Milagre da multiplicação de peixes pode ter explicação científica, aponta estudo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um estudo científico publicado em outubro na revista Water Resources Research pode explicar cientificamente o que a Bíblia descreve como milagre da multiplicação de peixes e pesca milagrosa, atrelados a Jesus Cristo. O estudo, realizado no lago Kinneret, ou mar da Galileia, em Israel, região onde Jesus viveu e teriam acontecido seus milagres, aponta uma característica das águas capaz de reunir grande quantidade de peixes de forma súbita.

O grupo de cientistas israelenses desenvolveu o estudo para investigar uma morte repentina de milhares de peixes que ocorreu no lago em 2012. Eles decidiram utilizar um modelo tridimensional acoplado na atmosfera do mar da Galileia para detectar possíveis mecanismos da água que explicassem a mortalidade de peixes em períodos distantes entre si - 2012 não foi a única vez que o lago ficou tomado de peixes mortos.

Com o monitoramento, os pesquisadores detectaram que o mar da Galileia possui ondas internas de "amplitude significativa", induzidas por ventos que vêm do oeste. Essas ondas causam ressurgência, quando um movimento horizontal provoca um movimento vertical, trazendo águas profundas para a superfície do lago.

A mistura de águas de diferentes profundidades provoca, em alguns momentos do ano, uma camada superficial de água mais fria e sem oxigênio. Isso afeta as condições para a vida dos peixes e provoca mortes em massa, conforme os cientistas. Por fim, o aparecimento desses peixes mortos pode ocorrer de forma súbita, por conta da movimentação da água, de baixo para cima.

"Se a ressurgência ocorrer logo após o início da estratificação térmica anual, quando a camada mista superficial se estende por uma estreita faixa de profundidade, mas o hipolímnio (camada profunda de um lago) já está anóxico (com baixa oxigenação), existe um potencial para mortes massivas de peixes, pois os peixes não conseguem escapar da água anóxica que invade a superfície", diz o estudo.

"Notavelmente, os eventos atuais de matança de peixes acontecem no mesmo local do lago onde o milagre bíblico dos pães e peixes e presumivelmente a captura milagrosa de peixes ocorreram, dois milênios antes do presente", apontam os pesquisadores. "Isso (o mecanismo da água) pode explicar o aparecimento de um grande número de peixes fáceis de coletar."

Em uma das passagens bíblicas, Jesus Cristo acompanha pescadores que reclamam da falta de peixes no mar da Galileia e, quando os homens já estão sem esperanças, Cristo os pede para jogar a rede ao mar apenas mais uma vez. Então, ao lançarem a rede, os homens inesperadamente se depararam com centenas de peixes.

Uma segunda passagem bíblica conta que, em outra ocasião, Cristo teria conseguido alimentar cerca de cinco mil homens com apenas cinco pães e dois peixes. "Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão", diz o versículo bíblico.

"Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças."

Em outra categoria

Sequência do longa de 2000, O Auto da Compadecida 2 ganhou um novo pôster estampado por Rosinha, personagem de Virginia Cavendish. A imagem, postada nas redes sociais do filme, mostra a personagem, par romântico de Chicó (Selton Mello), retornando a Taperoá.

"Empoderada, Rosinha retornará ao interior da Paraíba dirigindo um caminhão", diz a legenda da foto. Confira aqui.

Cavendish é apenas um dos retornos de O Auto da Compadecida 2. Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Enrique Diaz também voltam como João Grilo, Chicó e Joaquim Brejeiro, respectivamente. Taís Araújo dará vida à Nossa Senhora, substituindo Fernanda Montenegro.

O Auto da Compadecida 2 estreia nos cinemas em 25 de dezembro.

O cantor e compositor Nando Reis comentou em entrevista como o uso de álcool e outras drogas impactou seu processo artístico ao longo dos anos. "O uso de drogas ou a alteração da consciência também quebra algum tipo de rigidez, do ponto de vista da expressão, que pode ser tanto benéfico quanto desastroso", disse o músico ao site Breeza.

Em recuperação há oito anos, o artista de 61 anos está lançando o álbum Uma Estrela Misteriosa Revelará o Segredo, o primeiro que produziu totalmente sóbrio. Em 2023, em um depoimento para a revista Piauí, o cantor revelou seus problemas com o uso abusivo de álcool e cocaína.

"Quando eu digo que é o primeiro disco que eu gravei sóbrio, não estou falando sobre criação. Eu tô falando sobre mudança de hábito, de cuidado e de interrupção de uma rota. Porque, no caso, eu sou alcoólatra, sou dependente químico e essa adicção, como qualquer adicção interferiu muito na minha vida", disse o artista que também contou que o uso das drogas nunca foi determinante para a qualidade da sua produção.

"Eu nunca publiquei nada antes de ter um crivo, um crítico, que eu só consigo ter, e isso foi idêntico a vida inteira, lúcido, sóbrio, então, essa mudança, ou melhor, o período da minha adicção e o comprometimento que a minha adicção teve nas minhas relações pessoais, familiares e profissionais afetou muito uma coisa que estava relacionado ao meu trabalho e a perda de senso crítico nas apresentações, e isso eu acho horrível", continuou o ex-Titãs.

"O estado de embriaguez, de alteração, inviabiliza uma etapa do trabalho muito importante, que chama-se mixagem, no qual eu sempre fui relapso. Na mixagem, há decisões artísticas importantíssimas a serem tomadas, que exigem o mesmo rigor e senso crítico. Só a lucidez é capaz de produzir bons resultados", conta o artista. "Esse disco não teve realmente nenhuma influência (das drogas) nem na composição nem na mixagem", pontua.

Na entrevista, o cantor também foi questionado sobre falas antigas em que dizia "que a sua facilidade em criar o seu mundo interno tinha muito a ver com a relação com as drogas". A isso, o artista disse querer refazer sua frase.

"Acho que o mundo onírico ou fantasioso da criação, que é uma transcendência de um pensamento muito objetivo e onde você dissolve a concretude das coisas e dá a elas múltiplos significados, é uma característica minha que associo muito com a minha infância", respondeu.

Na conversa publicada no jornalístico, o compositor também falou sobre como ele reagiu à relação dos filhos do casal, Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoe e Ismael, com as drogas. "Nunca conversei muito. Sempre soube que todo mundo fuma maconha, quase faz parte do ritual da vida das pessoas. Eu e Vânia, a gente sempre observou o quanto isso tinha um componente temerário, nunca incentivei. Eu acho que era importante, do ponto de vista da educação", disse. "Quando observei em alguns deles, em determinado momento, um uso excessivo, que me parecia criar um torpor, me incomodava. E eu, como tinha já, mesmo sem reconhecer, noção das minhas questões com a adicção, sempre olhei do ponto de vista de alerta", explicou.

"Nunca fui um apologista, e ao mesmo tempo o que eu tinha e percebia em mim era uma patologia, uma doença, eu sabia que o uso, para mim, fazia mal, e eu não conseguia me controlar, e olhava para eles sempre com preocupação. E, mais tarde, com eles mais adultos, sempre conversei: 'olha, você tem que tomar cuidado, porque eu tenho dependência e isso é horrível, é um sofrimento'. E se você tem, não é bom, você perde o poder de decisão e a sua vida entra num rodamoinho. E, ao mesmo tempo, meus filhos sempre me viram sofreram com isso", contou.

A influenciadora Viih Tube voltou a ser internada três dias depois do nascimento de Ravi, seu segundo filho com Eliezer. Em mensagem enviada ao Estadão, a assessoria confirmou a internação. "Viih Tube está na UTI pois precisou de uma transfusão de sangue. Mas se recupera bem, acompanhada pela mãe", diz a comunicação. O motivo que teria levado à necessidade de reposição de sangue não foi informado, no entanto.

O mesmo comunicado diz que Eliezer está cuidando do filho Ravi, "que está muito bem"., O casal anunciou o nascimento do menino na terça-feira, 12. O bebê nasceu na noite do dia anterior, com 3,76 quilos e 49 centímetros. Os influenciadores e ex-BBBs também são pais de Lua, de 1 ano.

A segunda gravidez de Viih Tube foi anunciada em abril. Em maio, o casal revelou o sexo do bebê e o nome escolhido para o caçula.