Fazenda: CMN aprova ajuste de condições de financiamento com recursos do Fundo do Clima

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira, 19, novas condições de financiamento com recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Há linhas que tiveram as taxas de juro reduzidas e outras, aumentadas. Segundo o Ministério da Fazenda, a atualização visa alinhar as condições financeiras dos financiamentos do Fundo do Clima ao cenário macroeconômico.

As taxas de juros a título de remuneração do Fundo sairão de 6,15% para 6,50% para os financiamentos destinados a desenvolvimento urbano resiliente e sustentável, indústria verde, logística de transporte, transporte público e mobilidade verdes e serviços e inovações verdes.

Nos financiamentos de transição energética tiveram alterações para energia solar e eólica. Para projetos de geração de energia eólica, as taxas passaram de 8% para 6,5% ao ano e o prazo de reembolso é estendido de 16 para 24 anos. O ajuste visa adequar as condições de financiamento às características dos projetos no setor, que possuem um prazo de retorno mais longo, disse a Fazenda.

Já em relação à geração de energia solar, "que mostrou necessitar de menos incentivo para manter a atratividade dos financiamentos", foi aprovado um aumento da taxa de 8% para 9,5% ao ano.

"As alterações nas condições financeiras para os financiamentos de transição energética buscam incentivar investimentos que permitam manter a diversificação e a segurança da matriz energética brasileira, ao mesmo tempo em que mantêm a competitividade dos financiamentos e a sustentabilidade dos recursos do Fundo Clima", afirmou a pasta.

Em outra categoria

O Big Brother Brasil 25 começará em janeiro, mas o apresentador Tadeu Schmidt já soltou algumas das novidades da próxima edição, em vídeo postado nas redes sociais na quinta-feira, 19. Entre os spoilers, ele explicou que alguns convidados especiais de outras edições vão fazer parte do "esquenta", na edição comemorativa de 2025.

Além disso, segundo ele, um dos quartos terá uma temática "de época" e duplas enfrentarão um novo tipo de dinâmica durante o começo do programa. Ele brincou com não poder contar nada, e disse que o quarto do líder terá um novo espaço: "Jamais eu comentaria que ele [espaço do líder] vai ter um sofazinho, uma poltroninha só dele, por exemplo".

Alguns dos convidados já foram anunciados, como Gil do Vigor e Ceci Ribeiro, que estarão no Bate-Papo BBB. Beatriz Reis e Thiago Oliveira apresentarão os flashes da programação.

A próxima edição não contará com a direção de Boninho, que esteve na Globo por 40 anos, mas se aposentou em 2024. Rodrigo Dourado é quem comandará o BBB 25, pela primeira vez, apesar de já atuar na produção e direção do programa há 20 anos.

A nova edição do Big Brother Brasil estreia na Globo no dia 13 de janeiro de 2025.

Morreu na manhã desta quinta-feira, 19, Messias Antonio Coelho, fundador do Sebo do Messias, tradicional ponto de compra e venda de livros usados no centro de São Paulo. Messias faria 84 anos no próximo dia 2 de janeiro e morreu de insuficiência cardíaca.

A morte foi confirmada por Cleber Aquino, funcionário do Sebo do Messias há mais de 22 anos. O sepultamento será nesta sexta-feira, 20, às 13h, no Cemitério Congonhas (Rua Min. Álvaro de Sousa Lima, 101 - Jardim Marajoara São Paulo/SP).

Mineiro, Messias chegou em São Paulo em 1964, aos 23 anos. Começou a vida na capital paulista como ajudante de garçom. Foi o sogro quem o incentivou a vender livros. Primeiro de porta em porta. Quando um dos seus clientes morreu, ele viu a oportunidade de comprar a sua biblioteca com 5 mil itens. Nascia aí o Sebo do Messias, fundado em 1969.

Hoje, a loja tem mais de 3 milhões de itens, incluindo raridades e os livros que estavam no estoque da Saraiva, que teve a sua falência decretada em 2023. As duas filhas do livreiro seguirão tocando o negócio.

Apesar da morte do seu fundador, o Sebo do Messias está de portas abertas nesta sexta-feira. "Estou com a porta aberta a pedido dele, que para mim, foi como um segundo pai. O conforto é que vivemos bem, somos todos muito unidos... e sempre seremos. O nome dele perpetuará por décadas, e isso iremos garantir", disse Cleber Aquino, emocionado.

O músico Francisco Gil, filho da cantora Preta Gil, atualizou o estado de saúde da mãe após uma cirurgia para retirada de tumores nesta quinta-feira, 19. O procedimento tinha duração prevista de 18 horas. Na manhã desta sexta, 20, Francisco publicou uma foto em que apareceu de mãos dadas com a cantora.

O músico afirmou que "está tudo bem" com Preta. "Tudo em paz por aqui", escreveu ele. Francisco agradeceu por "toda a energia positiva" das pessoas que torcem pela recuperação da mãe.

"Ela é uma guerreira e passou por mais essa. Seguimos fortes. Muito amor. Axé", disse. Malu Barbosa, amiga da cantora, também informou que a cirurgia foi finalizada com sucesso.

Francisco também havia aparecido no hospital ao lado da mãe em uma foto publicada pela cantora antes do procedimento cirúrgico. "Meu filhote está aqui comigo, cuidando da mãezinha dele, te amo", escreveu a artista.

A cirurgia foi realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Inicialmente, o procedimento seria realizado no domingo, 15, mas foi adiado.

Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Em agosto de 2024, porém, a artista informou que o câncer havia voltado e foi detectado em dois linfonodos, no peritônio - membrana na cavidade abdominal que envolve órgãos como estômago e intestino - e no ureter.