Polícia Militar do Rio de Janeiro passa a usar novo uniforme

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Polícia Militar do Rio de Janeiro começou a trocar o uniforme oficial da sua tropa nesta segunda-feira, 16. O objetivo da mudança, segundo a corporação, é padronizar os uniformes com outras forças militares e proporcionar maior conforto térmico e flexibilidade aos agentes, já que as novas roupas são mais largas, possuem tecidos mais leves e proteção solar. O boné dos agendes será substituído por boina, como é na Polícia Militar de São Paulo.

A nova farda já começou a ser utilizada pelos soldados e cabos e deve alcançar outras patentes gradualmente - o primeiro lote tem 8,5 mil novas fardas, segundo a PM-RJ, e agora serão pedidos mais uniformes. O design foi desenvolvido inspirado nas farda das tropas do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e das Forças Armadas. O tradicional azul marinho foi resgatado.

De acordo com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, em nota divulgada pela PM-RJ, as novas roupas vão assegurar "unidade visual da instituição, pois não haverá diferença de tonalidades". "A padronização de tonalidade é quesito imprescindível para assegurar a unidade visual da Corporação junto à sociedade", afirmou a PM-RJ.

A instituição afirma também que os novos uniformes dos agentes foram criados com um tecido com tecnologias que garantem proteção a raios ultravioleta (UV), repelência a água e óleo e resistência contra desbotamento. E, em vez de boné, os policiais militares passarão a utilizar boinas.

"De acordo com estudo técnico, as boinas proporcionam um campo visual maior, especialmente para os policiais em missões de patrulhamento", diz a corporação. "Os gorros (bonés) permanecerão sendo utilizados apenas pelas unidades que adotaram a cor branca como tradição - Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios)."

Até o término do processo de aquisição de novas remessas de fardas para toda a tropa, os dois uniformes - o atual e o novo - serão utilizados por policiais, nas ruas e internamente nas unidades de polícia. Não há data para que todo o efetivo esteja com as roupas novas.

Em outra categoria

A atriz Fernanda Torres foi entrevistada pelo Los Angeles Times nesta terça-feira, 17, sobre sua atuação como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, novo filme de Walter Salles. O longa, que se tornou a maior bilheteria pós-pandêmica do Brasil, vem sendo indicado a inúmeras premiações internacionais e deve ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

"Foi maravilhoso descobrir o poder da restrição", revelou a brasileira ao jornal norte-americano. "Normalmente, como atriz, você quer mostrar o quão bem pode chorar, gritar ou ser engraçada. Mas essa personagem não gosta de se exibir. Ela esconde o que sente", afirmou a atriz.

No longa, Fernanda Torres interpreta a mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva. A trama, baseada no livro homônimo, conta a história real de como a família Paiva lidou com o desaparecimento do pai, Rubens Paiva, durante a Ditadura Militar. Ao longo do filme, Eunice tem de se manter firme perante as incertezas do seu futuro e dos seus filhos.

"Imagine que seu marido foi torturado, morto, cortado em pedaços ou jogado no oceano. E você não tem permissão para sentar, chorar ou sentir autopiedade. Ela tinha filhos e decidiu não contar a eles o que aconteceu. Como você pode dizer isso para uma criança? Ela queria salvar a inocência deles, a fé na humanidade."

Nos últimos meses, a artista brasileira vem participando de uma longa campanha para ser indicada ao prêmio de Melhor Atriz Principal. A atuação vem sendo bastante elogiada pela crítica ao redor do mundo e as chances de Fernanda são consideradas realistas pela imprensa especializada.

"Ela sempre era gentil e tinha um sorriso no rosto, mas, ao mesmo tempo, era tão inteligente, racional, persuasiva, muito feminina, mas poderosa. E essa mistura de feminilidade, delicadeza e força era algo que eu estava tentando alcançar", disse a brasileira. "Suportar algo com o qual é impossível lidar, seguir em frente, sorrir, lutar, não se quebrar - isso criou dentro de mim um fogo tão poderoso, algo que eu nunca experimentei antes", finalizou a atriz.

A última roça de A Fazenda 16 foi montada na noite da última segunda-feira, 16, e conta com os seis peões restantes do programa. Gui, Juninho, Nessa, Sacha, Sidney e Yuri disputam as quatro vagas na final do programa.

"Esse roçado agora vai definir os quatro finalistas da temporada", informou a apresentadora Adriane Galisteu. Os dois participantes menos votados serão eliminados na noite desta terça-feira, 17. "Esse é o momento mais importante de todos. Agora, se agarrem na fé e na sorte! No brilho e na história de vocês dentro da F16!"

No último programa, Gilsão foi eliminado com apenas 8,89% dos votos. O peão, que enfrentou sua primeira roça no reality, foi preterido por Gui Vieira, Juninho Bill e Vanessa Carvalho. Agora, A Fazenda entra em sua reta final.

Após a última roça da temporada, a atração da Record faz uma festa final que contará com o retorno de todos os peões da edição. O evento, que ocorre nesta quarta-feira, 18, será transmitido ao vivo durante o programa. Na quinta-feira, 19, a grande final acontece, com os quatro finalistas disputando os R$ 2 milhões de prêmio.

A decisão sequer foi formada, mas já há um claro favorito: Sacha Bali. O ator acumulou desafetos e polêmicas ao longo da temporada, mas tem uma grande torcida e deve se sagrar campeão de A Fazenda em 2024.

A atriz Ana Beatriz Nogueira deixou o elenco de Mania de Você, atual novela das 9 da Globo, para cuidar da própria saúde. Em seu perfil no Instagram, a artista confirmou sua saída e desejou sucesso aos seus colegas que continuam na obra. "Mando um abraço bem apertado para nosso lindo público e para meus amigos de cena e bastidores", escreveu a atriz na noite desta segunda-feira, 16.

"As altas temperaturas me pegaram de surpresa nas esquinas de nossa cidade cenográfica. Vou ali, nas águas geladas e nas temperaturas mais amenas, me cuidar e assistir meus companheiros que seguem até o final da novela. Toda felicidade e fé cênica!", finalizou.

Em 2014, Ana Beatriz foi diagnosticada com esclerose múltipla. A doença faz com que o sistema imunológico ataque as células do próprio corpo. Os sintomas variam a depender da área afetada, mas a falta de coordenação, as crises de dor, a fadiga e as alterações de humor são comuns na maior parte dos pacientes. Em 2022, Ana Beatriz passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no pulmão.

A atriz já concluiu a gravação de suas últimas cenas na obra e o desfecho de Moema, sua personagem, deve ser exibido nas próximas semanas. A trama da novela, que vai mal de audiência, terá uma passagem de tempo de um ano no mês de dezembro. Com isso, a conclusão do arco narrativo da tia de Iberê e Rudá deverá ser apresentado ao público nesse período.

O folhetim soma 21,4 pontos de média na Grande São Paulo, tornando Mania de Você a novela das nove com a pior audiência na história da Globo. Anteriormente, esse posto pertencia a Um Lugar ao Sol, que marcou média de 22 pontos ao longo de 2021.