RG de pet: governo inicia em janeiro cadastro nacional de cães e gatos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cães e gatos domésticos de todo o Brasil poderão ter uma carteira de identidade a partir de janeiro de 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que cria o Cadastro Nacional de Animais Domésticos.

O RG dos pets vai ajudar no controle de doenças e no combate aos maus-tratos. Pode ainda evitar abandonados e facilitar a localização de animais desaparecidos.

A nova ferramenta vai atribuir um número de identidade único e intransferível para cães e gatos válido em todo o território nacional. O sistema está em fase final de testes. O registro, gratuito, será feito pela plataforma Gov.br., através da internet.

Para isso, o tutor deverá fornecer informações pessoais, como nome, RG, CPF e endereço, além de dados sobre o pet, como raça, idade, histórico de doenças e vacinas. O responsável ficará sujeito a sanções que ainda serão definidas em caso de prestar informações errôneas.

Para isso, o tutor deverá fornecer informações pessoais, como nome, RG, CPF e endereço, além de dados sobre o pet, como raça, idade, histórico de doenças e vacinas. O responsável ficará sujeito a sanções que ainda serão definidas em caso de prestar informações errôneas.

A plataforma emitirá uma carteirinha digital com a foto do animal e um QR Code, que poderá ser impresso e preso à coleira do pet. "Um avanço importante no combate aos maus-tratos e ao abandono dos animais, e também para o controle de zoonoses", disse o presidente em seu perfil no X. Lula e a primeira-dama Janja da Silva são tutores de três cachorrinhas.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, responsável pela criação do cadastro, a adesão será obrigatória apenas para quem usa recursos federais para atividades como castração e chipagem. Nos demais casos, será voluntária, mas haverá campanhas de incentivo à adesão. Não haverá qualquer tipo de cobrança de taxa ou imposto sobre a posse do pet.

De início não será obrigatório colocar chip no animal, mas essa informação deve ser incluída no cadastro caso o pet tenha chip. Os tutores deverão ainda atualizar as informações sempre que houver mudanças, como venda, doação ou morte do animal. O cadastro não será aplicável a animais de produção agropecuária.

Segundo a lei, que ainda deverá ser regulamentada, a União deverá compartilhar os dados com os Estados e os municípios, já que os pets serão cadastrados nas cidades em que vivem com seus tutores.

De acordo com levantamento feito pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a partir da pesquisa 'Radar Pet 2020', naquele ano, no Brasil, havia mais de 37 milhões de domicílios com algum pet, podendo ser cães ou gatos.

São Paulo já usa documento

Em São Paulo, capital, o Registro Geral Animal (RGA) é obrigatório por lei a todos os cães e gatos com mais de 3 meses de idade. O tutor do animal recebe uma carteira digital timbrada e numerada com seus próprios dados e do animal. Faz parte do documento uma plaqueta de identificação com o número do RGA, que deverá ser fixada à coleira do animal.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde quando o serviço foi criado, em 2001, já foram registrados cerca de 2 milhões de animais (entre cães e gatos) na capital.

Em outra categoria

O ator Marcos Oliveira, conhecido por interpretar Beiçola em A Grande Família, será o novo morador do Retiro dos Artistas. Nos últimos anos, o artista vem enfrentando inúmeras dificuldades financeiras, e recebeu uma ordem de despejo do seu antigo apartamento em 2024.

O ator se mudará para a instituição nas próximas semanas e morará em uma nova casa, construída a partir de doações da atriz Marieta Severo, com quem Oliveira contracenou no seriado brasileiro ao longo de mais de uma década.

Nos últimos meses, a intérprete de Dona Nenê doou três casas para o Retiro dos Artistas. As residências têm o formato estúdio e são resultado de uma reforma feita em um imóvel já existente.

Atualmente, o produtor cultural e artístico Adonis Karan e os músicos Luis Felipe e Pedro Paulo Castro Neves moram nos locais construídos. Agora, Marieta doou mais duas casas para a instituição. Uma delas será destinada a Marcos Oliveira.

Em 2023, o ator chegou a cogitar uma mudança para o retiro, mas desistiu após receber uma doação de R$ 50 mil da advogada e influenciadora digital, Deolane Bezerra. Desta vez, no entanto, a equipe da instituição dá a mudança como certa.

Gracyanne retornou para o BBB 25 na tarde desta quinta-feira, 6, após dois dias no Quarto Secreto. Ela trouxe a dinâmica do Freeze para a casa, em que os brothers deveriam ficar congelados e não expressar reações com sua volta, ou cairiam no Tá Com Nada.

Veja quem se mexeu e as reações da casa com a volta de Gracyanne:

- Um dos gêmeos, João Pedro, se mexeu e deixou todos no castigo do Tá Com Nada.

- Camilla também se mexeu durante a entrada da sister e avisou os brothers da área externa sobre a penalidade.

- Além dela, Mateus e Vinícius abraçaram e comemoraram a volta da participante.

"Que felicidade estar de volta", afirmou Gracyanne, emocionada. Ela ganhou proteções extras, retornando à casa imune, além de ser a única pessoa no Vip, pois o Freeze foi "descumprido".

A nova temporada da Batalha do Lip Sync promete começar em grande estilo no Domingão com Huck. Neste domingo, 9, o quadro retorna com um duelo inusitado entre dois apresentadores conhecidos do público: Rodrigo Faro e Luciana Gimenez.

No desafio, os participantes dublam grandes sucessos da música e precisam incorporar o personagem para conquistar a vitória. Faro já mostrou confiança na publicação da divulgação do duelo e comentou: "Me sinto pronto".

O quadro, que já reuniu duplas inesperadas no passado - como João Guilherme Silva e João Augusto Liberato, filhos de Faustão e Gugu, em 2023 -, segue apostando em confrontos de alto nível.

A participação de Faro e Gimenez reforça a tradição da Globo de convidar nomes de outras emissoras para suas atrações. Em programas anteriores, Patrícia Abravanel, Sonia Abrão e Ticiane Pinheiro também participaram de outros quadros do programa.