Metrô faz limpeza de túneis após enchente na Linha 1-Azul, que segue parcialmente fechada

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Metrô de São Paulo informou que já concluiu a drenagem, limpeza e reforço estrutural da Linha 1-Azul, que segue com operação parcial desde o temporal da sexta-feira, 24. Os sistemas elétricos e de controle estão sendo analisados para retomada.

A companhia de transporte sobre trilhos publicou um vídeo no X (antigo Twitter) que mostra os funcionários limpando os túneis que haviam sido tomados pelas águas da enchente.

Neste domingo, 26, os trens operam somente entre Jabaquara e Santana. O trecho que inclui as estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi, na zona norte paulistana, segue fechado desde sexta. Passageiros são atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese.

Conforme o Metrô, "cerca de 200 pessoas trabalham para retomar a operação da estação (Jardim São Paulo), já tendo concluído a drenagem da água e lavagem da via por onde passam os trens, a limpeza das áreas internas e de fluxo da estação, o restabelecimento dos sistemas eletroeletrônicos, além da recomposição e reforço estrutural de um muro do acesso, que sucumbiu com a força da água, não impedindo a inundação da estação".

Na véspera do aniversário de São Paulo, a forte chuva acompanhada de rajadas de vento e granizo, que durou cerca de duas horas, alagou ruas e estações de metrô. Na Estação Jardim São Paulo, vídeos mostraram passageiros se segurando no corrimão para que não fossem levados pela enxurrada.

A tempestade causou também causou estragos, com desabamentos e correntezas arrastarem carros pelas ruas, principalmente nas regiões norte e oeste. Um artista plástico de 73 anos morreu em casa, em Pinheiros, na zona oeste, após as águas invadirem o imóvel.

Conforme a Defesa Civil, a chegada de uma frente fria poderá causar, a partir deste domingo, tempestades com rajadas de ventos e raios em algumas regiões. Por este motivo, será criado um gabinete de crise para atender ocorrências mais urgentes. O grupo vai funcionar entre segunda-feira, 27, e terça, 28.

O domingo, 26, será marcado por chuva moderada a forte a partir do período da manhã, que deve receber o reforço da chegada de uma frente fria ao litoral paulista. Essa condição proporciona a ocorrência de chuvas com maior volume e de forma generalizada ao longo do dia.

Esse cenário aponta para a formação de alagamentos intransitáveis, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos. As temperaturas variam entre a mínima de 21°C e a máxima por volta dos 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 60%.

A segunda-feira também deve registrar chuvas fortes na capital paulista e cidades da Grande São Paulo. O dia começa com termômetros na marca dos 20°C, com sol entre muitas nuvens. A máxima prevista é de 26°C, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 67%.

Em outra categoria

O terceiro episódio da quinta temporada do The Masked Singer Brasil, deste domingo, 26, trouxe mais uma revelação emocionante para os fãs do reality. Sob a fantasia de Dona Lurdes estava Cacau Protásio.

Com a apresentação de Eliana, os confrontos da noite colocaram Penha, de Cheias de Charme, contra Juma, de Pantanal; Catarina e Petruchio, de O Cravo e a Rosa, contra Jesuíno, de Cordel Encantado; e Dona Lurdes, de Amor de Mãe, contra Nazaré Tedesco, de Senhora do Destino.

A quinta temporada do The Masked Singer Brasil, em homenagem aos 60 anos das novelas da Globo, traz mascarados inspirados em personagens icônicos das novelas da Globo se enfrentando em duelos musicais. A personagem Carminha foi desmascarada no último domingo, 19, revelando a identidade da jornalista Sandra Annenberg.

Já as dançarinas Sheila Mello e Scheila Carvalho, do grupo É o Tchan!, que estavam representado as gêmeas Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia, foram as primeiras eliminadas da temporada.

Na madrugada deste sábado, 25, a cantora de forró Laninha Show e sua família foram vítimas de um sequestro em Fortaleza, logo após uma apresentação no bairro Aldeota. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu dois suspeitos em flagrante durante uma blitz no bairro Pici.

Em nota divulgada em seu perfil no Instagram, a cantora tranquilizou os fãs e afirmou que ela e seus familiares estão bem e seguros. "Foi um momento de muito medo, mas graças à rápida ação das equipes de segurança pública, tudo terminou bem", declarou. Laninha também informou que precisará reagendar alguns compromissos para focar em sua recuperação.

Suspeitos presos

Em nota enviada ao Estadão, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em conjunto com a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), prenderam em flagrante dois suspeitos de envolvimento em um crime de extorsão mediante sequestro ocorrido na madrugada deste sábado, 25.

De acordo com PMCE, a prisão dos suspeitos ocorreu no bairro Pici, durante uma blitz de trânsito.

"Policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), juntamente com guardas municipais, identificaram um veículo em atividade suspeita e que tentou se evadir da fiscalização. Com a abordagem, os agentes de segurança identificaram que se tratava de um crime e, logo em seguida, dois homens tentaram fugir, mas foram capturados", diz a nota.

No local foram presos em flagrante um homem, de 32 anos, e outro homem, de 31 anos, que já possui antecedentes criminais por ameaça, roubo a pessoa e crime de trânsito.

A PMCE informou que o segundo suspeito estava com um mandado de prisão preventiva em aberto pelos crimes de receptação, roubo, adulteração de sinal identificador de veículo. Ambos foram conduzidos para a Delegacia do 32º Distrito Policial (32º DP), unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na região, onde foram autuados pelo crime de extorsão mediante sequestro.

Na delegacia, também foi efetivado o cumprimento da ordem de prisão contra um dos suspeitos e, em seguida, a dupla foi colocada à disposição do Poder Judiciário.

Laninha agradeceu

Nesta manhã, a cantora apareceu bastante abalada em um vídeo no Instagram. "Reviver isso não é fácil, mas eu tinha que vir aqui agradecer a Deus por esse livramento. Ele esteve comigo e minha família o tempo todo", legendou Laninha.

Na madrugada de sábado, 25, durante a segunda festa do Big Brother Brasil 25, os gêmeos João Pedro e João Gabriel fizeram críticas ao funk carioca tocado na casa, o que motivou repercussão nas redes sociais e reações de artistas.

Após a exibição de sertanejos como Tierry, Gustavo Mioto e Luan Pereira, a dupla de goianos não hesitou em demonstrar desagrado pela mudança no estilo musical da playlist da festa.

"Isso não é música, não, moço. Só esse povo do Rio de Janeiro que escuta isso mesmo! Mal sabem eles que o que movimenta o Brasil é o agro", disse João Gabriel.

A crítica se intensificou quando a música Joga pra Lua, de Anitta e Pedro Sampaio, entrou na playlist. "Dó desse povo que escuta isso!", lamentou João Pedro, enquanto João Gabriel foi mais enfático: "Musicaiada feia! Tá 'amarrado', eu não cresci ouvindo um 'trem' desses, não!".

As declarações não passaram despercebidas pelos fãs do gênero e, desde então, as contas dos gêmeos estão suspensas no X (antigo Twitter). A equipe da dupla publicou uma nota no Instagram pedindo desculpas pelas falas.

Reação de artistas

Lellê, autora da música De ladin, que tocava no momento das críticas, se manifestou sobre o episódio.

"Hoje foi bem chato acordar para um dia cheio de gravações recebendo mensagens sobre as falas equivocadas do João Gabriel e João Pedro", escreveu a cantora.

Em seu texto, Lellê enfatizou a relevância do funk para a cultura brasileira e no cenário global. "O funk é parte do que sustenta o Brasil há décadas. E que agora sustenta o mundo", afirmou.

Outras personalidades do funk, como Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda, também se manifestaram, reafirmando o valor do gênero e desafiando a intolerância. Tati afirmou: "O funk mudou minha vida e salva vida de milhares de pessoas, desde o Mc ao segurança do evento. O Brasil é um país multicultural e devemos respeitar e enaltecer nossa cultura."

Valesca, por sua vez, destacou o impacto do funk em sua trajetória pessoal: "Eu pude dar uma casa para minha mãe cantando funk, pude dar uma vida boa pro meu filho cantando funk e sobrevivo cantando funk".