Fuvest publica edital para o processo seletivo para a USP com nota do Enem

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Começam a partir do meio-dia desta quarta-feira, 27, as inscrições para estudantes entrarem na Universidade de São Paulo (USP) com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo vestibular da universidade, divulgou na terça-feira, 26, o edital, que pode ser conferido no seguinte endereço na internet: https://www.fuvest.br/enem-usp/

Ao todo, são 1.500 vagas nos cursos de graduação da USP, com base nos resultados obtidos no exame nacional realizado em 2024.

"Do total de vagas, 684 vagas serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 512 para estudantes EP e 304 para estudantes PPI", segundo a fundação.

Quem pode participar?

Podem concorrer às vagas os alunos que já concluíram ou que venham a concluir neste ano o ensino médio ou equivalente, bem como os portadores de diploma de curso superior oficial e reconhecido, devidamente registrado, que tenham se submetido às provas do Enem referente ao ano de 2024.

Até quando vão as inscrições?

A taxa de inscrição é de R$ 11,00 devendo ser paga até 20 de dezembro de 2024. As inscrições se encerram ao meio-dia de 20 de dezembro.

De acordo com as normas do edital, ficam isentos os candidatos que obtiveram isenção da inscrição no Concurso Vestibular Fuvest 2025. Também aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A Fuvest lembra que divulgará em seu site todas as informações relacionadas ao processo seletivo, como datas e meios para a inscrição, chamadas para matrícula e lista de espera.

Como fazer a inscrição?

A inscrição é feita pela internet no endereço https://www.fuvest.br/enem-usp/.

Para se registrar, o candidato deve informar:

- Número do CPF e outros dados pessoais;

- Se deseja solicitar isenção da taxa de inscrição;

- Se quer concorrer às vagas de Ações Afirmativas, além das vagas de Ampla Concorrência;

- Sua área de interesse - Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais - e até três cursos dentro da respectiva área de conhecimento.

Em outra categoria

O filme francês Emilia Pérez lidera as indicações para o Oscar 2025, disputando 13 categorias, entre elas a de melhor filme, melhor filme internacional, atriz e atriz coadjuvante.

O épico O Brutalista e o musical Wicked ficam logo atrás de Emilia Pérez, com 10 indicações cada um. Em seguida, com oito, estão a cinebiografia de Bob Dylan, Um Completo Desconhecido, e Conclave, thriller sobre a escolha de um novo papa estrelado por Ralph Fiennes. Duna - Parte 2, Anora e A Substância vêm em seguida, cada um com cinco indicações. Nosferatu vai concorrer em quatro categorias, todas elas técnicas. Assim como Ainda Estou Aqui, Sing Sing e O Robô Selvagem tiveram três indicações. Concorrendo em duas categorias, O Aprendiz, Flow, Nickel Boys e A Verdadeira Dor fecham a lista de principais indicados.

Um dos filmes mais comentados da temporada, Babygirl, estrelado pela atriz Nicole Kidman, ficou de fora da premiação, e Maria Callas, protagonizado por Angelina Jolie, vai concorrer apenas a um prêmio técnico, melhor fotografia, mesma situação de produções como Alien: Romulus e Planeta dos Macacos: O Reinado.

Surpresa

As indicações de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres repercutiram na imprensa internacional. Mesmo tendo previsto que Torres estaria entre as concorrentes a melhor atriz, a revista Variety classificou tanto a indicação da brasileira quanto a vaga do filme de Walter Salles na categoria de melhor filme como surpresas.

"Depois de surpreender com uma vitória de melhor atriz no Globo de Ouro, o ímpeto de Torres só aumentou. À medida que os votantes da Academia se interessaram pelo drama brasileiro, surgiu uma onda de apoio dos fãs nas mídias sociais. Agora, Ainda Estou Aqui é um dos poucos longas-metragens em língua estrangeira a receber uma indicação para o Oscar", escreveram os jornalistas J. Kim Murphy e William Earl.

Já o The New York Times destacou como a conquista de Fernanda Torres no Globo de Ouro pode ter ajudado nas indicações do filme brasileiro. "Será que Ainda Estou Aqui teria desempenho tão bom se Torres não tivesse vencido?", questionou o crítico Kyle Buchanan. Para ele, também a vitória de Demi Moore no Globo de Ouro, na categoria comédia, pode ter sido decisiva para a indicação da atriz americana para o Oscar.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Diogo Almeida e Vilma foram os vencedores da segunda Prova do Líder do BBB 25 nesta quinta-feira, 16. O desafio envolveu um duelo em que os participantes teriam de responder a perguntas sobre caspa. Na dinâmica, os brothers tinham de escolher entre "verdadeiro" ou "falso" sobre certas afirmações. Eles eram desafiados a acertar bolas na opção a certa distância. A dupla vencedora do duelo recebia uma "chuva refrescante". A perdedora, uma "chuva de caspa".

Na segunda fase da prova, os participantes tiveram de girar um volante para bombear um líquido para um frasco. O líquido levantava bolinhas, que tinham de ser capturadas. Em seguida, os brothers tinham de coletar "caspas".

A dupla escolheu Edilberto e Raissa, João Pedro e João Gabriel e Maike e Gabriel para o VIP.

Edilberto e Raissa foram vetados da Prova do Líder por Aline e Vinícius, os primeiros líderes da edição. Pai e filha também chegaram a ser indicados pela dupla ao Paredão, que terminou com Arleane e Marcelo eliminados.

Os novos líderes escolhem três duplas para o Na Mira do Líder nesta sexta-feira, 23. No sábado, 24, o Big Fone tocará pela primeira vez na edição.

O filme Oeste Outra Vez, escrito e dirigido por Erico Rassi, ganhou data de estreia: a produção chega aos cinemas brasileiros no dia 27 de março.

Na mais recente edição do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do Brasil, o drama foi premiado como melhor filme, melhor fotografia e melhor ator coadjuvante para Rodger Rogério.

A história do filme acontece no sertão de Goiás e acompanha Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), dois homens brutos que, após serem abandonados pela mesma mulher, se voltam violentamente um contra o outro.

A narrativa aproveita os elementos de um western para tratar temas como solidão e a dificuldade de homens em lidar com suas fragilidades.

"Despojado, parcimonioso, seco como deserto, ambienta-se no cerrado goiano, onde homens brutos se matam uns aos outros, não por valentia, mas por pura fragilidade. Esta é a novidade. Vinganças, machismo, recurso às armas são vistos (sem retórica verbal) como expressões de fraqueza e não de coragem. Parece uma obra muito local, mas, ao adotar esse ponto de vista, fala para uma parcela grande da população brasileira que se acredita muito valente quando espezinha mulheres e tem um parabelo nas mãos", anotou no Estadão o crítico Luiz Zanin Oricchio após a exibição do filme no Festival de Gramado.

"A morte e a violência vicejam por todo lado, num mundo ocupado por brutos tristes, que precisam dançar entre si numa patética comemoração num boteco caindo aos pedaços, ao som de música brega. É de morrer de tristeza. E, no entanto, o filme é uma epifania. E se, entre tantas qualidades estéticas (fotografia e montagem primorosas) não é sobretudo uma denúncia radical do machismo, eu não sei o que possa ser. Bom demais", completou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.