Polícia prende 9 suspeitos de sequestrar a modelo Luciana Curtis e a família

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nove suspeitos foram presos e outros três já têm mandado de prisão temporária emitida por suspeita de envolvimento no sequestro da modelo Luciana Curtis, seu marido e sua filha em novembro de 2024. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), as 12 pessoas supostamente fazem parte de uma quadrilha de sequestradores.

A operação de prisão da quadrilha foi deflagrada pela Delegacia Antissequestro (DAS) da Polícia Civil de SP nesta quinta-feira, 23, com o apoio de outros grupos especiais de operação policial do Estado. Além das prisões, foram emitidos e estão sendo cumpridos 14 mandados de apreensão contra a quadrilha, nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Suzano.

Luciana, o marido e a filha foram sequestrados em 27 de novembro quando saíram de um restaurante na Lapa, na zona oeste da capital paulista. Os criminosos interceptaram o carro da família e levaram os três até um cativeiro na região da Brasilândia, na zona norte da cidade, onde permaneceram até o dia 28, conforme a SSP.

"Sob ameaças, eles mantiveram a família no local e realizaram transferências bancárias. A Polícia Civil foi acionada e, após investigação, conseguiu descobrir o local do cativeiro. As vítimas foram libertadas, mas, na ocasião, ninguém foi preso", explica a pasta de segurança pública do Estado.

Em 30 de novembro, uma mulher envolvida no crime foi identificada. Conforme as investigações, ela lavava dinheiro para a quadrilha por meio da lotérica em que trabalhava.

"Após a prisão dela, os demais envolvidos foram identificados e os investigadores conseguiram, junto à Justiça, a expedição dos mandados, que são cumpridos hoje na Operação Crisandália", diz a SSP.

Relembre o caso

Modelo internacional com campanhas para marcas como Revlon e L'Oreal e desfiles para Victoria's Secret, Luciana Curtis estava com o marido, o fotógrafo Henrique Gendre, e uma das filhas.

O trio jantou em um restaurante de comida japonesa que fica na Avenida Pio XI, na Lapa. Ao sair do estabelecimento, foi abordado por um grupo de sequestradores - não foi divulgado quantos eram no momento da abordagem.

Os criminosos renderam o casal e a filha, que foram obrigados a entrar no veículo da própria família e levados até uma favela em Parada de Taipas. Mantidos sob armas dentro de um casebre, foram obrigados a fazer transferências bancárias.

Na manhã seguinte, outra filha do casal, que não havia acompanhado a família e estava em casa, estranhou a ausência dos pais e da irmã e avisou um tio. A família, então, acionou a Polícia Civil, e a Divisão Antissequestro (DAS) iniciou a investigação.

Por meio do georreferenciamento do telefone celular de uma das vítimas, os agentes descobriram o local aproximado onde elas estavam e foram até lá. Porém, antes que os policiais descobrissem o local exato do cativeiro, os sequestradores libertaram as três vítimas e fugiram.

Na rua do cativeiro, cerca de 12 horas após o início do sequestro, o trio pediu auxílio a funcionários municipais que passavam por ali e foram acolhidos. A polícia encontrou o cativeiro vazio e iniciou, então, o processo de investigação sobre o caso e a quadrilha.

Em outra categoria

Dua Lipa esteve em Buenos Aires nesse domingo, 9. Ela foi flagrada no estádio La Bombonera, em um jogo entre o Boca Juniors e o River Plate. Sua passagem pelo país será curta, já que a cantora fará dois shows no Chile, entre 11 e 12 de novembro, antes de chegar ao Brasil. Por aqui, ela se apresenta no próximo sábado, 15, em São Paulo, seguida por outro show no Rio de Janeiro, no dia 22 de novembro.

Alguns fãs de Dua Lipa aproveitaram a oportunidade para pedir por autógrafos e conversar com a cantora, em momento que foi filmado e publicado nas redes sociais. Em outro vídeo, Dua Lipa aparece acenando para os fãs e sorrindo, durante o jogo.

O motivo da visita da cantora na Argentina foram seus dois shows no Estádio Monumental entre 7 e 8 de novembro, que também foram registrados nas redes sociais.

Dua Lipa no Brasil em 2025

Dua Lipa, que já se apresentou no Rock in Rio e em São Paulo em 2022, trará ao Brasil a turnê Radical Optimism. A artista se apresentará em São Paulo, no dia 15 de novembro, no MorumBIS, além do Rio, na Área Externa da Farmasi Arena, no dia 22.

Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, o Príncipe William teve uma conversa com Luciano Huck. O encontro foi ao ar neste domingo, 9, no Domingão com Huck.

No encontro, Luciano presenteou o herdeiro do trono britânico com um porta-retrato com uma foto rara da Princesa Diana, mãe de William. A fotografia foi tirada em 1991, quando Lady Di visitou o Brasil e passou pela Fundação Casa, onde conversou com menores reclusos. "Que coisa linda", reagiu William. Na ocasião, Diana deu colo a uma menina com Aids e a fotografia correu o mundo.

O príncipe falou da emoção de visitar o Brasil pela primeira vez. "Quando cheguei aqui, vi as belezas da cidade e fiquei encantado. Estar no Pão de Açúcar foi um sonho realizado", disse.

William esteve no Brasil para participar da cerimônia do Prêmio Earthshot, uma premiação internacional criada por ele para reconhecer soluções inovadoras para desafios ambientais. Além da visita ao Rio de Janeiro, William esteve em Belém onde participou da Cúpula de Líderes que antecedeu a COP30.

A rede social TikTok e o cantor Gilberto Gil anunciaram nesta segunda, 10, uma parceria em iniciativa de conscientização "sobre o reflorestamento e o impacto positivo de uma alimentação saudável no clima". A promessa é de que a cada vídeo postado para a campanha Refloresta Com Gil, seja plantada uma árvore.

Para participar, os usuários do TikTok devem publicar, até o dia 21 de novembro, vídeos na plataforma usando de fundo o áudio específico da iniciativa, com a voz de Gilberto e a base instrumental da música Refloresta, acompanhado pelas hashtags #COP30 #ReflorestacomGil #IngredientePrincipal #JuntosPeloClima e #climateaction. Também há um modelo de CapCut criado para a campanha.

Em Belém, no Pará - mesma cidade que atualmente acolhe a COP-30 - será promovida uma roda de conversa entre Gilberto Gil e influenciadores do Brasil e do exterior a respeito de arte, sustentabilidade e redes sociais. Segundo o TikTok, serão plantadas até 1 milhão de árvores "em diferentes biomas".

Refloresta Com Gil

Confira abaixo a mensagem lida por Gilberto Gil em campanha com o TikTok:

"Manter de pé o que resta não basta. É hora de replantar, de cuidar, de respeitar, de ressoar o cuidado com a Terra em todos os aspectos de nossa vida. Da forma como trabalhamos ao ingrediente principal que escolhemos levar à mesa.

Porque reflorestar é semear futuro para se alimentar bem. Está tudo conectado com a saúde do nosso planeta. Comece hoje o movimento em busca de uma Terra mais sã.

A cada vídeo postado com esse áudio, uma árvore será plantada para ajudar a reflorestar o planeta. Pelo clima, por você, por mim, pelos nossos e pelos outros: é hora de ser Refloresta."