Vacina para covid passa a ser de rotina para gestante e idoso

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Ministério da Saúde atualizou a estratégia de vacinação contra a covid-19 no Brasil. As principais novidades são a inclusão do imunizante no Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e idosos; o início da oferta de um novo tipo de vacina, da empresa Zalika Farmacêutica, no Programa Nacional de Imunizações (PNI); e o esquema vacinal para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade com três doses da vacina da Pfizer. As novas orientações foram enviadas para as Secretarias de Saúde de todos os Estados.

Na prática, significa que, agora, gestantes e idosos passam a estar contemplados na vacinação de rotina. Antes, esses públicos faziam parte do grupo especial para a imunização, que recebe dose periódica. A orientação é de que as grávidas devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação. Já as pessoas com 60 anos ou mais receberão uma dose a cada seis meses. Já faziam parte do calendário nacional as crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos. Os demais grupos prioritários seguem o programa especial. Nesses casos, a vacinação deve ser oferecida a cada seis meses a imunocomprometidos e a cada ano para os demais

Para pessoas com comorbidades, não é necessária a prescrição médica ou um relatório médico detalhando a patologia e solicitando a vacinação, que pode ser mediante a apresentação de qualquer documento que demonstre ou traga informações sobre a patologia: receita médica com medicamentos específicos aos agravos (ex.: hipoglicemiantes orais, anti-hipertensivos etc), documento de marcação de consulta, qualquer atestado ou laudo médico, resultados de exames, entre outros.

Mais um imunizante

Outra novidade é que a vacina da Zalika Farmacêutica, chamada de Serum, passou a ser distribuída no Brasil vez neste mês. Ela será utilizada para pessoas com 12 anos ou mais, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o ministério, o imunizante demonstrou segurança e alta eficácia contra casos sintomáticos de covid-19 em adultos e tem vantagens logísticas, como alto prazo de validade e facilidade de transporte e armazenamento.

Já para as crianças com menos de 12 anos, ficou definido que será distribuída a vacina de RNA mensageiro da Pfizer. As que iniciarem o esquema com essa vacina deverão receber três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda; e de oito semanas entre a segunda e a terceira. As crianças que iniciaram o esquema com a vacina da Moderna devem concluir o esquema de duas doses com esse mesmo imunizante, com intervalo de quatro semanas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Recentemente, Jorge e Mateus anunciaram que farão uma pausa na carreira e em seus shows. Em entrevista ao programa Viver Sertanejo deste domingo, 19, a dupla explicou os motivos da decisão.

Jorge abordou o assunto: "Nesse próximo ano [2026], [a dupla] Jorge e Mateus vai completar 21 anos. Um ano sabático. Não vai chegar a ser 'um ano', acho que a gente não consegue ficar tanto tempo, mas é um descanso. Uma hora de pensar nas novas diretrizes, os caminhos que a gente deve percorrer pelos próximos 20 [anos]."

O cantor destacou que o fato de se afastar dos shows não deve impedi-lo de trabalhar em novas canções: "Colocar a cabeça no lugar. Compor. Produzir música. Dar uma curtida na molecada. Poder viajar com eles quando estão de férias..."

Mateus emendou a resposta ao falar sobre os filhos: "Participar do dia a dia na escola. São as pequenas coisas às quais a gente quer se apegar um pouco. Esse lance de: 'Ah, mas você vai viajar de novo?'. Como você responde isso para uma criança que quer ter o pai ao lado, buscando na escola, participando? Isso pesa para a gente."

"Ao mesmo tempo, a gente vai descansar um pouco a cabeça e trabalhar de forma mais tranquila nas próximas músicas. Tentar ficar mais potente novamente, porque a estrada te cansa bastante. As coisas vão ficando iguais e rotineiras", concluiu.

Lucas Lima completou 43 anos e comemorou o aniversário ao lado de amigos em um bar. Na tarde deste domingo, 19, o músico compartilhou alguns dos registros da festa em seu Instagram, incluindo a presença da cantora Sandy, sua ex-mulher, e do atual namorado dela, o médico Pedro Andrade.

"Um caminhão de gente e de amor em plena segunda-feira. Eu ouvi várias vezes durante a noite: 'Como tu atrai gente legal!'. Pensa num elogio... Festinha para coroar o melhor aniversário do melhor ano da minha vida. Só perde pro ano que vem", escreveu Lima.

Sandy e Lucas Lima foram casados durante cerca de 15 anos e anunciaram o divórcio em setembro de 2023.

O ex-casal mantém uma boa relação e a parceria na criação do filho, Theo, de 11 anos.

Desde o fim de 2024, rumores de que a cantora teria engatado um novo relacionamento com Pedro Andrade surgiram, mas ela confirmou o fato só meses depois, já neste ano.

Os cantores Ana Castela e Zé Felipe se beijaram no palco do programa Domingo Legal, do SBT, exibido neste domingo, 19. Apesar da demonstração de afeto, os dois evitaram oficializar o relacionamento como um namoro.

"Estamos sempre juntos", disse Zé em determinado momento.

O apresentador Celso Portiolli, então, perguntou: "Vocês são amigos, então, é isso?"

"A gente está se conhecendo", respondeu Ana, o que causou gritos de "Beija! Beija! Beija!" da plateia.

Após um pouco mais de conversa, Portiolli perguntou: "Não sai um... [gesticula e faz barulho de beijo]". Diante do pedido, o casal se beijou em frente às câmeras e foi aplaudido pela plateia.

O programa já havia sido gravado, e no dia 13 de outubro o próprio SBT divulgou uma foto do momento.

Zé Felipe chamou atenção ao anunciar o fim de seu casamento com a influenciadora Virgínia Fonseca no dia 28 de maio.

A união havia sido oficializada em março de 2021.

Já Ana Castela terminou um namoro de dois anos com Gustavo Mioto em dezembro de 2024.