Para aliviar calor, tendas da Prefeitura de SP vão distribuir água, chás e sucos gelados

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Paulo retoma nesta quarta-feira, 22, a Operação Altas Temperaturas. A ação tem como objetivo aumentar os cuidados com as pessoas em situação de vulnerabilidade durante dias de intenso calor. Na terça-feira, 21, foi registrado o dia mais quente do ano e a maior temperatura da cidade ao longo do verão, que começou em 20 de dezembro. Os termômetros chegaram aos 34,5°C, segundo a Defesa Civil. A expectativa é de temperaturas elevadas nos próximos dias.

A operação que funciona das 10 às 16 horas é ativada sempre que a temperatura ou sensação térmica atingem 32ºC, com a montagem de dez tendas em pontos estratégicos da cidade. Lá, as pessoas podem buscar abrigo para descansar e se hidratar. Além de água, no local são ofertados sucos gelados, chás e frutas.

"Orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social também prestam atendimento nas tendas, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para outras demandas apresentadas", acrescenta a Prefeitura.

Durante o período, profissionais de saúde também orientam os tutores de animais de estimação sobre como manter os animais hidratados e os cuidados necessários nas caminhadas e exposição dos animais ao sol.

Veja os endereços das tendas:

- Região central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;

- Região sul - Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);

- Região norte - Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);

- Região leste - Itaquera (Av. Musgo de Flor x Avenida Imperador) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);

- Região oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/nº - esquina com Guaicurus);

Confira a previsão do tempo para os próximos dias na cidade de SP:

- Quarta-feira: entre 21ºC e 32ºC;

- Quinta-feira: entre 22ºC e 30ºC;

- Sexta-feira: entre 22ºC e 28ºC;

- Sábado: entre 21ºC e 30ºC;

- Domingo: entre 22ºC e 28ºC.

De acordo com a Meteoblue, há expectativa de chuva todos os dias, com precipitações mais intensas entre sexta-feira, 24, e terça-feira que vem, 28.

Em outra categoria

A organização do The Town confirmou neste domingo, 14, a terceira edição do festival para 2027, também no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As datas ainda não foram definidas.

Ao contrário de outros grandes festivais de música, como o Lollapalooza, que ocorrem anualmente, o The Town tem um calendário bienal. A primeira edição no Brasil foi em 2023 e a segunda edição termina neste domingo.

O evento recebeu 420 mil pessoas neste ano ao longo de cinco dias de programação. O balanço considera os ingressos vendidos para os últimos shows que ocorrem neste domingo.

Mais de 500 artistas se apresentaram na segunda edição do festival. O encerramento neste domingo teve a escalação de Katy Perry, Camila Cabello, J Balvin, Ludmilla e Belo.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse estar "muito feliz" com a confirmação de mais uma edição do The Town na cidade.

"A movimentação financeira na cidade, os hotéis cheios, o aumento de procura no Airbnb. Ou seja, muita gente vindo para cá para presenciar esse momento maravilhoso aqui. Fico super feliz", afirmou Nunes.

Impacto econômico

O impacto econômico do festival neste ano foi de R$ 2,2 bilhões, segundo a organização do evento.

As reservas de aluguel por temporada no Airbnb, por exemplo, aumentaram 240% no período do evento.

Rock in Rio

A Rock World, empresa que organiza o The Town, também confirmou as datas para a próxima edição do Rock in Rio, em 2026. Serão sete dias de festival no Rio - 4, 5, 6, 7, 11, 12 e 13 de setembro de 2026.

O palco SP Square, que naturalmente junta menos público, esteve agitado no início da noite deste domingo, 14, quando o cantor e músico britânico Jacob Collier subiu ao palco na última noite da segunda edição do festival The Town.

Nome que anos atrás chamou a atenção de Quincy Jones, o produtor dos produtores, fez show vibrante com sua mistura de jazz, pop e soul.

Cantou com canções como Wherever I Go, Time Alone With You e uma versão para Can't Help Falling in Love, sucesso de Elvis Presley. Mas Que Nada, de Jorge Ben Jor, gerou coral instantâneo na plateia.

O cantor Xororó e o músico Lucas Lima acompanharam a apresentação de perto e com interesse. E tinha um motivo. Sandy subiu ao palco para cantar duas canções com Collier: Little Blue, do britânico, e Quiet Nights and Quiet Stars/Corcovado, de Tom Jobim, com versão em inglês e português.

A participação da cantora não havia sido anunciada.

Sempre segura, Sandy saiu ovacionada pelo público. Collier ainda teve fôlego para reger o público com mais uma versão, desta vez de Somebody To Love, do Queen.

Collier, 31 anos, que ficou conhecido depois de postar suas versões e canções no YouTube, como muitos de sua geração, se apresentou por duas vezes nesta edição do The Town.

Além da noite de domingo, ele tocou também no sábado, 13. Mas, não se engane. Até Collier, vez ou outra, lança mão do famigerado playback.

A cantora Camila Cabello compartilhou um vídeo em seu TikTok no sábado, 13, provando quitutes brasileiros. A cantora cubana-americana está no Brasil e se apresenta no The Town, em São Paulo, neste domingo, 14.

Camila provou quitutes como brigadeiro, pastel, coxinha, dadinho de tapioca e pão de queijo, que disse ser seu "preferido".

"Estou finalmente no Brasil", declara Cabello no vídeo. "Estou muito animada para este show, por vir em São Paulo e para o Brasil, porque não há nada como este país. Não há nada como meus fãs que tenho aqui e me sinto 'meio brasileira'", afirmou a cantora, em português.

O show de Camila Cabello é previsto para às 20h30 no festival realizado no Autódromo de Interlagos.