Buraco na camada de ozônio diminuiu em 2024, aponta Nasa

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O buraco na camada de ozônio, que aparece anualmente na região da Antártida, diminuiu em 2024, conforme apontam dados da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa). Mas isso não quer dizer que estamos em um bom patamar: o buraco ainda tem tamanho médio mensal equivalente a 20 milhões de quilômetros quadrados, quase três vezes o tamanho dos EUA.

De acordo com as instituições norte-americanas, o buraco que se abriu este ano é consideravelmente menor que em anos anteriores e o sétimo menor desde o início da recuperação, em 1992, quando o Protocolo de Montreal (1987), acordo internacional para eliminar gradualmente os produtos químicos que destroem a camada de ozônio, começou a fazer efeito.

Considerando todo o histórico de medições do ozônio na Antártida, desde 1979, foi o 20º menor buraco já aberto.

A maior extensão atingida neste ano foi em 28 de setembro, quando o buraco chegou a 22,4 milhões de quilômetros quadrados.

"O buraco antártico de 2024 é menor do que os buracos de ozônio vistos no início dos anos 2000", disse Paul Newman, líder da equipe de pesquisa de ozônio da Nasa, em uma publicação feita pela Noaa. "Para 2024, podemos ver que a gravidade do buraco na camada de ozônio está abaixo da média em comparação com outros anos das últimas três décadas, mas a camada de ozônio ainda está longe de estar totalmente curada", afirmou Stephen Montzka, cientista sénior do Laboratório de Monitorização Global da Noaa. "A melhoria gradual que temos visto nas últimas duas décadas mostra que os esforços internacionais que reduziram os produtos químicos que destroem a camada de ozônio estão funcionando", diz Newman.

A Noaa atribui a melhoria deste ano, especificamente, ao declínio da liberação de clorofluorcarbonos, produtos químicos que destroem a camada de ozono eliminados pelo Protocolo de Montreal.

- São exemplos de produtos que liberam clorofluorcarbonos, segundo a Noaa:

refrigeradores, aparelhos de ar condicionado, cosméticos em aerossóis e tintas em spray.

Além disso, os cientistas afirmam que foram surpreendidos recentemente com uma infusão inesperada de ozônio na região onde o buraco se abre. O gás teria sido transportado pelas correntes de ar do norte da Antártida.

Concentração de ozônio aumentou, mas ainda bem abaixo do ideal

"Os pesquisadores contam com uma combinação de sistemas para monitorar a camada de ozônio. Eles incluem instrumentos do satélite Aura da Nasa e dos satélites de órbita polar da Noaa: os satélites Noaa-20 e Noaa-21 e o satélite Suomi National Polar-orbiting Partnership, operado em conjunto pela Noaa e pela Nasa", informa a Noaa sobre o monitoramento que vem sendo realizado.

Além do monitoramento do buraco via satélite, os cientistas da Noaa também lançam ao espaço balões meteorológicos para observar as concentrações de ozônio na região da Antártida em uma medição chamada Dobson Units (ou unidades Dobson, em português).

A concentração de 2024 atingiu o valor mais baixo, de 109 unidades Dobson, em 5 de outubro. O valor mais baixo já registrado no Polo Sul foi de 92 unidades Dobson, em outubro de 2006.

"Isso está bem abaixo das 225 unidades Dobson típicas da cobertura de ozônio acima da Antártida em 1979?, disse o químico pesquisador da Noaa, Bryan Johnson. "Portanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que o ozônio atmosférico volte aos níveis anteriores ao advento da poluição generalizada por CFC."

Qual a previsão para que a camada de ozônio se feche completamente?

Considerando os resultados medidos desde o Protocolo de Montreal, a previsão da Nasa e da Noaa para que a camada de ozônio se feche completamente - tanto no polo sul, quanto no polo norte, que são os locais onde os buracos se abrem, já que o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio -, é 2066.

A camada, que fica no alto da atmosfera terrestre, atua como um "protetor solar planetário", ajudando a proteger os seres humanos, os animais e as vegetações da radiação ultravioleta (UV), capaz de provocar doenças como câncer de pele e catarata, além de prejudicar produções agrícolas, danificar plantas aquáticas e adoecer animais em ecossistemas vitais para a Terra.

Em outra categoria

Maíra Cardi usou suas redes sociais nesta terça-feira, 5, para responder questionamentos de internautas sobre uma possível gravidez. A influenciadora digital é casada com Thiago Nigro e tem dois filhos: Lucas, de 22 anos, fruto

As especulações começaram após internautas perceberem que o rosto dela está inchado. Ela explicou que fez um procedimento estético malsucedido em 2019. "Tem uma bola aqui. Quando eu sorrio, isso tudo é duro e faz parte do polimetilmetacrilato. Isso tudo é dele, mas eu não coloquei tudo isso. O meu corpo rejeitou, como o de várias pessoas faz. O corpo cria como se fosse uma proteção e inflama", disse. de seu relacionamento com Nelson Rangel, e Sofia, de seis anos, filha da coach com Arthur Aguiar.

A coach ainda explicou que precisará passar por uma cirurgia para que o procedimento seja revertido, já que a situação fez com que ela fosse perdendo a circulação e os tecidos da região necrosassem.

"É muito irresponsável dos profissionais fazer esse procedimento. Por conta disso, não posso fazer nada [relacionado a procedimentos estéticos]. Há muitos anos, meu dermatologista não coloca nada no meu rosto. Vou ter que fazer uma cirurgia e arrancar um pedaço da bochecha porque está gravíssimo."

Caso Maíra queira engravidar novamente, ela precisa fazer o procedimento cirúrgico antes.

O polimetilmetacrilato, também conhecido como PPMA, é uma substância plástica usada em procedimentos de harmonização facial e corporal.

A apresentadora Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava do ator Nicolas Prattes. A informação foi confirmada pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, ao Estadão. Sabrina estava na 11ª semana de gestação e havia dado entrada no hospital na terça, 5.

O Estadão entrou em contato com a assessoria de imprensa da apresentadora para comentar o assunto, mas ainda não obteve retorno. Caso haja, a matéria será atualizada.

Segundo o Hospital Albert Einstein, Sabrina teve alta nesta quarta, 6. Leia a nota completa, assinada pelo ginecologista e obstetra Emerson Barchi Cordts e o diretor médico Miguel Cendoroglo Neto:

"A paciente Sabrina Sato deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, no dia 05 de novembro, em virtude da não evolução da gestação, que ainda estava na 11ª semana. Ela teve alta hospitalar nesta quarta-feira (06/11)."

Sabrina e Nicolas haviam anunciado a gravidez em outubro. "Uma nova gestação é uma benção e será sempre bem vinda. Sabrina e Nicolas descobriram recentemente uma gestação ainda em estágio inicial. Por orientação médica, foi pedido que aguardassem a evolução com cuidado e amor. E assim estamos fazendo, com fé e na expectativa que evolua bem", dizia a nota enviada pela assessoria da atriz.

A apresentadora é mãe de Zoe, de cinco anos, fruto de seu relacionamento com Duda Nagle. Os dois ficaram juntos por sete anos e se separaram em março de 2023.

Pedro Novaes estreou na novela Garota do Momento interpretando o fotógrafo Beto, o mocinho da trama, que vive um romance com a protagonista Beatriz (interpretada por Duda Santos) e se vê também envolvido com a antagonista Bia (vivida por Maisa). Filho de Letícia Spiller e Marcelo Novaes, o ator, de 28 anos, chamou bastante atenção pela semelhança com o seu pai.

Por ser filho dos atores veteranos, o jovem é considerado um nepo baby - o que ele reconhece. "Tenho grande respeito pela carreira dos meus pais. Embora algumas portas se abram por causa dessa situação, não me permito dedicar nem um segundo a isso. Às vezes sinto que preciso me esforçar o dobro, pois tenho meu próprio caminho a trilhar", afirmou ele à Quem.

E continuou: "Sou um 'nepo baby' desta geração, mas estou construindo meu próprio caminho e trabalhando com muita dedicação e estudo".

O termo nepo baby é uma abreviação da expressão nepotism baby (bebê do nepotismo, em tradução para o português) que significa a prática de favorecer parentes em relações de trabalho.

Pedro Novaes contou também que, para interpretar Beto, ele passou por uma série de testes, sendo aprovado pela diretora da novela, Natália Grimberg, e pela autora Alessandra Poggi. Ele comentou sobre as críticas que recebeu por ter sido escalado para a novela.

"Algumas pessoas vão julgar e podem não gostar, mas tudo bem, pois estou me dedicando completamente", destacou ele à publicação.

Mas quem é Pedro Novaes?

O ator estreou na televisão em 2019 como protagonista em Malhação: Toda Forma de Amar. Pedro também já trabalhou como modelo e faz parte da banda Fuze, com o irmão, Diogo, de 30 anos, filho de Marcelo Novaes e da empresária Sheyla Beta. Ele também é irmão de Stella, de 12, filha de Letícia Spiller com o diretor de fotografia Lucas Loureiro.

O ator de Garota do Momento namora há três anos a jornalista Eduarda Vilar. Para Pedro, o fato de ser filho dos atores consagrados não é motivo de pressão, mesmo tendo que lidar com críticas.

"Não é um peso negativo. Sempre soube que iria trabalhar com arte, desde criança. E eles [pais] me trazem muita influência e experiência. A gente troca muito. Nossa ligação é imensa, mas quis fazer meu caminho e andar com minhas próprias pernas", disse Pedro ao jornal Extra.