Cometa ilumina o céu do Rio Grande do Sul

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em busca de imagens do cometa C/2024 G3 (ATLAS), amantes de astronomia conseguiram captar o fenômeno no céu brasileiro. Foi o caso do especialista em astrofotografia Gabriel Zaparolli. No sábado, 18, ele publicou registro feito de Jaquirana, no Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira passada, 13, o corpo celeste esteve mais próximo do Sol. Tipicamente, os cometas ficam mais brilhantes neste período, chamado de periélio.

A dúvida era se sobreviveria a essa etapa, pois poderia fragmentar-se ou evaporar-se completamente.

Com a previsão de maior visibilidade de países do Hemisfério Sul, sua presença no céu animou os amantes de astronomia pelo melhor cenário possível.

Mesmo Zaparolli fez algumas tentativas antes de conseguir captar uma boa imagem.

"Primeiro dia de tentativa não deu certo, em razão da presença de nuvens na área onde o cometa estaria", disse em publicação feita na quarta passada, 15.

Apesar de muitas nuvens, na sexta-feira, 17, saiu um registro do cometa. Posteriormente, no sábado, a publicação foi feita com a descrição 'sensacional'.

Ele também compartilhou um vídeo do cometa no domingo, 19, por meio dos Stories no Instagram.

Por meio das redes sociais, internautas também fizeram publicações no fim de semana de outras partes do mundo.

Entre os relatos, há imagens da Austrália e do Chile.

Sobrevivendo ao período do periélio, a expectativa é de que o cometa pudesse ser visto do céu até esse último sábado.

O cometa C/2024 G3 (ATLAS) foi descoberto ainda no ano passado pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Último Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, em tradução livre), usado pela agência espacial americana (Nasa) para monitorar objetos próximos à Terra.

Ele chegou a ser fotografado da Estação Espacial Internacional pelo astronauta da agência Don Petit no dia 11 de janeiro.

Os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas após a formação do Sistema Solar.

À medida em que se aproximam do Sol, ficam lentamente mais quentes e brilhantes.

O gelo se transforma em gás e afasta a poeira, formando a tradicional cauda associada aos cometas.

Em outra categoria

Nesta segunda-feira, 20, a cantora Luiza Possi contou aos seus seguidores no Instagram que fará um procedimento nas cordas vocais que vai exigir silêncio absoluto durante a recuperação.

"Hoje à noite vou fazer um procedimento nas cordas vocais, eu vou ter que ficar cinco dias em silêncio absoluto. Então, não vou poder passar aqui com tanta frequência. A gente tem alguns vídeos gravados que vão ao ar, mas para os stories e a minha presença aqui ativamente a gente vai esperar esses cinco dias", explicou a filha de Zizi Possi em um vídeo.

A cantora não revelou detalhes do procedimento, mas disse que é para melhorar a voz. "Vai correr tudo bem, eu tenho certeza. Estou aqui em oração. Vai dar tudo certo. É para um bem maior. É para a minha voz ficar melhor ainda do que está", disse.

A apresentadora do talent show Mestres da Air Fryer, da Band, conclui o vídeo dizendo que voltará em breve. "Vamos passar por esses cinco dias de cabeça erguida, com muita felicidade e daqui a pouco, volto cantando muito mais e falando... Ai como habla essa menina!", brincou.

Luiza Possi tem dois shows agendados para fevereiro, no dia 14, no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul, e no dia 15, no Teatro Eva Wilma, em São Paulo.

A rotina alimentar de Gracyanne Barbosa voltou a ser motivo de preocupação no BBB 25. Na Xepa, a musa fitness experimentou rabada pela primeira vez e revelou que passou mal após as refeições. Gracyanne chegou a receber orientações médicas no reality.

"Hoje a médica me chamou porque eu vomitei. Estou comendo e vomitando porque meu organismo não está acostumado [ao que está se alimentando no reality], mas de boa. Me propus a vir e já sabia o que iria comer. Não vou ficar com fome", explicou Gracyanne durante uma conversa com Raissa, Edilberto e Guilherme.

A médica sugeriu que Gracyanne seguisse uma alimentação mais simples, consumindo apenas arroz e feijão enquanto estivesse na Xepa. Apesar da orientação, a participante afirmou que prefere manter a mesma dieta que os demais confinados, sem fazer distinções.

"Não dá. Não vim aqui para ser diferente. Se estou na Xepa, estou com todo mundo. Não vou ficar comendo a comida dos outros. Fico grata, obviamente, mas todo mundo está no mesmo barco. E já, já o estômago fala 'Ah, é isso? Então tá! Acostumei'", declarou.

O ex-ginasta Diego Hypólito desabafou sobre as quedas que sofreu durante as Olimpíadas de 2008, em Pequim, e 2012, em Londres. O ex-esportista, que está participando do Big Brother Brasil 25, relembrou nesta segunda-feira, 20, os erros que lhe tiraram medalhas em duas oportunidades.

"Cheguei numa Olimpíada tecnicamente sendo melhor do mundo, que foi 2008. Pela minha prepotência, caí na última acrobacia, no último momento. E isso mudou a minha realidade de pensamento. Na outra Olimpíada, eu caí literalmente de cara. Bati a cara no chão na Olimpíada, foi uma humilhação muito grande", afirmou o participante do reality show em conversa com Gracyanne Barbosa, Eva e Renata.

A consagração de Diego só ocorreu no Rio de Janeiro. Nas Olimpíadas de 2016, o brasileiro se redimiu e conquistou a medalha de prata do solo masculino. "Eu nem era tão bom agora como fui nas outras e consegui uma medalha, é inexplicável. Nunca desistam dos seus sonhos", comentou à época.

No BBB, o participante relembrou sua carreira e se orgulho de seus feitos. "Eu com certeza fui melhor do mundo tecnicamente mais de dez anos seguidos, que é uma coisa muito absurda para minha geração", confessou.

Além de Diego, a irmã dele - a ex-ginasta Daniele Hypólito - também está confinada na casa do BBB. A esportista foi prata no solo no Campeonato Mundial de 2001 e disputou cinco Olimpíadas. Na atual temporada do reality, os participantes entraram no jogo em dupla com algum familiar ou amigo.