Chuvas em SC tiram 1.315 pessoas de casa; Bombeiros alertam para risco de deslizamentos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As fortes chuvas em Santa Catarina deixaram 320 pessoas desabrigadas e outras 995 desalojadas, informou a Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado neste sábado, 18. Alagamentos, deslizamentos e danos de infraestrutura fizeram 13 municípios declararem situação de emergência, incluindo a capital, Florianópolis.

A previsão do tempo para este sábado é de mais chuva. Segundo a Defesa Civil, à tarde haverá formação de áreas de instabilidade, pancadas de chuva, temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual granizo, especialmente no litoral catarinense. No domingo e na segunda, o órgão prevê a chegada de uma frente fria que trará temporais mais intensos.

O Corpo de Bombeiros do Estado alerta para risco de deslizamentos, principalmente na Grande Florianópolis e no litoral norte. Como o solo já está saturado e há previsão de mais chuva neste e nos próximos dias, a corporação pede que a população fique alerta.

"Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra", declarou o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior. "Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro".

A Defesa Civil informa que o risco de danos estruturais é elevado. A orientação é:

- Evitar atravessar ruas alagadas e pontes submersas;

- Procurar abrigos seguros;

- Evitar áreas de risco, como morros e encostas;

- Ficar atento a árvores inclinadas e rachaduras em postes e muros, que podem indicar risco de queda.

Os municípios de Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú receberam apoio emergencial da Defesa Civil. Em Biguaçu, foi registrado o maior volume de chuva: 434,8 mm em 48 horas. Em Florianópolis, o acumulado de chuva é de 375,6 mm.

O Corpo de Bombeiros informou que mobilizou cinco forças-tarefas; foram atendidas 433 ocorrências em 37 municípios desde o início da crise. São empregados na ação 330 bombeiros militares e comunitários, 94 viaturas e ?48 embarcações.

Veja abaixo as cidades que decretaram emergência no Estado:

- Camboriú;

- Tijucas;

- Biguaçu;

- Florianópolis;

- Porto Belo;

- Ilhota;

- Balneário Camboriú;

- São José;

- Palhoça;

- Governador Celso Ramos;

- Itapema;

- São Pedro de Alcântara;

- Gaspar

Em outra categoria

Gabriel e Maike são a primeira dupla de Anjos do Big Brtoher Brasil 25. Os paulistas levaram a melhor na disputa desta sábado, 18, e poderão imunizar outra dupla na Formação de Paredão. Eles também escolheram os irmãos Diego e Daniele Hypólito para o Castigo do Monstro "Quarto Branco".

"Ele está de volta! O temido Quarto Branco do BBB. Mas, desta, vez de forma monstruosa. Um castigado deverá se vestir de botão vermelho e o outro de Quarto Branco. Ao ouvirem a música do Monstro, deverão ir ao espaço marcado no gramado e dançar até o som terminar", explicou Maike antes de anunciar a escolha.

A dupla paulista escolheu Daniele para cumprir a função do botão, e Diego para ser o Quarto Branco.

Maike e Gabriel venceram a primeira Prova do Anjo do Big Brother Brasil 25 neste sábado,18. Agora, eles terão o direito de imunizar outra dupla, que ficará de fora do próximo Paredão.

Os paulistas conseguiram uma reviravolta impressionante na reta final do desafio ao atingir 970 pontos, número que superou o desempenho das bailarinas Eva e Renata, que haviam conseguido 680.

A dupla vencedora também escolheu o Monstro da semana: Diego e Daniele, que terão de representar o Quarto Branco.

Como foi a prova

Na Prova do Anjo, um dos integrantes de cada dupla foi pendurado por uma garra humana. O desafio foi patrocinado por uma marca de cerveja. Eles ficaram sobre um grande reservatório com objetos de pelúcia que faziam referência a elementos que compõem a receita de uma cerveja: lúpulo, água, malte e levedura.

A garra era direcionada pelo outro participante da dupla, que não tinha contato visual com o parceiro. O que estava pendurado devia recolher o maior número de "ingredientes" possível, dentro do prazo da prova. Cada um dos "ingredientes" tinha uma pontuação diferente.

Antes de iniciar a prova, Tadeu Schmidt comandou um sorteio que deixou três duplas fora da disputa: Delma e Guilherme, Vitória Strada e Mateus, Diogo e Vilma.

A primeira dupla a realizar a prova foi Raíssa e Edilberto. Eles não conseguiram concluir a prova a tempo e foram automaticamente desclassificados.

Chamou a atenção um momento envolvendo o ginasta Diego Hypólito, que disse ter sentido "fobia" nos primeiros segundos em que ficou pendurado no ar. Contudo, ele e sua irmã Daniele superaram a dificuldade e ficaram em 3º lugar.

Formação do Paredão

Raíssa e Edilberto já estão no Paredão. Eles foram indicados por Aline e Vinicius, líderes desta semana, que já indicaram outras três duplas que estão na mira: Arleane e Marcelo, Diogo Almeida e Vilma e João Pedro e João Gabriel. Uma das duplas também participará do Paredão Triplo, que será formado no domingo.

A dinâmica do Paredão será a seguinte: Maike e Gabriel, anjos, imunizam uma dupla. Na sequência, os líderes indicam a dupla a ser emparedada, entre as três que estão na sua mira. A casa, então, vai ao confessionário votar e eleger a segunda que estará na berlinda. Por fim, a dupla escolhida pela casa faz um contragolpe, escolhendo a quarta dupla para o Paredão. Tadeu Schmidt chama os emparedados para a prova Bate e Volta, que salvará uma das duplas e, na sequência, abre para a votação do público.

A eliminação de uma das duplas emparedadas acontece na terça-feira, 21.

A artista circense Raíssa passou mal na primeira festa do BBB 25 na noite desta sexta-feira, 17. A sister teve uma crise alérgica e precisou ser socorrida pela equipe médica de plantão na Casa Mais Vigiada do Brasil.

Antes da primeira Prova do Anjo desta edição, Raíssa revelou que a suspeita é que o camarão que comeu durante a festa foi o que causou a alergia. "Não sabia que eu tinha alergia. Já tinha comido uma vez antes e não tinha dado nada", disse, completando que foi a única coisa diferente que comeu na festa.

Tadeu Schmidt, apresentador da atração, alertou: "Alergia é uma coisa muito séria". Por fim, Raíssa concluiu o assunto dizendo que foi socorrida prontamente: "A produção arrasou", finalizou.