Lua é incluída pela primeira vez em lista de locais que enfrentam desafios de preservação

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pela primeira vez, a Lua foi incluída em uma lista de locais ameaçados pela ação humana. A listagem, divulgada a cada dois anos pela organização World Monuments Fund (WMF), inclui 25 lugares que enfrentam desafios para sua preservação. No caso da Lua, a organização destacou que a exploração lunar tem se acelerado sem o devido cuidado pela preservação da história do satélite natural.

A presidente da WMF, Bénédicte de Montlaur, afirmou que há uma "necessidade urgente" de preservar objetos emblemáticos do legado da exploração lunar, como a câmera que capturou o primeiro pouso na Lua e um disco memorial deixado pelos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Esse disco contém mensagens de líderes de 73 países e foi deixado na Lua durante a missão Apollo 11.

"Pela primeira vez, a Lua é incluída na vigilância para refletir a necessidade urgente de reconhecer e preservar os artefatos que testemunham os primeiros passos da humanidade além da Terra - um momento definidor em nossa história compartilhada," declarou de Montlaur.

"A inclusão da Lua enfatiza a necessidade universal de estratégias proativas e cooperativas para proteger o patrimônio - seja na Terra ou além - que refletem e salvaguardam nossa narrativa coletiva", completou.

De acordo com a WMF, existem 90 sítios históricos na Lua, incluindo o local de pouso da Apollo 11, a Base da Tranquilidade. No lugar onde astronautas pisaram na Lua pela primeira vez, há mais de 100 artefatos históricos. Os outros sítios marcam onde outras espaçonaves fizeram contato com a superfície lunar, segundo a WMF.

"A inclusão da Lua na Lista de Observação de 2025 defende acordos internacionais e proteções para os sítios de patrimônio lunar e convida a uma conversa pública mais ampla sobre o que a nova Era Espacial poderia significar para a paisagem cultural e natural lunar", informou a organização.

Patrimônios são ameaçados por conflitos e mudanças climáticas

A lista da WMF inclui outros 24 lugares espalhados em 29 países nos cinco continentes. A listagem inclui a área urbana e histórica de Gaza, na Palestina; a Casa dos Professores em Kiev, na Ucrânia; a Costa Suaíli, da África; a Cidade Velha de Antáquia, na Turquia; e a Capela da Sorbonne, na França.

No caso de Gaza, a organização destacou que há mais de 300 sítios históricos na região, que refletem o legado de culturas como a de egípcios, filisteus, assírios, romanos, bizantinos, cruzados, mamelucos e turcos otomanos. Segundo a WMF, após o conflito iniciado em 7 de outubro de 2023, a estimativa é que 63% de todos os patrimônios culturais em Gaza tenham sofrido danos, e que 31% tenham sido completamente destruídos em bombardeios israelenses. A Unesco verificou danos em 75 locais de patrimônio em Gaza até dezembro de 2024.

Outro conflito que deixou danos profundos é o travado entre Rússia e Ucrânia. A WMF apontou que um bombardeio em 2022 danificou profundamente a Casa dos Professores, em Kiev, símbolo da independência ucraniana. Hoje um Museu Pedagógico, foi ali que o parlamento da nação começou a se reunir quando a República Popular Ucraniana declarou independência em 1918.

As mudanças climáticas ameaçam vários dos patrimônios listados pela WMF. A organização destacou que o aumento no nível do mar pode destruir a a Costa Suaíli da África e faróis históricos no Maine, nos Estados Unidos. O aumento na temperatura também é um desafio para a preservação de esculturas de terracota do Mosteiro de Alcobaça, em Portugal, e dos campos agrícolas de Waru Waru, no Peru.

Veja abaixo a lista completa de patrimônios:

- Mosteiros do Vale do Drino, Albânia

- Cinema Studio Namibe, Angola

- Qhapaq Ñan, Sistema Rodoviário Andino, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru

- Grutas Budistas de Maijishan e Yungang, China

- Sítios do Patrimônio da Costa Suaíli, Comores, Quênia, Moçambique, Tanzânia

- Capela da Sorbonne, França

- Paisagem Mineira Histórica de Serifos, Grécia

- Sistemas Hídricos Históricos de Bhuj, Índia

- Edificações Históricas do Rio Musi, Índia

- Sítios do Patrimônio da Península de Noto, Japão

- Mosteiro Budista de Erdene Zuu, Mongólia

- Patrimônio Judaico de Debdou, Marrocos

- Casa do Chefe Ogiamien, Nigéria

- Tecido Urbano Histórico de Gaza, Palestina

- Campos Agrícolas Waru Waru, Peru

- Esculturas em Terracota do Mosteiro de Alcobaça, Portugal

- Ruínas da Velha Belchite, Espanha

- Reservatórios de Água da Medina de Túnis, Tunísia

- Cidade Histórica de Antakya, Turquia

- Casa dos Professores de Kiev, Ucrânia

- Salões de Assembleias de Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido

- Grande Caminho do Comércio, Estados Unidos

- Faróis Históricos de Maine, Estados Unidos

- Paisagem Cultural da Planície de Inundação de Barotse, Zâmbia

- Lua

Em outra categoria

A artista circense Raíssa passou mal na primeira festa do BBB 25 na noite desta sexta-feira, 17. A sister teve uma crise alérgica e precisou ser socorrida pela equipe médica de plantão na Casa Mais Vigiada do Brasil.

Antes da primeira Prova do Anjo desta edição, Raíssa revelou que a suspeita é que o camarão que comeu durante a festa foi o que causou a alergia. "Não sabia que eu tinha alergia. Já tinha comido uma vez antes e não tinha dado nada", disse, completando que foi a única coisa diferente que comeu na festa.

Tadeu Schmidt, apresentador da atração, alertou: "Alergia é uma coisa muito séria". Por fim, Raíssa concluiu o assunto dizendo que foi socorrida prontamente: "A produção arrasou", finalizou.

Depois de 15 anos, Luiz Bacci deixou a Record. O anúncio foi feito pelo perfil oficial do apresentador no Instagram. De acordo com o jornalista, que estava à frente do programa Cidade Alerta, a saída estava prevista para março, mas foi antecipada, "encerrando um ciclo significativo" na sua carreira.

O comunicado compartilhado por Bacci nas suas redes sociais diz que a saída foi decidida em "comum acordo" na noite desta sexta-feira, 17.

Bacci estava na Record desde 2010. Começou apresentando telejornais locais no Rio de Janeiro. Subiu dentro da emissora, mudou-se para São Paulo, onde se destacou e conquistou pontos significativos na audiência. Esteve à frente de importantes produções da Record, como Balanço Geral, Programa do Gugu e especiais como Em Nome da Justiça. Desde a morte de Marcelo Rezende, em 2017, ele capitaneava o Cidade Alerta, que passa a ser apresentado por Reinaldo Gottino.

Bacci informou que, com a saída da emissora, pretende focar em seus negócios, incluindo a rede Bacci Notícias, portal de notícias, entretenimento e política que reúne 24,4 milhões de seguidores só no Instagram. Além disso, o jornalista diz que se dedicará a "novos empreendimentos que ainda serão anunciados".

A primeira festa do BBB 25 foi animada. A noite foi marcada pelo show de Ludmilla, que colocou os brothers e sisters para dançar ao som dos seus grandes sucessos. Mas nem tudo foram flores na noite desta sexta-feira. Raíssa passou mal e teve de ser atendida pelos médicos de plantão. Gracyanne chorou ao ouvir música que Ludmilla canta com Belo, ex-marido da musa fitness. Mas teve também clima para azaração e muita paquera e, claro, muitas articulações.

Articulações

A festa aconteceu logo depois de Aline e Vinicius, líderes desta semana, indicarem as três duplas que poderão enfrentar o paredão formado no próximo domingo, 19. A decisão foi um dos assuntos da festa, que ficou marcada por grandes articulações.

Marcelo e a dupla João Pedro e João Gabriel, todos pré-indicados ao Paredão, foram os primeiros a tocar no assunto. "Eu estou pronto. Se for para ir para o Paredão, eu estou pronto e preparado", disse João Pedro. Diogo Almeida, que também está na mira dos líderes, entrou na conversa. Para o ator, estar com a mãe, Vilma, na Mira dos Líderes, foi uma surpresa e a justificativa dada por Aline e Vinícius é infundada. "Foi uma coisa que eles fizeram, não fui eu quem fiz, que eles reconheceram que erraram (..) Me ignoraram completamente", disse ele.

O ator se juntou ainda com Vilma, Marcelo e Arleane para defender que eles precisam reagir. "A gente precisa conversar e atacar lá, porque tem um grupo muito grande lá. Um monte de gente deslumbrada. E isso não faz parte de mim, não faz parte da gente", completou.

Emergência médica

Raíssa estava muito animada, aproveitou muito o show de Ludmilla. Mas de repente, a animação deu lugar a um baita susto. Ela teve uma crise alérgica e precisou ser atendida pela equipe médica de plantão. O pai, Edilberto, ficou muito abalado; começou a chorar e foi consolado pelos seus colegas de confinamento. Depois do atendimento médico, Raíssa voltou para a festa e foi recebida com muitos abraços.

Choro de Gracyanne

Além do choro de Edilberto, pela situação da filha, as lentes do BBB 25 registraram um choro que podia estar cheio de significados. É que Gracyanne Barbosa chorou discretamente ao ouvir Ludmilla cantando a música 26 de dezembro, parceria da cantora com Belo, ex-marido de Gracyanne.

Azaração

A paquera estava solta na festa desta sexta-feira. Antes mesmo do início do show de Ludmilla, Vitória Strada elogiou Thamiris: "Eu acho que você está linda... Tipo assim, eu pegava", disse a atriz.

Maike, que já tinha demonstrado interesse por Giovanna, fez novas investidas. Depois de chamar a irmã de Gracyanne Barbosa de "a Beyoncé do BBB", o brother pediu que ela fizesse cara de apaixonada e ele respondeu: "Assim você me quebra!".

Mas o clima de azaração não acaba aí. Diogo Almeida e Aline, uma das líderes da semana, dançaram juntos e sensualizaram muito na madrugada. Quando percebeu que o clima estava esquentando, a ex-policial disse: "Ai, meu Deus do céu!".