Em dois dias, já choveu 65% do esperado para fevereiro em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As pancadas de chuva mais intensas nesta segunda-feira, 3, na cidade de São Paulo, devem permanecer concentradas entre o meio da tarde e o início da noite, de acordo com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. A expectativa é que a semana continue chuvosa, segundo a Meteoblue. As temperaturas, no entanto, devem voltar a atingir os 30ºC nos próximos dias.

A capital paulista amanheceu nesta segunda-feira com chuva fraca e isolada. No decorre do dia, o sol deve aparecer entre nuvens. É preciso ter atenção aos possíveis pontos de alagamento.

"A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o tempo instável, com as pancadas de chuva concentradas no fim das tardes. O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado, devido ao solo encharcado e a continuidade das chuvas", alerta o CGE.

Na terça-feira, 4, o sol aparece entre nuvens e mantém o tempo abafado. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas de 27°C. Entre a tarde e o início da noite as pancadas de chuva retornam para a Grande São Paulo.

No domingo, 2, a Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até a próxima quarta-feira, 5.

Nos últimos dias, várias regiões paulistas, entre elas a Grande São Paulo e a Baixada Santista, registraram transtornos causados pelos temporais, como enchentes e deslizamentos. Em dois dias, já choveu na cidade de São Paulo 65% do esperado para o mês de fevereiro, de acordo com o CGE.

Veja a previsão para os próximos dias:

- Segunda-feira: entre 21ºC e 25ºC;

- Terça-feira: entre 21ºC e 28ºC;

- Quarta-feira: entre 21ºC e 30ºC;

- Quinta-feira: entre 20ºC e 31ºC;

- Sexta-feira: entre 20ºC e 32ºC.

Em outra categoria

Neste domingo, 2, foi formado o terceiro Paredão do Big Brother Brasil 2025. Diego e Daniele e Gracyanne e Giovanna são as duplas que vão disputar a preferência do público pela permanência na casa. A dinâmica, no entanto, será diferente das demais.

Somente um dos integrantes da dupla será eliminado por votação popular. O outro membro será enviado para o Quarto Secreto - onde receberá informações privilegiadas do jogo - e, após alguns dias, voltará para a casa imune. O resultado será conhecido na próxima terça-feira, 4.

O Paredão começou a ser montado na última quarta-feira, 29, quando Eva e Renata foram imunizadas após atenderem o Big Fone. Na quinta-feira, 30, Gabriel e Maike venceram a Prova do Líder e colocaram Mateus e Vitória, Diego e Daniele e Aline e Vinícius na Mira do Líder. Já no sábado, 1, Aline e Vinícius venceram a Prova do Anjo.

Durante a formação do Paredão no programa ao vivo, os anjos decidiram imunizar a dupla Guilherme e Delma. Na sequência, os líderes escolheram a dupla Diego e Daniele para o Paredão.

A casa, então, foi para o Confessionário e Gracyanne e Giovanna e Diogo e Vilma foram as duas duplas mais votadas. Com isso, elas foram escolhidas para jogar o Bate-Volta. Além disso, elas tiveram que escolher, em consenso, uma terceira dupla para participar da dinâmica. Os escolhidos foram Aline e Vinícius.

Como foi a Prova bate-volta

Com as quatro duplas definidas, foi a vez de disputar a prova Bate-Volta. Exceto Diego e Daniele, indicados pelos líderes, as demais duplas tiveram uma última chance de escapar do Paredão. A prova de sorte contou com uma única etapa e foi patrocinada pela Chevrolet.

Na dinâmica, os participantes foram até um tabuleiro com seis casas. Cada dupla deveria escolher entre três cartões com frases distintas. Caso o cartão escolhido contivesse a frase correta, os confinados poderiam avançar uma casa no tabuleiro. Ao chegar no final do tabuleiro, a dupla vencia o desafio.

As duplas Diogo e Vilma e Aline e Vinícius avançaram na prova e se safaram do Paredão. Com isso, Diego e Daniele e Gracyanne e Giovanna vão disputar o voto do público pela permanência na casa do Big Brother Brasil.

Não foi desta vez. A cantora Anitta foi indicada ao Grammy neste domingo, 2, mas perdeu a categoria de Melhor Álbum de Pop Latino para Shakira. A colombiana, que se apresenta no Brasil neste mês, venceu o prêmio pelo marcante Las Mujeres Ya No Lorran. O álbum ganhou ampla repercussão pelas letras em que a artista reflete sobre a separação do ex-jogador Gerard Piqué.

Shakira dedicou o troféu aos imigrantes em meio à onda de deportações do governo Trump. "Eu sempre lutarei com vocês", disse ela.

Outro brasileiro indicado na premiação foi Milton Nascimento. Ele concorreu ao prêmio de Melhor Álbum Vocal de Jazz por Milton + esperanza ao lado da norte-americana Esperanza Spalding, mas perdeu a categoria para Samara Joy, a mesma artista que venceu de Anitta na categoria de Artista Revelação em 2023.

O Grammy 2025 fez o clássico tributo aos artistas que morreram no último ano e, dentre os homenageados neste domingo, 2, esteve Sérgio Mendes. O músico brasileiro, responsável por popularizar a bossa nova internacionalmente, morreu aos 83 anos em setembro.

A homenagem começou com a imagem de Liam Payne, ex-integrante do One Direction que morreu em outubro. O momento teve uma apresentação de Chis Martin, vocalista do Coldplay.

Mendes morreu por insuficiência respiratória. O artista nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, e começou a carreira no início dos anos 1960, estimulado pela bossa nova. Ele ficou conhecido por lançar sua versão para Mas Que Nada, de Jorge Ben Jor, no disco Herp Albert presents Sergio Mendes & Brasil 66, com uma mistura de bossa, jazz e ritmos latinos.

Ao todo, Mendes foi indicado seis vezes ao Grammy, mas ganhou o prêmio apenas em 1992 pelo álbum Brasileiro. O músico também chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Canção Original em 2012 pela canção Real in Rio, tema da Animação Rio, de Carlos Saldanha.