Mercadão de SP é reinaugurado após reforma, mas obras no local seguem até agosto

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Mercado Municipal de São Paulo e o mercado vizinho Kinjo Yamato foram reinaugurados na manhã desta segunda-feira, 20, após a conclusão de parte das obras de restauro e melhorias nos prédios históricos, promovidas pela concessionária Mercado SP, que assumiu a gestão dos espaços em 2021, já com esta obrigação prevista em contrato. Porém, a entrega completa das obras deve acontecer somente em agosto deste ano.

"Enquanto as intervenções no edifício do Mercadão já foram concluídas, as melhorias externas - incluindo estacionamentos e calçadas - receberam recentemente a aprovação dos órgãos de proteção e serão iniciadas em breve. A conclusão dessas obras será acompanhada por um anúncio oficial", afirma a Mercado SP.

O prazo inicial para a conclusão da obra era junho de 2023, mas houve atrasos pela necessidade de aprovações do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), conforme a Prefeitura e a concessionária.

No ano passado o Tribunal de Contas do Município (TCM) chegou a investigar a concessão e houve questionamento até sobre a cor da fachada do edifício por causa dos atrasos. Mas a Prefeitura afirma que a prorrogação do prazo para agosto de 2025 foi necessária por conta da "complexidade de algumas intervenções", que precisaram ser analisadas em detalhe pelo Conpresp, e diz que tudo foi feito com a autorização do órgão.

"A restauração foi conduzida por escritórios de projeto especializados", acrescenta a Mercado SP. "Cada etapa priorizou a cessação de danos, a garantia da estanqueidade das estruturas e o desenvolvimento de melhorias abrangentes, incluindo sistemas hidráulicos, elétricos, de drenagem, proteção contra descargas elétricas, revisão de coberturas, e ampliações estruturais", afirma a concessionária.

Veja o que já foi reformado nos mercados municipais:

- Troca e recuperação dos telhados;

- Restauração da fachada do Mercadão, com nova pintura;

- Manutenção e valorização dos vitrais históricos do Mercadão, que retratam a pecuária e agricultura paulista;

- Troca dos pisos internos, com preservação das tampas comemorativas;

- Implementação de itens para acessibilidade de pessoas com deficiência;

- Instalação de 285 pilares e pendentes para iluminação cenográfica interna;

- Instalação de três geradores de energia e reparos elétricos necessários;

- Abertura do mezanino para o público e construção de passarelas e um toldo no mercado Kinjo Yamato.

E o que falta ser reformado:

- Troca do calçamento externo;

- Ampliação do mezanino do Mercadão (esta obra não faz parte da restauração prevista no contrato de concessão, mas é uma iniciativa da concessionária);

- Restauração da fachada do mercado Kinjo Yamato;

- Instalação de elevador e outros projetos de infraestrutura no Kinjo Yamato.

Última reforma foi há mais de 20 anos

A última reforma no Mercadão tinha sido feita em 2004, conforme a Mercado SP. "O icônico Mercado Municipal Paulistano, conhecido como Mercadão, foi completamente restaurado e requalificado, marcando um novo capítulo em sua história", disse a empresa sobre a reinauguração.

A concessionária também afirmou que foram feitas parcerias com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar para implementar estratégias que "reduziram significativamente as ocorrências na região".

O Radar da Criminalidade, plataforma do Estadão que utiliza dados públicos para monitorar a segurança pública em São Paulo, mostra redução de 12,5% nos crimes na região da Rua da Cantareira, onde fica o Mercadão, em novembro de 2024, último mês cujos dados oficiais foram divulgados.

Com área total de 22.147 m² e 18.601 m² construídos, o Mercadão abriga 256 boxes com empórios, açougues, peixarias e restaurantes, conforme a Mercado SP. Também oferece estacionamento com capacidade para 197 veículos.

Já o Mercado Kinjo Yamato conta com 109 boxes e barracas, totalizando 365 pontos de comércio entre os dois mercados. Segundo a concessionária, as obras de melhorias e reparos ajudaram a aumentar o número de visitantes nos últimos anos.

"O fluxo de visitantes cresceu entre 10% e 15% ao ano desde 2021, e, em 2024, cerca de 30% a 35% do público total era composto por turistas, vindos de diversas partes do Brasil e de outros países. Atualmente, o Mercadão recebe, em média, 10 a 12 mil visitantes nos dias úteis e 20 a 30 mil nos finais de semana."

Em outra categoria

Nesta segunda-feira, 20, a cantora Luiza Possi contou aos seus seguidores no Instagram que fará um procedimento nas cordas vocais que vai exigir silêncio absoluto durante a recuperação.

"Hoje à noite vou fazer um procedimento nas cordas vocais, eu vou ter que ficar cinco dias em silêncio absoluto. Então, não vou poder passar aqui com tanta frequência. A gente tem alguns vídeos gravados que vão ao ar, mas para os stories e a minha presença aqui ativamente a gente vai esperar esses cinco dias", explicou a filha de Zizi Possi em um vídeo.

A cantora não revelou detalhes do procedimento, mas disse que é para melhorar a voz. "Vai correr tudo bem, eu tenho certeza. Estou aqui em oração. Vai dar tudo certo. É para um bem maior. É para a minha voz ficar melhor ainda do que está", disse.

A apresentadora do talent show Mestres da Air Fryer, da Band, conclui o vídeo dizendo que voltará em breve. "Vamos passar por esses cinco dias de cabeça erguida, com muita felicidade e daqui a pouco, volto cantando muito mais e falando... Ai como habla essa menina!", brincou.

Luiza Possi tem dois shows agendados para fevereiro, no dia 14, no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul, e no dia 15, no Teatro Eva Wilma, em São Paulo.

A rotina alimentar de Gracyanne Barbosa voltou a ser motivo de preocupação no BBB 25. Na Xepa, a musa fitness experimentou rabada pela primeira vez e revelou que passou mal após as refeições. Gracyanne chegou a receber orientações médicas no reality.

"Hoje a médica me chamou porque eu vomitei. Estou comendo e vomitando porque meu organismo não está acostumado [ao que está se alimentando no reality], mas de boa. Me propus a vir e já sabia o que iria comer. Não vou ficar com fome", explicou Gracyanne durante uma conversa com Raissa, Edilberto e Guilherme.

A médica sugeriu que Gracyanne seguisse uma alimentação mais simples, consumindo apenas arroz e feijão enquanto estivesse na Xepa. Apesar da orientação, a participante afirmou que prefere manter a mesma dieta que os demais confinados, sem fazer distinções.

"Não dá. Não vim aqui para ser diferente. Se estou na Xepa, estou com todo mundo. Não vou ficar comendo a comida dos outros. Fico grata, obviamente, mas todo mundo está no mesmo barco. E já, já o estômago fala 'Ah, é isso? Então tá! Acostumei'", declarou.

O ex-ginasta Diego Hypólito desabafou sobre as quedas que sofreu durante as Olimpíadas de 2008, em Pequim, e 2012, em Londres. O ex-esportista, que está participando do Big Brother Brasil 25, relembrou nesta segunda-feira, 20, os erros que lhe tiraram medalhas em duas oportunidades.

"Cheguei numa Olimpíada tecnicamente sendo melhor do mundo, que foi 2008. Pela minha prepotência, caí na última acrobacia, no último momento. E isso mudou a minha realidade de pensamento. Na outra Olimpíada, eu caí literalmente de cara. Bati a cara no chão na Olimpíada, foi uma humilhação muito grande", afirmou o participante do reality show em conversa com Gracyanne Barbosa, Eva e Renata.

A consagração de Diego só ocorreu no Rio de Janeiro. Nas Olimpíadas de 2016, o brasileiro se redimiu e conquistou a medalha de prata do solo masculino. "Eu nem era tão bom agora como fui nas outras e consegui uma medalha, é inexplicável. Nunca desistam dos seus sonhos", comentou à época.

No BBB, o participante relembrou sua carreira e se orgulho de seus feitos. "Eu com certeza fui melhor do mundo tecnicamente mais de dez anos seguidos, que é uma coisa muito absurda para minha geração", confessou.

Além de Diego, a irmã dele - a ex-ginasta Daniele Hypólito - também está confinada na casa do BBB. A esportista foi prata no solo no Campeonato Mundial de 2001 e disputou cinco Olimpíadas. Na atual temporada do reality, os participantes entraram no jogo em dupla com algum familiar ou amigo.