ONU diz que janeiro de 2025 foi o mais quente da história, superando limite do Acordo de Paris

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Janeiro de 2025 foi o primeiro mês do ano mais quente já registrado, com a temperatura global 1,75ºC acima dos níveis pré-industriais, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). O valor ultrapassa significativamente o limite de 1,5ºC estabelecido pelo Acordo de Paris em 2015 para conter os efeitos das mudanças climáticas.

A ONU classificou os dados como "surpreendentes", inclusive para especialistas do Copernicus, serviço climático europeu.

Segundo o órgão, janeiro foi o 18º dos últimos 19 meses em que a temperatura média global da superfície do ar permaneceu acima de 1,5ºC em relação à era pré-industrial.

"Janeiro de 2025 é mais um mês surpreendente, dando continuidade aos recordes de temperatura observados ao longo dos últimos dois anos, apesar do desdobramento das condições de La Niña no Pacífico tropical e de seu efeito temporário de resfriamento sobre as temperaturas globais", afirmou Samantha Burgess, líder estratégica de clima do Copernicus.

O relatório da ONU atribui o aumento das temperaturas principalmente à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento, que elevaram as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera a níveis recordes.

Em sua posse como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump retirou o país do Acordo de Paris, justificando a medida como um esforço para "acabar com as políticas de extremismo climático de Joe Biden", segundo a Casa Branca.

Em outra categoria

O cantor Amado Batista, de 73 anos, estaria de casamento marcado com Calita Franciele, miss 50 anos mais nova que ele. A cerimônia deve acontecer em 15 de março, em uma das fazendas do sertanejo. As informações são da jornalista Jakeliny Mendonça, titular de Goiânia da coluna A Hora da Venenosa, da TV Record.

Amado Batista assumiu o relacionamento há cerca de dois meses, em uma participação dele no programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili no SBT. Desde então, o casal está recebendo muitas críticas nas redes sociais por causa da diferença de idade.

Calita Franciele Miranda de Souza tem 23 anos e se apresenta no Instagram como bióloga e modelo. Ela é seguida por 205 mil pessoas e foi coroada Miss Universe Mato Grosso 2024 e Miss Campinápolis 2023/2024.

Apesar da informação da colunista de Goiânia, replicada pela jornalista Fabíola Reipert, titular da coluna em São Paulo, o casal ainda não se pronunciou oficialmente sobre os próximos passos do relacionamento.

A atriz Karla Sofía Gascón, protagonista de Emilia Pérez, confirmou com uma postagem em seu perfil no Instagram que vai se afastar da campanha pelo Oscar 2025. O filme é o recordista da premiação neste ano, concorrendo em 13 categorias, entre elas a de Melhor Atriz para a espanhola.

"Após a entrevista do Jacques que eu entendo, decidi, pelo filme, pelo Jacques, pelo elenco, pela incrível equipe que merece, pela bela aventura que todos tivemos juntos, deixar o trabalho falar por si, esperando que o meu silêncio permita que o filme seja apreciado pelo que é, uma bela ode ao amor e à diferença. Peço sinceras desculpas a todos que foram magoados no caminho", escreveu a atriz.

Em seu pronunciamento, postado em inglês, a protagonista de Emilia Pérez cita o posicionamento do francês Jacques Audiard, diretor do filme, que considerou os comportamentos recentes de Karla como uma 'abordagem autodestrutiva'.

"Infelizmente, isso está ocupando todo o espaço, e isso me deixa muito triste. É muito difícil para mim pensar no trabalho que fiz com Karla Sofía. A confiança que compartilhamos, a atmosfera excepcional que tivemos no set, que era realmente baseada na confiança", disse o diretor em uma entrevista ao Deadline na quarta-feira, 5.

O diretor ainda admitiu que não estava mais falando com a atriz depois que tuítes antigos e controversos de Karla voltaram à tona. Karla ainda prejudicou a campanha ao tentar se justificar e dar diversas entrevistas para falar sobre a polêmica sem o consentimento da Netflix, responsável por distribuir Emilia Pérez nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

Com o afastamento da protagonista da campanha pelo filme, as distribuidoras mudaram o foco das divulgações, tirando as imagens de Karla Sofía Gascón de cartazes de Emilia Pérez e destacando outras atrizes, como Zoe Saldaña e Selena Gomez.

Com o afastamento oficial, Karla Sofía Gascón não vai mais participar dos eventos da temporada de premiações nos EUA, anteriores ao Oscar, que acontece em 2 de março, em Los Angeles. Ela era esperada nos Prêmios Goya, considerado o Oscar da Espanha, mas também não vai mais marcar presença na principal premiação do seu país de origem.

O Prime Video divulgou nesta sexta-feira, 7, que O Auto da Compadecida 2 chegará ao seu catálogo no último dia do mês, 28 de fevereiro.

A continuação de O Auto da Compadecida estreou nos cinemas dia 25 de dezembro do ano passado e segue em cartaz. Inspirada na obra de Ariano Suassuna, a história foi escrita por Guel Arraes e João Falcão, com colaborações no roteiro de Adriana Falcão e Jorge Furtado.

No filme, Selton Mello e Matheus Nachtergaele interpretam a dupla Chicó e João Grilo, mais uma vez. Virginia Cavendish e Enrique Diaz também estão no elenco da sequência como Rosinha e Joaquim Brejeiro, respectivamente.

Além dos quatro, Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Fabíula Nascimento, Luis Miranda, Luellem de Castro e Juliano Cazarré também estão no elenco de O Auto da Compadecida 2.

O filme ultrapassou a marca de três milhões de espectadores nos cinemas em três semanas em cartaz. Segundo o Filme B Box Office Brasil, O Auto da Compadecida 2 já faturou mais de R$ 62 milhões.

Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa - como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele acaba alvejado pelo mesmo cabra que o havia matado anos antes. Será que a Compadecida vai intervir para salvá-lo novamente?