SP cria força-tarefa; ação de PMs era investigada há 1 mês

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou nesta segunda-feira, 11, a criação de uma força-tarefa para apurar o assassinato do empresário Antonio Vinicius Lopes Gritzbach. PMs que faziam a escolta da vítima eram investigados havia um mês e Derrite falou de "conduta criminosa".

"Celulares de PMs foram apreendidos e eles terão de explicar o que faziam. O simples fato de fazer serviço extracorporação não é permitido. E estavam fazendo isso para um criminoso. Não há de se falar só de transgressão disciplinar, mas de eventual conduta criminal dos policiais", disse.

PMs de São Paulo na ativa são proibidos de fazer escolta, segurança particular ou qualquer outra atividade externa à corporação. O descumprimento é infração ao regimento interno da instituição e pode ser punido até com a expulsão. Segundo Ivelson Salotto, advogado que teve Gritzbach como cliente, os quatro agentes são de "extrema confiança". Ele agora faz a defesa deles.

Conforme o secretário, alguns fatos chamam a atenção, como os policiais terem se atrasado em ir ao aeroporto de Cumbica. "Fazia um mês que a Corregedoria da PM investigava a escolta do Gritzbach", disse. O inquérito policial-militar teve origem quando o PM da assessoria do Tribunal de Justiça viu a Amarok e a Trail Blazer que traziam o réu para depor no tribunal do júri e imaginou que eram policiais militares que o escoltavam.

Corrupção

O secretário afirmou ainda que vai investigar as denúncias de corrupção policial feitas por Gritzbach em sua delação. "Nós não temos problema nenhum em apurar e depurar desvios de conduta, seja na Polícia Militar ou na Polícia Civil. Ele (Gritzbach) fala de fatos de 2021 e 2022, antes de nossa chegada aqui."

O chefe da força-tarefa será o número 2 da Secretaria da Segurança Pública, o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, secretário executivo da pasta. Conforme apurou a reportagem, a federalização do caso foi cogitada, mas a opção depois foi abrir um inquérito em colaboração com as autoridades paulistas.

Apuração

Em relação à ação de sexta, a polícia acredita que os criminosos tinham a intenção de colocar fogo no veículo usado no assassinato de Gritzbach, mas não o fizeram. O Volkswagen Gol preto foi apreendido em Guarulhos, a poucos quilômetros do local do crime. "Os criminosos estavam com luvas e esconderam rostos, mas foi colhido material genético no veículo", disse o secretário. Foram apreendidos três fuzis e uma pistola.

Gritzbach já havia sido alvo de um atentado na véspera do Natal de 2023, quando um tiro de fuzil foi disparado contra a janela do apartamento onde morava, no Tatuapé. Ele estava no centro de uma das maiores investigações de lavagem de dinheiro do PCC.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O humorista e influenciador Whindersson Nunes revelou que recebeu um diagnóstico de altas habilidades, também conhecido como superdotação, enquanto estava internado em uma clínica para tratamento de dependência de álcool. A descoberta foi feita por meio de testes neuropsicológicos que avaliaram seu Quociente de Inteligência (QI), que chegou ao impressionante índice de 138.

"Entendi por que que eu me sentia de tal forma em tal ano", afirmou Whindersson durante uma entrevista ao programa Fantástico, exibido no último domingo, 3. Ele comentou que o resultado ajudou a compreender aspectos de sua trajetória e comportamento.

Segundo a neuropsicóloga Carolina Mattos, a média de QI da população gira entre 96 e 101. "O dele é bem mais alto", afirmou a especialista ao programa.

O resultado coloca Whindersson Nunes acima de aproximadamente 98% da população, de acordo com a curva de distribuição usada em testes padronizados como o WAIS (Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos), um dos instrumentos mais utilizados no mundo para avaliar habilidades cognitivas.

O que é o teste de QI?

O Quociente de Inteligência (QI) é uma medida padronizada que busca avaliar a capacidade intelectual de um indivíduo em comparação com a média de sua faixa etária. Os testes utilizados para medir o QI avaliam uma série de habilidades cognitivas, como:

- Raciocínio lógico e abstrato

- Capacidade de resolver problemas

- Habilidades verbais e linguísticas

- Memória de trabalho

- Velocidade de processamento de informações

Um dos testes mais reconhecidos mundialmente é o WAIS-IV (Wechsler Adult Intelligence Scale - Fourth Edition), aplicado por psicólogos e neuropsicólogos com formação específica. O exame é dividido em diversas subcategorias e pode levar de 1h30 a 2h30 para ser concluído, dependendo da abordagem.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e diretrizes do Conselho Federal de Psicologia, a superdotação não está necessariamente associada a um desempenho uniforme em todas as áreas. É o que explicou Carolina Mattos:

"Altas habilidades não é aquele gênio, necessariamente. E sim uma pessoa que tem habilidades maiores em determinada área da vida, e às vezes não em outra. Às vezes é uma pessoa que não domina bem o raciocínio lógico-matemático, mas que se dá superbem nessa criatividade, no improviso, nesse pensamento mais sensível."

Esse conceito reforça que superdotação pode se manifestar de forma diversa, como na inteligência emocional, na criatividade, nas artes ou no pensamento fora do convencional, características frequentemente associadas ao estilo de humor e improviso de Whindersson Nunes.

Chappell Roan revelou detalhes sobre seu single The Subway e negou a vinda de um novo álbum, durante uma entrevista para a Vogue nessa segunda-feira, 4. "Não tem álbum nenhum. Nem uma coleção de músicas."

"Levei cinco anos para escrever o primeiro, e provavelmente vou levar pelo menos cinco para escrever o próximo. Não sou o tipo de compositora que produz em massa", comentou, sobre uma próxima produção. A artista, cujo nome real é Kayleigh Rose Amstutz, ganhou o Grammy de Artista Revelação com seu primeiro álbum, The Rise and Fall of a Midwest Princess, lançado em 2023.

"Eu não achou que eu faço boas músicas quando me forço. Eu vejo alguns comentários do tipo: 'Ela está em qualquer lugar menos no estúdio'. Mesmo que eu estivesse no estúdio 12 horas por dia, todos os dias, isso não significa que o álbum vai sair mais rápido."

The Subway, seu novo single, é a maior estreia feminina de 2025 e debutou no Top 50 Global no Spotify desde a última sexta-feira, 1º. A música foi muito aguardada pelos fãs, já que o lançamento foi previsto, inicialmente, para abril de 2025.

"Eu só não estava pronta para lançá-la. Era muito dolorido. Eu estava muito nervosa e assustada com a minha vida para soltar [a música]. Está tudo diferente agora", completou.

A letra de The Subway fala sobre a "adrenalina de encontrar uma ex-namorada": "Eu estava tendo um momento difícil para tentar esquecê-la."

"Quando eu estava escrevendo [a música], eu estava constantemente tentando pensar: 'Terminamos, terminamos, terminamos'. Os sentimentos estão aí, mesmo que tenhamos terminado", explica, sobre a temática da música.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Rodrigo Faro está oficialmente de volta à TV Globo. O apresentador foi confirmado no elenco do Dança dos Famosos 2025 e compartilhou, nos bastidores do Domingão com Huck, sua empolgação com esse novo momento da carreira.

De acordo com Faro, o convite feito por Luciano Huck e pela produção do programa foi encarado como uma nova oportunidade de se reinventar. O apresentador ainda revelou que estava quebrando uma promessa antiga: jamais voltar a dançar na televisão. "Apesar de eu ter jurado que, depois do Dança Gatinho, eu nunca mais dançaria na vida. Olha onde eu vim parar", disse o apresentador ao Gshow.

Faro garantiu que a diversão vem acompanhada de esforço. "Vim para me divertir, mas quero fazer bonito. Todo mundo sabe o quanto eu amo estar no palco", declarou.

O apresentador também brincou com os desafios físicos da competição, mas garantiu que está preparado. Admirador de ícones como Michael Jackson, Lady Gaga e Beyoncé, afirmou ter repertório e experiência para enfrentar diferentes estilos. Além disso, recordou os tempos de juventude, quando dançava valsa em festas de debutantes.

A decisão de participar do quadro também impactou sua vida pessoal. Ao contar para a família que passaria mais tempo no Rio de Janeiro por conta dos ensaios, a reação foi de surpresa. "Foi um choque. 'Pai, você vai morar no Rio? Vai abandonar a gente?'", contou Faro. Após explicar os detalhes da rotina, ele afirmou que recebeu total apoio da mulher, Vera Viel, e das filhas. "Elas sabem que eu sou movido por desafios e que quero sempre dar o melhor ao meu público", disse.