Dengue tipo 3 volta a circular com força no País e Estado de SP lança plano de combate

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de 17 anos, o sorotipo 3 da dengue voltou a circular de forma mais intensa no Brasil desde o fim do ano passado, juntamente com o 1, o 2 e o 4, e já representou 40,8% dos casos de dezembro de 2024, segundo o Ministério da Saúde.

Especialistas temem o aumento da incidência da doença, já que os infectados somente desenvolvem imunidade para o sorotipo que os atingiu, ficando sujeitos aos demais.

Em São Paulo, no total dos sorotipos, já são 43.817 casos prováveis neste ano e 13.921 confirmados, com um óbito. Os dados foram apresentados pela coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Regiane de Paula, durante entrevista à Rádio Eldorado nesta segunda-feira, 20.

O governo paulista lançou na semana passada um plano de ações de combate ao mosquito transmissor e de incentivo à vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, cuja adesão está abaixo da esperada.

Em outra categoria

Ana Maria Braga abriu o Mais Você desta segunda-feira, 20, desmentindo que o seu programa nas manhãs da Globo irá acabar no final de 2025. Ela chamou de fake news as notícias que afirmavam que ela deixaria o comando da atração, resultando no final do programa.

"Normalmente eu não uso esse espaço tão grandioso para responder coisa alguma pra ninguém. Esse é o tipo de fofoca que vem, vai, falam… Mas dessa vez não mexeram só comigo, mexeram também com o meu time, com a minha equipe", iniciou.

Bastante irritada com as especulações sobre a sua carreira, a apresentadora de 75 anos ainda negou os boatos de que vai parar. "Em pleno 2025, nós ainda temos que nos provar diariamente. Eu estou trabalhando porque quero e, graças ao bom Deus, porque posso. Será que se eu fosse homem teria essa insistência, essa 'fofocaiada' toda sobre aposentadoria, sobre parar?", questionou.

Ela ainda afirmou que vai processar o jornalista e o portal que divulgaram a notícia sobre o fim do Mais Você sem checar com ela ou com a assessoria de imprensa dela. "Eu não vou mais falar disso, não vou dar mais plateia para quem não merece. Serão acionados na Justiça Civil e Criminal. E a partir daí a gente se fala depois."

Ana Maria Braga não citou nomes, apenas que havia sido um jornalista de um "grande portal".

Veja o discurso de Ana Maria Braga na íntegra:

"Tem muita gente querendo mexer na nossa luz. Saiu uma matéria mentirosa em um grande portal da internet dizendo que eu teria afirmado que eu deixaria de apresentar o Mais Você no final de 2025 e que o programa acabaria. Normalmente eu não uso esse espaço tão grandioso para responder coisa pra ninguém. Esse é o tipo de fofoca que vem, vai, falam… Mas dessa vez não mexeram só comigo, mexeram também com o meu time, com a minha equipe.

Vocês, irresponsáveis, não têm noção do transtorno que uma mentira dessas pode provocar. A sensação de insegurança que causa eu todo o pessoal que trabalha comigo. E isso pode atrapalhar negociações, projetos futuros da emissora como um todo. Que falta de responsabilidade de uma pessoa que se diz jornalista. Isso se chama fake news. Isso é uma tremenda falta de responsabilidade com a informação que está sendo dada. Como é que pode esse rapaz que se diz jornalista noticiar algo que eu não falei?

Falaram que eu falei, colocaram palavras na minha boca. Cadê a checagem, cadê o jornalismo de verdade, ninguém me perguntou nada. Como noticiam alguma coisa sem checar comigo, com a minha assessoria?

Tem uma coisa que eu muito me orgulho na minha vida é credibilidade. E credibilidade, rapazinho, não se ganha, se conquista ao longo da vida. Só na Rede Globo eu tenho 25 anos. Na minha vida, a vida toda. E olha que coisa. Em pleno 2025, nós ainda temos que nos provar diariamente. Eu estou trabalhando porque quero e, graças ao bom Deus, porque posso, Será que se eu fosse homem teria essa insistência, essa fofocaiada toda sobre aposentadoria, sobre parar?

Para concluir, quero informar que o mentiroso e o portal que noticiaram essa inverdade sem checar serão acionados na Justiça. Eu não vou mais falar disso, não vou dar mais plateia para quem não merece. Serão acionados na Justiça Civil e Criminal. E a partir daí a gente se fala depois."

Escolhidos para o primeiro Castigo do Monstro do BBB 25, Diego e Daniele Hypolito se vestiram de "quarto branco" e "botão vermelho". A fantasia que relembra a penalidade do reality foi muito comentada por internautas no domingo, 19, quando a dupla venceu o castigo. Ambos foram alvo da dupla Maike e Gabriel, que ganharam o primeiro anjo da edição. Os irmãos protagonizaram cenas com humor, que renderam comentários pedindo por mais dias de Monstro, em especial para Diego. Veja o que a dupla deveria realizar durante a penalidade aqui.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

As celebridades de Hollywood estão empenhadas em ajudar as vítimas dos incêndios florestais que queimaram mais 160 quilômetros quadrados da região de Los Angeles, nos EUA. Nomes como Julia Roberts, George Clooney e Scarlett Johansson estão colaborando com a SoCal Fire Fund, organização que arrecada fundos para habitantes da Califórnia que perderam casas e posses para o fogo, em um leilão beneficente.

Entre os itens leiloados, estão jantares e encontros com algumas das celebridades mais populares de Hollywood. É possível, por exemplo, almoçar com Roberts, se encontrar com Clooney nos bastidores da peça Good Night and Good Luck, conhecer Johansson na premiere do filme Jurassic World Rebirth e jogar golfe com o comediante Larry David.

Outras possibilidades são visitas aos set de filmagens de produções das séries Only Murders in the Building e Sugar e do reality RuPaul's Drag Race.

"O SoCal Fire Fund é uma organização incrível dedicada a fornecer iniciativas de recuperação e apoio vital para aqueles afetados por esta tragédia", afirmou Roberts em um comunicado. "Quero fazer minha parte para ajudar a amplificar sua missão e reunir apoio para as famílias que mais precisam."

A fundação foi criada pela Creative Artists Agency, uma agência californiana de artistas, pelo CORE (Community Organized Relief Effort), uma ONG humanitária criada pelo ator Sean Penn e a cantora Ann Lee, e pela Fundação Educacional do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles, um dos locais atingidos pelo incêndio.