Prefeitura de SP quer multar 99 em R$ 1 milhão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Paulo pede à Justiça para que a empresa de transporte por app 99 seja multada em R$ 1 milhão por dia por insistir em oferecer o seu serviço de mototáxi, o 99Moto, na capital paulista. O serviço está disponível para operar em parte da cidade desde a última terça-feira.

A ação civil pública foi movida pela Procuradoria Geral do Município (PGM) na 8.ª Vara da Fazenda Pública. Nela, a gestão Ricardo Nunes (MDB) diz que a empresa de mobilidade deve ser punida por danos morais coletivos e crimes de desobediência ao desrespeitar decreto municipal de 2023, que proíbe o serviço.

A 99, por sua vez, diz que a Justiça não a proibiu de oferecer o 99Moto na cidade e que o serviço está amparado por mais de 20 decisões judiciais no País. Segundo a empresa, a Política Nacional de Mobilidade permite o serviço de transporte individual privado de passageiros por apps, incluindo carros e motocicletas, e cabe às prefeituras propor requisitos específicos, mas não vetar a modalidade.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Neste sábado, 18, Salvador recebeu os Ensaios da Anitta, turnê pré-carnaval que a cantora tem feito por diversas cidades brasileiras. Ela aproveitou a passagem pela capital baiana para confirmar que sairá em um trio sem cordas no circuito Dodô, que percorre o trajeto Barra-Ondina. O desfile será na sexta-feira, 28 de fevereiro, segundo dia oficial de folia na cidade.

"O axé mudou a minha vida. Desde a primeira vez que vim para o carnaval em Salvador abriu a minha mente, abriu o meu mundo, porque eu não conhecia o carnaval dessa maneira. Quando conheci aqui, fiquei maravilhada. Acho uma celebração incrível e estou muito feliz de fazer parte, de alguma forma, disso, de estar aqui no carnaval", disse ela em entrevista coletiva, antes de subir ao palco do Ensaio.

Nos shows da turnê, Anitta tem homenageado esportes. Em Salvador, ela apareceu com um figurino que fazia alusão ao hockey no gelo, homenageando a equipe Anaheim Ducks, da Califórnia.

No fim de semana passado, a cantora se apresentou em São Luís, fazendo homenagem ao skate, e em Fortaleza, com um figurino inspirado no boxe.

Neste domingo, 19, Brasília recebe o show. A turnê passa ainda por Recife (25/01), Ribeirão Preto (26/01), Belo Horizonte (01/02), Campinas (02/02), Rio de Janeiro (8 e 9/02), Curitiba (15/02), Florianópolis (16/02) e São Paulo (22 e 23/02). Os ingressos para os shows de São Paulo e Rio de Janeiro já estão esgotados.

O longa Aqui, de Robert Zemeckis, conta a história de uma casa e da família que nela viveu ao longo de décadas. A obra narra a vida das diversas gerações que passaram pela mesma residência. Tem Tom Hanks e Robin Wright no elenco. E vem sofrendo inúmeras críticas da indústria por conta do uso de inteligência artificial. Para retratar a passagem do tempo, Zemeckis optou por utilizar a tecnologia para rejuvenescer e envelhecer seus protagonistas e coadjuvantes. O rejuvenescimento digital não é novidade, mas a utilização de IA no processo é.

A atriz Lisa Kudrow, por exemplo, criticou abertamente o uso da tecnologia em conversa no podcast Armchair Expert: "Que trabalho haverá para os seres humanos?".

Aqui acabou pagando o preço por seu pioneirismo. O longa foi esnobado na temporada de premiações e foi considerado um fracasso de bilheteria.

Em 2023, Tom Hanks criticou o uso da inteligência artificial no cinema. À época, a greve dos atores de Hollywood demandava maiores proteções dos estúdios contra o uso da ferramenta.

A opinião de Tom Hanks, no entanto, parece ter mudado. Em entrevista ao Radio Times na semana passada, o ator defendeu a utilização da ferramenta. Kevin Baillie, supervisor de efeitos visuais do longa, disse, por sua vez, que se trata de uma "ferramenta criativa, para profissionais criativos".

Uma das principais críticas em relação ao uso da IA é de que ela seja usada para substituir profissionais. Para Zemeckis, porém, a tecnologia é utilizada em conjunto com os profissionais, não no lugar deles.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gabriel e Maike são a primeira dupla de Anjos do Big Brtoher Brasil 25. Os paulistas levaram a melhor na disputa desta sábado, 18, e poderão imunizar outra dupla na Formação de Paredão. Eles também escolheram os irmãos Diego e Daniele Hypólito para o Castigo do Monstro "Quarto Branco".

"Ele está de volta! O temido Quarto Branco do BBB. Mas, desta, vez de forma monstruosa. Um castigado deverá se vestir de botão vermelho e o outro de Quarto Branco. Ao ouvirem a música do Monstro, deverão ir ao espaço marcado no gramado e dançar até o som terminar", explicou Maike antes de anunciar a escolha.

A dupla paulista escolheu Daniele para cumprir a função do botão, e Diego para ser o Quarto Branco.