Frente fria traz chuva em SP com possibilidade de alagamentos; veja previsão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A aproximação de uma frente fria no decorrer da tarde desta sexta-feira, 20, deve provocar pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, segundo a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Durante a manhã, porém, a previsão é de sol e tempo abafado. Os termômetros oscilam entre a mínima de 21°C na madrugada e a máxima de 27°C no início da tarde.

Por conta da chuva, o CGE alerta para o potencial de alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos na capital.

Já no sábado, 21, a frente fria ao largo do litoral paulista deve deixar o tempo instável, com nebulosidade e precipitações de intensidade moderada a forte durante a tarde. Há potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco, alerta o CGE. A temperatura mínima é de 20°C e a máxima de 25°C.

Dezembro acumulou, até o momento, 55,4mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 30,3% dos 182,9mm esperados para o mês.

Em outra categoria

Nesta semana, a atriz australiana Cate Blanchett visitou cidades afetadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano. Ela veio ao Brasil em uma missão da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da qual é embaixadora.

"Todos os refugiados que conheci no Brasil experimentaram o duplo, às vezes, triplo, horror de serem forçados a se deslocar, não uma ou duas, mas três vezes - cada vez perdendo tudo que tinham e tendo de reconstruir suas vidas do zero. Cada vez com mais frequência, esse deslocamento é causado por eventos climáticos extremos", declarou durante a visita.

Em Porto Alegre, a atriz visitou o Sarandi, um dos bairros mais afetados pelas cheias de maio. Lá, ela conheceu Johanna, uma mãe-solo refugiada da Venezuela. "Com os três filhos pequenos, ela perdeu o emprego e a casa nas enchentes de maio e ficou sem comida ou energia por dias a fio. Ela me disse: 'Meus filhos ainda estão muito traumatizados. Quando choveu ontem, eles se esconderam embaixo da mesa da cozinha. Preciso estar preparada para quando houver outra enchente. Preciso reconstruir com tijolos desta vez'", relatou Cate.

Confira aqui

Cate Blanchett esteve com o governador Eduardo Leite que destacou a "tremenda empatia" da atriz com as pessoas que foram afetadas pela enchente. "Tive o privilégio de conversar longamente com ela em um jantar no Palácio Piratini e testemunhar uma simpatia surpreendente. Foi marcante e encantadora a presença dela", disse o político no seu perfil no Instagram.

Além de Porto Alegre, Cate visitou as cidades de Taquari e Cruzeiro do Sul. Ela esteve no País entre a última segunda, 16, e a quarta-feira, 18.

De acordo com a Defesa Civil, dos 497 municípios gaúchos, 472 foram atingidos pelas enchentes do primeiro semestre, afetando mais de 2,3 milhões de pessoas.

Famosos marcaram presença na O2 Arena, em Londres, durante a apresentação do cantor Paul McCartney na capital inglesa nesta quinta-feira, 19. O evento marcou o encerramento da turnê Got Back, que passou pelo Brasil em outubro e também em dezembro de 2023.

Antes do concerto, fotos tiradas por fãs e compartilhadas nas redes sociais flagraram os atores George Clooney (Onze Homens e Um Segredo, Gravidade) e Martin Freeman (O Hobbit, Fargo) na plateia, enquanto Ringo Starr, ex-colega de Paul nos Beatles, e o guitarrista Ron Wood, dos Rolling Stones, foram convidados ilustres no palco.

Confira aqui

Ronnie Wood subiu ao palco para tocar em Get Back, clássico dos Beatles. Durante a execução dessa faixa, Paul usou pela primeira vez seu contrabaixo Hofner que havia sido roubado nos anos 1960 e foi encontrado mais de 50 anos depois.

Confira aqui

Já o lendário baterista do quarteto de Liverpool, aos 84 anos, foi chamado para tocar nos temas Sgt. Pepper's (Reprise) e Helter Skelter.

Confira aqui

Três residentes do Retiro dos Artistas emprestam suas vozes para narrar contos natalinos reunidos em um audiolivro que está sendo distribuído gratuitamente. O projeto inédito reúne três textos de Mário de Andrade, escritos entre 1914 e 1942: Briga das Pastoras, Conto de Natal e Peru de Natal.

Uma das narradoras do audiolivro Contos de Natal é a atriz Claire Digonn, que acumula trabalhos nas TVs Globo e Record. Ela narrou o conto O Peru de Natal. Na trama, um jovem convence a sua família enlutada a fazer uma ceia. O peru que serviria de alimento logo entra em disputa com a memória de um pai cruel.

Já a produtora musical Rita Maia, parceira de trabalho com nomes como Tim Maia e Cássia Eller, narra Briga das Pastoras, que retrata um pesquisador do folclore em visita ao Nordeste. Lá, ele assiste à encenação de um pastoril e termina aos tapas, na casa de uma mulher misteriosa.

O radialista e locutor Vini Aguiar empresta a sua voz para narrar Conto de Natal. Na história de Mário de Andrade, um estrangeiro vaga por São Paulo em uma noite de Natal na década de 1910.

Desde agosto, o centro cultural do Retiro dos Artistas é uma das unidades do Sesc RJ e oferece uma programação regular que é aproveitada pelos residentes e por outras pessoas interessadas. O projeto nasceu neste contexto e logo recebeu apoio da editora Supersônica, responsável pela produção do título.

O audiolivro está disponível gratuitamente pelo Spotify e por plataformas como Google Play Audio, Storytel BR, Skeelo, Kobo, Apple Books, Martins Fontes Paulista, Disal Distribuidora e Wook.