Governo de SP cria centro de radares e alertas meteorológicos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A gestão de risco de desastres do Estado de São Paulo ganhará um novo centro sob gestão da Defesa Civil Estadual, segundo divulgou o governo paulista nesta quarta-feira, 22. A gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) também instituiu nesta quarta o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (Cemc).

Sediado no Palácio dos Bandeirantes, o Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CePRAM) será alimentado pelos sete radares meteorológicos do Estado, permitindo a integração dos equipamentos e a centralização dos dados produzidos, que serão analisados por uma equipe de meteorologistas, hidrólogos e geólogos.

Os profissionais irão se somar aos que integram o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), órgão ao qual o CePRAM ficará subordinado. Enquanto o CGE coordena as ações de resposta a desastres, caberá ao CePRAM emitir emissão de boletins meteorológicos e de previsão do tempo em curto e médio prazo, com consequentes alertas para a população.

A gestão dos radares, localizados em diferentes pontos do Estado, é dividida entre a autarquia SP Águas, USP, Unesp e Unicamp.

A ideia é aprimorar a capacidade de prever eventos extremos e alertas mais precisos à população.

Segundo o coronel PM Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil, o sistema já está em operação e será consolidado com a instalação na sede. Há novos radares em processo de aquisição para atender a região de Bauru, o centro de São Paulo e o Guarujá.

Um exemplo da atuação integrada do centro é a instalação recente de sirenes de inundação e alagamento no Rio Capivari e em São Luís do Paraitinga, usando o monitoramento das cotas de inundação do rio para alertar a população.

"Nós apoiamos o Rio Grande do Sul e aprendemos que muitas vezes não adianta só monitorar onde a chuva cai. Às vezes há rios caudalosos que estão até fora do Estado, e quando chove, alagam os municípios rio abaixo. Estamos colocando sistemas de sirenes para que a gente não seja surpreendido como no Vale do Taquari", disse.

Novas sirenes também foram colocadas nos municípios de Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, segundo o coronel.

Conselho terá primeira reunião em fevereiro

O colegiado é órgão consultivo para monitorar a implementação de políticas na área, atuando junto ao Comitê Gestor de Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Em 2024, o Estado de São Paulo sofreu com seca extrema e uma onda de incêndios que atingiu dezenas de municípios do interior.

O conselho tripartite é composto por 18 representantes do governo do Estado, dos municípios e da sociedade civil, com mandato de dois anos de duração.

Além de secretarias de governo e da Defesa Civil, os participantes incluem as regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista, a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), as universidades públicas paulistas e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo o governo do Estado, quatro organizações da sociedade civil foram eleitas para integrar o colegiado após um edital de chamamento público: o Instituto de Conservação Costeira, entidade que atua no litoral norte, e a Associação dos Engenheiros da Sabesp, como titulares, e o Instituto Internacional Arayara e a Sociedade Rural Brasileira como suplentes, respectivamente.

O conselho terá sua primeira reunião em fevereiro, durante a qual os membros serão empossados e irão deliberar sobre o regimento interno.

Em seu discurso durante a cerimônia de lançamento realizada nesta quarta-feira, 22, o governador declarou que a criação do conselho é um passo para colocar em prática as medidas estipuladas no planejamento climático do Estado. "O grande desafio é sair discurso e tornar as nossas ações efetivas", disse.

Durante o evento, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística Natália Resende anunciou ainda o lançamento de um edital para a remuneração da coleta de sementes nativas para reflorestamento e uma medida de fomento à expansão da energia solar no Estado, em que empreendimentos já licenciados poderão ampliar plantas até o limite de 5MW de energia solar adicional para consumo interno, sem precisar obter uma nova licença de instalação.

O chamamento público da Fundação Florestal para a seleção projetos de coleta de sementes nas unidades de conservação estaduais foi publicado nesta quarta no Diário Oficial do Estado.

A gestão estadual é alvo de críticas na área ambiental pelo esvaziamento de instâncias participativas já existentes, como o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), privatizações, afrouxamento do licenciamento e lentidão na implementação de ações climáticas.

Em outra categoria

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia, nesta quinta-feira, 23, os indicados à 97ª edição do Oscar, o principal prêmio do cinema mundial. A lista completa foi revelada em uma cerimônia transmitida ao vivo com os atores Bowen Yang e Rachel Sennott. Em uma grata surpresa, Ainda Estou Aqui foi indicado ao prêmio máximo do Oscar, o de Melhor Filme. O longa de Walter Salles ainda conseguiu indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz, para Fernanda Torres.

A indicação ao Oscar de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres é o assunto do momento, e rendeu comemorações e homenagens de Selton Mello, que atuou no longa inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva. O anúncio da premiação ocorreu na quinta-feira, 23.

No Instagram, ele escreveu: "Fizemos um filme. Ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que jamais pode ser esquecido, por comover com uma beleza austera, por encher as salas de cinema de novo, por levar nossa sensibilidade para o mundo, por recuperar nossa autoestima cultural, por abrir tantas portas para outros que virão, por restaurar o amor pelo cinema brasileiro, por ter criado algo emocionalmente poderoso, por alcançar o raro equilíbrio entre estética e ética, por ser sublime em sua justa simplicidade".

O ator completou que o País e o mundo precisavam da obra no momento em que vivemos, e agradeceu: "Três indicações ao Oscar; com a de melhor filme, nós entramos para a história para sempre. Ainda estamos aqui: Eunice, Rubens, nós e vocês".

Nas redes sociais, internautas comemoraram as indicações e elogiaram a performance do filme.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta quinta, 23, os indicados à 97ª edição do Oscar, o principal prêmio do cinema mundial. A lista completa foi revelada em uma cerimônia transmitida ao vivo com os atores Bowen Yang e Rachel Sennott.

Em uma grata surpresa, Ainda Estou Aqui foi indicado ao prêmio máximo do Oscar, o de Melhor Filme. É a primeira vez na história que o Brasil conquista uma vaga na categoria. O longa de Walter Salles ainda conseguiu indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz, para Fernanda Torres.

O principal rival do País na categoria internacional, o francês Emilia Pérez, lidera a premiação com 13 indicações. O épico O Brutalista, de Brady Corbet, e o musical Wicked ficam logo atrás, com 10 indicações cada.

A cerimônia do Oscar ocorre na noite do dia 2 de março, um domingo, com apresentação de Conan O'Brien.

Lista de indicados ao Oscar 2025:

Melhor Filme

- Anora

- O Brutalista

- Um Completo Desconhecido

- Conclave

- Duna: Parte 2

- Emilia Pérez

- Ainda Estou Aqui

- Nickel Boys

- A Substância

- Wicked

Melhor Direção

- Sean Baker - Anora

- Brady Corbet - O Brutalista

- James Mangold - Um Completo Desconhecido

- Jacques Audiard - Emilia Pérez

- Coralie Fargeat - A Substância

Melhor Ator

- Adrien Brody, O Brutalista

- Timothée Chalamet, Um Completo Desconhecido

- Colman Domingo, Sing Sing

- Ralph Fiennes, Conclave

- Sebastian Stan, O Aprendiz

Melhor Atriz

- Cynthia Erivo, Wicked

- Demi Moore, A Substância

- Karla Sofia Gascon, Emilia Pérez

- Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui

- Mikey Madison, Anora

Melhor Ator Coadjuvante

- Yuri Borisov, Anora

- Kieran Culkin, A Verdadeira Dor

- Edward Norton, Um Completo Desconhecido

- Guy Pearce, O Brutalista

- Jeremy Strong, O Aprendiz

Melhor Atriz Coadjuvante

- Monica Barbaro, Um Completo Desconhecido

- Ariana Grande, Wicked

- Felicity Jones, O Brutalista

- Isabella Rossellini, Conclave

- Zoe Saldaña, Emilia Pérez

Melhor Filme Internacional

- Ainda Estou Aqui (Brasil)

- The Girl With The Needle (Dinamarca)

- Emilia Pérez (França)

- The Seed of the Sacred Fig (Alemanha)

- Flow (Letônia)

Melhor Roteiro Original

- Anora

- O Brutalista

- A Verdadeira Dor

- Setembro 5

- A Substância

Melhor Roteiro Adaptado

- Um Completo Desconhecido

- Conclave

- Emilia Pérez

- Nickel Boys

- Sing Sing

Melhor Animação

- Flow

- Divertida Mente 2

- Memoir of a Snail

- Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl

- O Robô Selvagem

Melhor Documentário

- Black Box Diaries

- No Other Land

- Porcelain War

- Soundtrack to a Coup d'Etat

- Sugarcane

Melhor Documentário em curta-metragem

- Death by Numbers

- I Am Ready, Warden

- Incident

- Instruments of a Beating Heart

- The Only Girl in the Orchestra

Melhor curta-metragem

- A Lien

- Anuja

- I'm Not a Robot

- The Last Ranger

- The Man Who Could Not Remain Silent

Melhor Curta de Animação

- Beautiful Men

- In the Shadow of the Cyrpess

- Magic Candles

- Wander to Wonder

- Yuck!

Melhor Trilha Sonora

- O Brutalista

- Conclave

- O Robô Selvagem

- Wicked

- Emilia Pérez

Melhor Canção Original

- El Mal - Emilia Pérez

- The Journey - The Six Triple Eight

- Like a Bird - Sing Sing

- Mi Camino - Emilia Pérez

- Never Too Late - Elton John: Never Too Late

Melhor Som

- Um Completo Desconhecido

- Duna - Parte Dois

- Emilia Pérez

- Wicked

- O Robô Selvagem

Melhor Design de Produção

- O Brutalista

- Conclave

- Duna - Parte 2

- Nosferatu

- Wicked

Melhor Fotografia

- O Brutalista

- Duna -Parte 2

- Emilia Pérez

- Maria Callas

- Nosferatu

Melhor Maquiagem e Cabelo

- Um Homem Diferente

- Emília Perez

- Nosferatu

- A Substância

- Wicked

Melhor Figurino

- Um Completo Desconhecido

- Wicked

- Nosferatu

- Gladiador 2

- Conclave

Melhor Edição

- Anora

- O Brutalista

- Conclave

- Emilia Pérez

- Wicked

Melhores Efeitos Visuais

- Alien: Romulus

- Better Man

- Duna - Parte 2

- Planeta dos Macacos: O Reinado

- Wicked