Faculdade de Direito da USP afasta temporariamente professor suspeito de assediar alunos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) anunciou nesta sexta-feira, 13, o afastamento cautelar por 60 dias do professor Alysson Leandro Barbate Mascaro. O docente é suspeito de assediar alunos. A determinação consta em portaria assinada pelo diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Celso Fernandes Campilongo, e foi publicada no site da Faculdade.

No documento, o diretor afirma que "há fortes indícios de materialidade dos fatos e que estes envolvem possível enquadramento típico de assédio sexual vertical".

A defesa do docente rebate as acusações e alega que "aguarda o desfecho da investigação para que os fatos sejam devidamente esclarecidos." De acordo com seus advogados, "perfis fakes de Instagram são criados para propagar calúnias, inverdades e estimular intrigas" (leia mais abaixo).

A Faculdade já apurava internamente as denúncias. De acordo com a portaria, o afastamento foi determinado para "o bom andamento das investigações" - e até o término delas.

O texto ainda aponta que "os atos eram cometidos em virtude da relação de poder, influência e autoridade que o cargo concede(ia) ao investigado, o que culmina em potencial prejuízo na colheita de provas que majoritariamente envolve seus antigos e atuais alunos."

O procedimento contra Mascaro foi instaurado no mês passado após solicitação do Centro Acadêmico XI de Agosto. A representação dos alunos cita reportagem publicada pelo site The Intercept com denúncia de supostos abusos contra dez alunos da faculdade cometidos por Mascaro entre 2006 e 2024.

Durante o prazo do afastamento cautelar, o professor Mascaro não poderá comparecer a aulas, reuniões e bancas nem frequentar os espaços físicos e virtuais em que atua como docente. Ele não poderá contatar os denunciantes e as testemunhas nem interferir nos trabalhos de investigação.

A justificativa para o afastamento cita ainda a aplicação de medidas cautelares do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado "desde a análise preliminar da notícia de irregularidade, quando envolver caso de assédio sexual"

Em nota, os advogados do professor declararam que "as acusações não possuem materialidade". "Todos os supostos relatos (anônimos) contra o professor surgem em um contexto no qual diversos perfis fakes de Instagram são criados para propagar calúnias, inverdades e estimular intrigas entre Mascaro e pessoas do ambiente acadêmico. Tal circunstância é de conhecimento da Polícia Civil desde 20 de novembro de 2024, ocasião em que foi registrado um boletim de ocorrência e, em seguida, protocolada uma representação criminal para apuração do crime de perseguição (art. 147-A do Código Penal) contra Mascaro", diz o texto.

Mascaro é professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na graduação e na pós-graduação. É livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito e autor de livros como Crise e Golpe e Estado e Forma Política (Boitempo Editorial), Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito (GEN-Atlas).

Em outra categoria

A atriz Maisa Silva foi uma das madrinhas do terceiro casamento entre os atores Larissa Manoela e André Luiz Frambach. O evento, que ocorreu nesta terça-feira, 17, foi compartilhado pela artista em suas redes sociais. Maisa entrou na cerimônia ao lado do ator Jean Paulo Campos, com quem contracenou na novela infantil Carrossel.

"Mais linda do mundo. Ainda encontrando palavras para descrever a emoção que foi ver você entrando nesse altar. Ser sua madrinha foi um dos presentes mais especiais em todos esses anos de amizade. Te amo! Que seu final feliz seja assim… Cheio de amor", escreveu a atriz no seu perfil do Instagram.

É a terceira vez que o casal de atores se casa. Eles, que celebraram o primeiro casamento no final de 2023 em uma cerimônia mais intimista, renovaram os votos em novembro deste ano, em uma viagem para a Tailândia. Dessa vez, eles reuniram amigos e familiares em um casamento tradicional, com direito a troca de vestido, padrinhos e decoração floral.

Maisa também compartilhou o seu look para o evento: um belo vestido rosa e um colar prateado com uma pedra lilás. No seu Instagram, a atriz mostrou alguns bastidores da festa e o momento em que ela e Paulo Campos entram na cerimônia.

Larissa Manoela e os dois padrinhos atuaram juntos durante a infância na novela do SBT, Carrossel. O folhetim foi um sucesso no Brasil, catapultando os três ao estrelato. Atualmente, os três são contratados da Globo.

A influenciadora Fernanda Britto morreu na manhã desta quarta-feira, 18. A morte foi confirmada pela Casa de Saúde São José, onde a especialista em etiqueta estava internada desde o último dia 4, em um quadro neurológico grave. Fernanda era carioca e tinha 64 anos.

Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, a influenciadora falava de regras de etiqueta de forma leve e com humor. Com mais de 30 anos de experiência na área de protocolo e etiqueta, Fernanda oferecia ainda cursos e mentoria de elegância.

Fernanda passou mal no dia 21 de novembro, quando estava em um evento em Curitiba. Ao receber o diagnóstico de AVC, a influenciadora ficou internada na capital paranaense, acompanhada de sua irmã, Martha, e depois transferida, via UTI aérea, para o Rio de Janeiro, onde morreu na manhã desta quarta.

Céline Dion postou uma homenagem ao marido, René Angélil, em suas redes sociais, na terça-feira, 17, dia em que completariam 30 anos de casamento. Angélil morreu em 2016, em decorrência de um câncer na garganta.

Na legenda, a cantora escreveu: "Você ainda preenche nossos corações todos os dias. Você é tudo para nós. Nós sentimos muito sua falta. Feliz 30º aniversário, meu amor!".

Ela completou a postagem com a assinatura de seus três filhos, René-Charles e os gêmeos Eddy e Nelson.

René Angélil foi um empresário canadense do ramo musical, conhecido por alavancar a carreira de Céline. Recebeu o diagnóstico de câncer na garganta em 1998, mas entrou em remissão (quando a doença não pode ser detectada em nenhum exame) até 2014. A cantora saiu dos palcos na época para se dedicar ao marido.

Ele morreu em 14 de janeiro de 2016, aos 73 anos. Além dos três filhos que possui com Céline, René também é pai de Patrick, Jean-Pierre e Anne-Marie, frutos de seu primeiro casamento.