversão completa que parte de uma premissa totalmente errada", declarou.

O governador reclamou, por exemplo, de leis do Estado que foram questionadas na Justiça. Uma delas estabelecia que o crime de praticar incêndios criminosos no período da seca seria inafiançável.

"Prendi 12 bandidos, criminosos. Imediatamente, o Tribunal de Justiça derrubou a lei, dizendo que não podia legislar sobre a pena. Veio para o Supremo e derrubou na hora. Soltei 12 bandidos para continuar queimando a cana em Goiás. A que ponto chegamos? De que vale um governador? Cabe a mim pagar a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica Científica e receber ordem do Congresso e da União, que vão dizer como devo abordar o crime", afirmou.

Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Em outra categoria

Nesta segunda-feira, 10, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, anunciou os nomes dos produtores que representarão Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme. Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno foram selecionados para representar o longa-metragem de Walter Salles.

Teixeira já foi indicado na categoria pelo drama Me Chame Pelo Seu Nome (2017). Maria Carlota, por sua vez, está nomeada pela primeira vez.

O anúncio tardio ocorreu pois quando Ainda Estou Aqui recebeu a indicação na categoria de Melhor Filme, no fim de janeiro, a Academia ainda não havia confirmado os representantes de algumas das obras contempladas. Por isso, os anúncios vinham seguido do termo "nominees to be determined" (indicados a serem determinados). No Oscar, a estatueta de Melhor Filme é sempre entregue aos principais produtores da obra, definidos pela equipe do longa e validados pela Academia.

Além do filme brasileiro, outros indicados na categoria principal como Nickel Boys, Emilia Pérez, A Substância e O Brutalista, além das animações Flow e Wallace & Gromit e o documentário Sugarcane, também tiveram os produtores confirmados.

Jessica Chastain expressou o desejo de ser amiga de Fernanda Torres em entrevista publicada nesta segunda-feira, 10. A brasileira recebeu inúmeros elogios da atriz, que a entrevistou para a Interview Magazine.

"Quero te enviar meu número de telefone, porque adoraria sentar com você quando não estivermos sendo gravadas [...] Eu acho você tão excepcional e inspiradora [...] eu quero ser sua amiga. Sua performance é inacreditável e estou tão feliz que você foi incluída neste grupo de pessoas que foi reconhecida", disse Jessica.

A atriz ainda elogiou o trabalho de Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui e disse que a brasileira trouxe camadas incríveis à Eunice Paiva. Ela mencionou então um dos momentos mais famosos do filme.

"Um dos meus momentos favoritos, que realmente me fez sentar e pensar 'Uau', é quando vocês tiram a foto e não querem que você sorria. Você dá uma risada e diz: 'Ah, nós vamos sorrir'."

Jessica Chaistain disse ainda que Fernanda "precisa aceitar os créditos pelo seu trabalho". Em 2022, ela venceu o Oscar de Melhor Atriz, categoria que a brasileira está concorrendo, por sua atuação em Os Olhos de Tammy Faye.

A tarde desta segunda-feira, 10. foi marcada por uma discussão intensa entre João Gabriel e Vinícius no BBB 25. O desentendimento aconteceu após Vinícius questionar a mudança de voto de João Gabriel, que havia prometido não votar em Aline, mas acabou indicando a sister ao paredão.

"Você me disse que não ia votar nela. Como eu posso confiar em você agora?", cobrou Vinícius.

João Gabriel tentou justificar a alteração de seu voto, afirmando que, após conversar com seu irmão João Pedro, percebeu que mudar a estratégia fazia sentido. "Naquele momento, eu realmente não queria votar nela, mas depois, analisando o jogo, vi que era necessário", argumentou.

O voto de João Gabriel resultou na ida de Aline ao paredão ao lado de Gabriel e Vitória Strada.

Aline se sente traída: 'A palavra tem muito valor para mim'

Aline, que recebeu a indicação de João Gabriel, se mostrou decepcionada ao descobrir a mudança de voto e afirmou que não esperava essa atitude. "Eu levo muito a sério o que falo. Se eu prometo algo, mantenho até o fim", desabafou.

Vinícius reforçou que a sister tem um perfil leal e que o voto de João Gabriel foi uma grande surpresa para ambos. "Ela não votaria nele, e agora está no paredão por uma mudança de opinião de última hora", lamentou.

João Gabriel admite erro, mas nega ser mentiroso

Durante a conversa, João Gabriel reconheceu que poderia ter lidado melhor com a situação, mas negou que tenha sido desonesto. "Eu posso ter errado em falar que não votaria, mas não fiz isso com má intenção", afirmou.

Vinícius insistiu que, dentro do jogo, a palavra tem um peso importante. "A gente precisa ter coerência aqui dentro. O que falamos precisa ser levado a sério", declarou.

Como foi a formação do paredão do 'BBB 25'?

O paredão triplo da semana foi formado no domingo, 9, após a votação ao vivo. João Gabriel, líder da semana, indicou Aline diretamente. Já os mais votados pela casa foram Diogo Almeida (8 votos), Vitória Strada (4 votos) e Gabriel (3 votos).

Diogo, no entanto, conseguiu se salvar na prova bate-volta, que envolvia sorte em diferentes fases. Com isso, Aline, Vitória Strada e Gabriel disputam a permanência no programa.