SP cria força-tarefa; ação de PMs era investigada há 1 mês

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou nesta segunda-feira, 11, a criação de uma força-tarefa para apurar o assassinato do empresário Antonio Vinicius Lopes Gritzbach. PMs que faziam a escolta da vítima eram investigados havia um mês e Derrite falou de "conduta criminosa".

"Celulares de PMs foram apreendidos e eles terão de explicar o que faziam. O simples fato de fazer serviço extracorporação não é permitido. E estavam fazendo isso para um criminoso. Não há de se falar só de transgressão disciplinar, mas de eventual conduta criminal dos policiais", disse.

PMs de São Paulo na ativa são proibidos de fazer escolta, segurança particular ou qualquer outra atividade externa à corporação. O descumprimento é infração ao regimento interno da instituição e pode ser punido até com a expulsão. Segundo Ivelson Salotto, advogado que teve Gritzbach como cliente, os quatro agentes são de "extrema confiança". Ele agora faz a defesa deles.

Conforme o secretário, alguns fatos chamam a atenção, como os policiais terem se atrasado em ir ao aeroporto de Cumbica. "Fazia um mês que a Corregedoria da PM investigava a escolta do Gritzbach", disse. O inquérito policial-militar teve origem quando o PM da assessoria do Tribunal de Justiça viu a Amarok e a Trail Blazer que traziam o réu para depor no tribunal do júri e imaginou que eram policiais militares que o escoltavam.

Corrupção

O secretário afirmou ainda que vai investigar as denúncias de corrupção policial feitas por Gritzbach em sua delação. "Nós não temos problema nenhum em apurar e depurar desvios de conduta, seja na Polícia Militar ou na Polícia Civil. Ele (Gritzbach) fala de fatos de 2021 e 2022, antes de nossa chegada aqui."

O chefe da força-tarefa será o número 2 da Secretaria da Segurança Pública, o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, secretário executivo da pasta. Conforme apurou a reportagem, a federalização do caso foi cogitada, mas a opção depois foi abrir um inquérito em colaboração com as autoridades paulistas.

Apuração

Em relação à ação de sexta, a polícia acredita que os criminosos tinham a intenção de colocar fogo no veículo usado no assassinato de Gritzbach, mas não o fizeram. O Volkswagen Gol preto foi apreendido em Guarulhos, a poucos quilômetros do local do crime. "Os criminosos estavam com luvas e esconderam rostos, mas foi colhido material genético no veículo", disse o secretário. Foram apreendidos três fuzis e uma pistola.

Gritzbach já havia sido alvo de um atentado na véspera do Natal de 2023, quando um tiro de fuzil foi disparado contra a janela do apartamento onde morava, no Tatuapé. Ele estava no centro de uma das maiores investigações de lavagem de dinheiro do PCC.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O galã de Os Donos do Jogo, Profeta, vem conquistando os olhares do público. Na interpretação de André Lamoglia, de 28 anos, o bicheiro vive um par romântico com Mirna Guerra, personagem de Mel Maia.

Na série da Netflix, Profeta é um dos pontos de partida do enredo: a fim de expandir os negócios da família, ele chega ao Rio de Janeiro determinado a se adaptar e crescer.

Lamoglia falou ao Estadão sobre a mudança do personagem: "Quando o Profeta chega ao Rio de Janeiro e vê que não é tão simples sentar na mesa da cúpula [da contravenção], ele se adapta e passa a fazer coisas que não esperava. Isso afeta sua maneira de agir. Ele muda de personalidade."

Este não é o primeiro papel do ator na Netflix: ele ficou conhecido por sua passagem em Elite, obra do streaming que foi produzida entre 2018 e 2024, como o personagem Iván.

Quem é André Lamoglia?

Nascido no Rio de Janeiro, o ator ficou conhecido por seu papel em Elite e por sua recente interpretação de Profeta. Ele também atuou nas séries Segredos de Justiça, 1 Contra Todos e Juacas, além dos filmes Eu Sou Mais Eu e The Traitor.

A ideia de ir para o mundo da atuação foi inspirada no irmão, Victor Lamoglia, que fez parte do elenco de Zorra, na Globo. Victor, que é ator e humorista, também ficou conhecido por Ninguém Tá Olhando e Socorro, Virei uma Garota!, produções nacionais de comédia.

A CCXP25 confirmou a presença do ator Timothée Chalamet (Duna, Um Completo Desconhecido) e do diretor Josh Safdie (Joias Brutas). Eles vêm ao Brasil para divulgar Marty Supreme, nova produção da A24 com distribuição da Diamond Films. O evento ocorre de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

O filme chega aos cinemas brasileiros com sessões especiais em 8 de janeiro e estreia oficialmente em 22 de janeiro.

No longa, Chalamet interpreta uma jovem estrela do tênis de mesa que sonha alto e embarca em uma jornada frenética, de Nova York a Tóquio, em sua busca pela grandeza.

O que já está confirmado na CCXP25

Também está confirmada a presença de astros das séries The Boys e Fallout, produções do Prime Video. Além disso, a CCXP anunciou a presença de Pedro Bandeira e outros autores no Artist's Valley, como Joe Quesada, autor de Demolidor, e Sara Pichelli, cocriadora da HQ Miles Morales.

Haverá também uma celebração dos 20 anos de Supernatural, com a presença dos atores Misha Collins, Kathryn Newton, Jim Beaver, Rob Benedict e Richard Speight Jr. Os ingressos variam de R$ 180 a R$ 2,4 mil.

A Praça Charles Miller, em São Paulo, vai se transformar em um espetáculo ao ar livre na próxima quinta-feira, 20 de novembro. Nesta data, ocorrerá a primeira edição do Natal Para o Bem - Concerto Sinfônico, com participação do tenor italiano Andrea Bocelli, entre outros artistas.

O evento, previsto para às 15h, é gratuito, mas requer retirada de ingresso no site oficial do projeto. A retirada começou nesta quarta, 12. Os ingressos são nominais e intransferíveis, sendo possível retirar somente um por CPF.

Também é possível fazer uma doação que será revertida para a compra de brinquedos, cestas básicas e kits de higiene para à Cruz Vermelha.

Além do tenor, também vão marcar presença a Orquestra do Theatro São Pedro, a Orquestra e Coral da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim - EMESP, o Coral Infantil do Guri e o Coro Canto Livre Davide Carbone, de Fortaleza. Entre os artistas convidados, estão Simone, Paula Lima, Tony Gordon, Ivan Lins e Valentina Lassi.

Andrea Bocelli no Brasil

Além disso, Andrea Bocelli fará shows nos dias 21 e 22 de novembro de 2025, na Mercado Livre Arena Pacaembu. Os concertos terão a participação especial de Sandy. Os ingressos estão à venda pelo site Eventim.