PF defende rever legislação sobre audiência de custódia para evitar 'prende e solta'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, defendeu nesta sexta-feira, 1º, a reformulação da legislação que trata sobre as audiências de custódia. Para ele, a revisão é imprescindível para evitar o que chamou de "prende e solta".

"Acho que é senso comum que precisamos encontrar mecanismos de melhoria na nossa legislação, de forma permanente. No caso das audiências de custódia, uma grande reclamação não é só dos governadores, mas da sociedade em geral: o famoso 'prende e solta'. Existem casos de pessoas presas vinte, trinta vezes - e, em um caso estadual, até trinta e cinco vezes. A pessoa é presa, solta imediatamente e volta a cometer crimes. Então, entendemos necessário que se estabeleça um lastro legal para evitar esse tipo de situação. Isso é um consenso geral e também nossa posição institucional", afirmou Rodrigues.

A audiência de custódia é um procedimento judicial que ocorre logo após a prisão em flagrante de um indivíduo. O principal objetivo dessa audiência é avaliar a legalidade da prisão e decidir sobre a manutenção ou a liberdade do preso, garantindo que seus direitos sejam respeitados.

A audiência deve ocorrer em até 24 horas após a prisão em flagrante, onde um juiz analisa se a prisão está de acordo com a lei. O magistrado pode ou não ouvir o depoimento do preso e de eventuais testemunhas, além de considerar documentos e provas apresentados. Depois da análise, fica a cargo dele definir se concede a liberdade provisória ou mantém a prisão, além de impor medidas cautelares.

Durante o encontro promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira, 31, para debater a PEC da Segurança Pública, as audiências de custódia estiveram envoltas na discussão. Os governadores, dentre diversas ponderações que fizeram sobre o projeto, levaram à mesa a ideia de dar maior autonomia para Estados modificarem a legislação penal.

Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, e Fábio Mitidieri (PSD), de Sergipe, queixaram-se que "o Congresso faz as leis, e nós (governadores) pagamos as contas". O governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), por sua vez, sugeriu até mesmo alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente - que geralmente é visto por conservadores como empecilho para a redução da maioridade penal.

Por trás da sugestão está o desejo de governadores de endurecer a punição a crimes e enfraquecer mecanismos estabelecidos pela Justiça para garantir direitos, como as audiências de custódia. Os governadores argumentam que ficam restritos a executar leis aprovadas em âmbito federal, e que por vezes se veem de mãos atadas para reduzir a impunidade, ao mesmo tempo em que são cobrados pela população para tal.

Em outra categoria

No dia 25 de janeiro, aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo, o filme Ainda Estou Aqui será exibido em uma sessão gratuita e ao ar livre no jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo (CCSP). A projeção, promovida pela Spcine em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está marcada para 19h30, e os ingressos poderão ser retirados a partir de uma hora antes da sessão no local.

O longa, dirigido por Walter Salles, narra a trajetória da advogada e ativista Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, após o sequestro e assassinato de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. Apesar de a maior parte do filme se passar no Rio de Janeiro, algumas cenas foram rodadas em São Paulo, cidade natal e local de falecimento de Eunice.

Fernanda Torres, que recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz em drama por sua atuação no filme, é uma das grandes apostas para a temporada de premiações, com expectativas de indicações ao Oscar nas categorias de melhor atriz e melhor filme internacional.

A cantora Anitta será a primeira atração musical do Big Brother Brasil 25. Nesta quarta-feira, 15, a funkeira comandará o novo formato de apresentação musical do reality. Intitulado "Show de quarta", os concertos serão mais intimistas e contarão com a participação especial de um familiar ou amigo do artista.

No caso de Anitta, o pai da cantora - Mauro Machado - dançará ao lado da filha em um dos momentos do show. Nas próximas semanas, outros famosos levarão alguém importante de sua convivência para se apresentar no reality show.

"A nova dinâmica tem os artistas ainda mais próximos dos participantes, e a relação entre o cantor e seu amigo ou familiar aparece de maneira inusitada no programa", afirmou a Globo em comunicado.

O novo formato das apresentações musicais busca emular a nova dinâmica do programa da Globo. Na 25ª edição do BBB, todos os participantes do programa entraram em dupla com alguém que já conheciam - seja da família ou do ciclo de amizades.

As festas de sexta-feira também serão mantidas, mas a direção do programa ainda não revelou quem será a atração do dia 17 de janeiro. Na primeira fase do jogo, as festas temáticas do líder serão abolidas. Isso ocorre pois os participantes estarão jogando em dupla e dividirão a liderança caso a conquistem.

Já na segunda fase do jogo, que ainda não foi revelado quando começa, as duplas serão separadas e cada participante jogará sozinho. Aí sim, as festas do líder retornarão.

Virgínia Fonseca relatou ter tido sintomas diversos durante a noite de domingo, 12, uma semana após retirar uma hérnia umbilical e realizar uma mastopexia, combinada com procedimentos dermatológicos.

"Foi algo que a gente comeu", constatou, ao dizer que teve diarreia, vômito e febre. Ela completou que outros amigos e familiares que convivem em sua residência também passaram mal durante a noite.

"Graças a Deus as Marias e o José estão bem", disse a influenciadora sobre as filhas Maria Alice, de 3 anos, Maria Flor, de 2, e José Leonardo, de 4 meses. O marido Zé Felipe e a mãe, Margareth, também não apresentaram sintomas.

Sobre a realização dos procedimentos, Virgínia explicou anteriormente que o surgimento da hérnia veio após a segunda gravidez: "Eu tenho hérnia, com as gestações ela saiu para fora, depois da Maria Flor".

Veja mais clicando aqui.