Buraco na camada de ozônio diminuiu em 2024, aponta Nasa

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O buraco na camada de ozônio, que aparece anualmente na região da Antártida, diminuiu em 2024, conforme apontam dados da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa). Mas isso não quer dizer que estamos em um bom patamar: o buraco ainda tem tamanho médio mensal equivalente a 20 milhões de quilômetros quadrados, quase três vezes o tamanho dos EUA.

De acordo com as instituições norte-americanas, o buraco que se abriu este ano é consideravelmente menor que em anos anteriores e o sétimo menor desde o início da recuperação, em 1992, quando o Protocolo de Montreal (1987), acordo internacional para eliminar gradualmente os produtos químicos que destroem a camada de ozônio, começou a fazer efeito.

Considerando todo o histórico de medições do ozônio na Antártida, desde 1979, foi o 20º menor buraco já aberto.

A maior extensão atingida neste ano foi em 28 de setembro, quando o buraco chegou a 22,4 milhões de quilômetros quadrados.

"O buraco antártico de 2024 é menor do que os buracos de ozônio vistos no início dos anos 2000", disse Paul Newman, líder da equipe de pesquisa de ozônio da Nasa, em uma publicação feita pela Noaa. "Para 2024, podemos ver que a gravidade do buraco na camada de ozônio está abaixo da média em comparação com outros anos das últimas três décadas, mas a camada de ozônio ainda está longe de estar totalmente curada", afirmou Stephen Montzka, cientista sénior do Laboratório de Monitorização Global da Noaa. "A melhoria gradual que temos visto nas últimas duas décadas mostra que os esforços internacionais que reduziram os produtos químicos que destroem a camada de ozônio estão funcionando", diz Newman.

A Noaa atribui a melhoria deste ano, especificamente, ao declínio da liberação de clorofluorcarbonos, produtos químicos que destroem a camada de ozono eliminados pelo Protocolo de Montreal.

- São exemplos de produtos que liberam clorofluorcarbonos, segundo a Noaa:

refrigeradores, aparelhos de ar condicionado, cosméticos em aerossóis e tintas em spray.

Além disso, os cientistas afirmam que foram surpreendidos recentemente com uma infusão inesperada de ozônio na região onde o buraco se abre. O gás teria sido transportado pelas correntes de ar do norte da Antártida.

Concentração de ozônio aumentou, mas ainda bem abaixo do ideal

"Os pesquisadores contam com uma combinação de sistemas para monitorar a camada de ozônio. Eles incluem instrumentos do satélite Aura da Nasa e dos satélites de órbita polar da Noaa: os satélites Noaa-20 e Noaa-21 e o satélite Suomi National Polar-orbiting Partnership, operado em conjunto pela Noaa e pela Nasa", informa a Noaa sobre o monitoramento que vem sendo realizado.

Além do monitoramento do buraco via satélite, os cientistas da Noaa também lançam ao espaço balões meteorológicos para observar as concentrações de ozônio na região da Antártida em uma medição chamada Dobson Units (ou unidades Dobson, em português).

A concentração de 2024 atingiu o valor mais baixo, de 109 unidades Dobson, em 5 de outubro. O valor mais baixo já registrado no Polo Sul foi de 92 unidades Dobson, em outubro de 2006.

"Isso está bem abaixo das 225 unidades Dobson típicas da cobertura de ozônio acima da Antártida em 1979?, disse o químico pesquisador da Noaa, Bryan Johnson. "Portanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que o ozônio atmosférico volte aos níveis anteriores ao advento da poluição generalizada por CFC."

Qual a previsão para que a camada de ozônio se feche completamente?

Considerando os resultados medidos desde o Protocolo de Montreal, a previsão da Nasa e da Noaa para que a camada de ozônio se feche completamente - tanto no polo sul, quanto no polo norte, que são os locais onde os buracos se abrem, já que o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio -, é 2066.

A camada, que fica no alto da atmosfera terrestre, atua como um "protetor solar planetário", ajudando a proteger os seres humanos, os animais e as vegetações da radiação ultravioleta (UV), capaz de provocar doenças como câncer de pele e catarata, além de prejudicar produções agrícolas, danificar plantas aquáticas e adoecer animais em ecossistemas vitais para a Terra.

Em outra categoria

O Globo de Ouro divulgou, nesta quinta-feira, 2, a lista de famosos que entregarão os prêmios da cerimônia. Dentre as personalidades anunciadas como apresentadoras, estão nomes como Elton John, Nicolas Cage, Demi Moore, Margaret Qualley e Viola Davis. A premiação ocorre neste domingo, 5, na Califórnia, e reconhece produções de destaque no cinema e na televisão.

A apresentação do evento será liderada pela atriz e comediante Nikki Glaser. É a primeira vez na história que uma mulher apresenta sozinha o Globo de Ouro.

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui chega com força nas categorias de cinema do evento. O longa disputa o prêmio de melhor filme estrangeiro e Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva na produção, concorre à categoria de melhor atriz de filme dramático. Na última terça, 1º, a Variety atualizou as previsões dos vencedores e apostou na vitória da atriz.

Outra indicação de destaque ao prêmio é o musical Emilia Pérez, que lidera a disputa das categorias de cinema com dez indicações. Atrás do longa, estão os elogiados O Brutalista, com sete indicações, e Conclave, com seis.

Na TV, a disputa é liderada por O Urso, lembrada em cinco categorias, incluindo a de melhor série de comédia ou musical. Veja a lista completa de indicados aqui.

Veja os famosos que entregarão prêmios no Globo de Ouro:

1.Andrew Garfield

2.Anthony Mackie

3.Anthony Ramos

4.Anya Taylor-Joy

5.Ariana DeBose

6.Aubrey Plaza

7.Auli?i Cravalho

8.Awkwafina

9.Brandi Carlile

10.Catherine O'Hara

11.Colin Farrell

12.Colman Domingo

13.Demi Moore

14.Dwayne Johnson

15.Édgar Ramírez

16.Elton John

17.Gal Gadot

18.Glenn Close

19.Jeff Goldblum

20.Jennifer Coolidge

21.Kaley Cuoco

22.Kate Hudson

23.Kathy Bates

24.Ke Huy Quan

25.Kerry Washington

26.Margaret Qualley

27.Melissa McCarthy

28.Michael Keaton

29.Michelle Yeoh

30.Miles Teller

31.Mindy Kaling

32.Morris Chestnut

33.Nate Bargatze

34.Nicolas Cage

35.Rachel Brosnahan

36.Rob McElhenney

37.Salma Hayek Pinault

38.Sarah Paulson

39.Seth Rogen

40.Sharon Stone

41.Vin Diesel

42.Viola Davis

43.Zoë Kravitz

O ator Gabriel Santana, ex-participante do BBB 23, contou ter sido alvo de uma operação policial por engano. Gabriel contou, de forma bem-humorada, sobre o ocorrido em um vídeo publicado no Instagram no início da semana. O ator afirmou ter sido abordado por dois policiais em sua casa na semana anterior à postagem do relato.

"Imagina você ser acordar e ser recebido com duas armas apontadas para a sua cabeça?", iniciou Gabriel. Segundo ele, os policiais estavam em busca de um suposto casal de traficantes que teria vivido no apartamento em que mora atualmente.

No dia, o ator disse ter acordado às 6h da manhã por conta de compromissos marcados. Ele, então, foi surpreendido com batidas em sua porta. "Eu falei: 'Como assim tem alguém batendo na minha porta? Tem que ser alguém do prédio, um síndico, um funcionário... Porque não passou pela portaria, não me interfonaram'", relatou.

Ao abrir a porta, ele se deparou com dois homens armados. "No desespero, fui para trás. Muito dramático, cena de filme. Me joguei na parede e falei: 'Calma, gente, pelo amor de Deus'", disse. Conforme o ator, os policiais tinham um mandado de busca e apreensão para entrar no apartamento.

Gabriel foi questionado se já havia tido passagem pela polícia e se reconhecia o casal de traficantes, o que ele negou. "Depois que eles viram que estava 'de boa', eles começaram a perguntar da minha vida pessoal. Perguntaram a minha profissão e eu falei dos projetos que eu vou lançar agora em 2025, perguntaram o valor do meu apartamento, como era a minha vizinhança", contou.

O ator, por fim, brincou sobre ter atendido a porta vestindo apenas uma cueca. "Essa é a moral da história de hoje: sempre atenda a sua porta vestido", disse.

Assista ao vídeo com o depoimento de Gabriel clicando aqui.

A atriz Maria Gladys foi dada como desaparecida por algumas horas após a própria filha, Maria Thereza Mello Maron, não conseguir localizá-la no apartamento em que ela estava hospedada em Copacabana, em meio as festas de Ano Novo.

"Amigos, Maria Gladys está desaparecida desde ontem as 5 da manhã! A polícia diz que precisa esperar 24 horas. Não sei o que fazer! Socorro!", escreveu Maria Thereza na manhã de quarta-feira, 1, nas redes sociais.

Duas horas depois da postagem, a filha da atriz de 85 anos tranquilizou os internautas: "Consegui achá-la. Está no Hotel Venezuela, no Flamengo. Desculpem o susto é porque ela está em um apartamento na Sá Ferreira e quando cheguei e não a encontrei, entrei em pânico. Gratidão", informou.

Nas redes sociais, fãs brincaram com a situação, lembrando a fama de boêmia da atriz. Gladys tirou fotos com fãs durante a noite de Réveillon, o que teria ajudado nas buscas.

A veterana se tornou conhecida pelo público jovem por ser avó da também atriz Mia Goth, que faz sucesso em Hollywood e estrelou filmes como Pearl e MaXXXine.