IML libera corpos de vítimas de acidente de avião em São Paulo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo liberou neste sábado, 8, os corpos das duas vítimas do acidente aéreo ocorrido na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, ontem, 7. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os corpos do advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e do piloto Gustavo Medeiros passaram por exames de odontologia legal e foram liberados para as famílias.

Em nota, o escritório Carpena Advogados Associados, do qual Márcio era sócio, afirmou que está adotando as providências necessárias para o traslado dos corpos para Porto Alegre.

A previsão é de que o transporte das urnas funerárias ocorra ainda neste sábado para tornar viável o sepultamento amanhã, domingo, 9.

Queda e explosão

A aeronave King Air F90, da fabricante Beech Aircraft, decolou do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte, por volta das 7h15, com destino à capital gaúcha.

A queda ocorreu logo em seguida, quando o piloto tentava fazer um pouso forçado na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda.

A aeronave atingiu um ônibus que passava pela via e explodiu. Medeiros e Carpena morreram no local. Seis pessoas que estavam nas proximidades tiveram ferimentos leves e passam bem.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil como homicídio culposo e lesão corporal.

Possíveis causas

Especialistas consultados pela reportagem afirmaram ser precipitado tentar indicar possíveis causas da queda - a investigação compete a autoridades aeronáuticas - e que é difícil apontar tendência que explique a alta de acidentes aéreos no País.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que "o Brasil segue requisitos internacionais rigorosos e figura entre os 10 países com maior índice oficial de segurança da aviação (95,1%), estando à frente de países como Estados Unidos da América e seus vizinhos na América do Sul".

Em outra categoria

A Prova do Anjo de hoje no BBB 25 teve início na tarde deste sábado, 8. O anjo desta semana é autoimune. O Paredão deste domingo, 9, será triplo, e já conta com a imunidade de Gracyanne Barbosa, que passou pelo Quarto Secreto, e do líder, João Gabriel.

Tadeu Schmidt conduziu um sorteio entre os participantes. As pessoas que tiravam um "X" estariam fora da prova, e quem tirasse um número, teria tal número como o de sua ordem de participação. A ordem ficou a seguinte: Guilherme, Vinícius, Vilma, Daniele Hypolito, Thamiris, Mateus, Diego Hypolito, Aline, Camilla e Eva.

A Prova do Anjo de hoje consiste em passar por três salas com luzes laser, nas quais os participantes não podem encostar, com um cartão em cada uma delas liberando a passagem para a próxima etapa. Quem encostar no laser, tem o acréscimo de 10 segundos em seu tempo final. Assim, vence quem concluir o desafio mais rápido.

A produção do BBB 25 também divulgou o 'gabarito' da dinâmica, mostrando onde os cartões estão presentes: Totem 4 (Sala 1), Totem 7 (Sala 2) e Totem 9 (Sala 3). Confira abaixo os resultados de tempo até agora:

Prova do Anjo de hoje no BBB 25

3m13s426 - Vinícius (tempo original sem penalidades [4]: 2m33s426)

3m25s248 - Guilherme (tempo original sem penalidades [1]: 3m15s248)

Ainda não disputaram:

Vilma

Daniele Hypolito

Thamiris

Mateus

Diego Hypolito

Aline

Camilla

Eva

Um advogado vai visitar um cliente em uma prisão no México quando uma rebelião se inicia. Com medo de morrer, o profissional se infiltra entre os presos e acompanha a revolta enquanto tenta escapar da cadeia.

Durante o processo, no entanto, ele terá de enfrentar os próprios demônios e abandonar sua natureza compassiva se quiser sobreviver. A narrativa é contada na nova minissérie da Netflix, Cela 211, que mistura ficção com uma história real e foi lançada na última quarta-feira, 5.

O nome da produção vem do livro homônimo do jornalista espanhol Francisco Pérez Gandul, lançado em 2003. Na história ficcional, um carcereiro se passa por um preso para escapar de um motim.

A obra do streaming, no entanto, uniu os elementos ficcionais da história de Gandul com uma rebelião verdadeira que ocorreu no México em janeiro de 2023.

No Centro de Reinserção Social de Adultos 3 de Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, um grupo de homens armados invadiu o local para tentar libertar alguns presos. O ataque resultou em 17 mortes e no escape de 25 prisioneiros, entre eles um poderoso chefão do crime mexicano.

Dirigido por Gerardo Naranjo e Jaime Reynoso, a série é protagonizada por Diego Calva Hernández (Narcos: Mexico, Babylon) e também conta com Noé Hernández (We Are the Flesh) e Gerardo Taracena (Apocalypto) no elenco. Ao todo, são seis episódios.

O apresentador Tadeu Schmidt aproveitou o ao vivo do BBB 25 nesta sexta-feira, 7, para dar uma bronca nos participantes. Tadeu criticou a postura dos brothers durante a dinâmica do Freeze, que ocorreu enquanto Gracyanne Barbosa retornava à casa.

"Se nós congelarmos a casa de novo, mais atenção, por favor", pediu o apresentador. Tadeu apontou que, diferente do orientado pela produção, alguns brothers falaram enquanto estavam congelados. "Estátua não fala", disse.

João Pedro descumpriu o desafio de permanecer parado e correu para abraçar Gracyanne. As atitudes fizeram com que os participantes, desde quinta, 6, enfrentassem restrições alimentares no Tá Com Nada.

"Se acontecer de novo, o alerta deverá ser atendido imediatamente", detalhou Tadeu. "Essa tolerância acabou. [...] Se essa dinâmica se repetir, pode ser que a punição seja mais grave ainda do que o Tá Com Nada. Pode ser que seja individual, então fiquem ligados."

Nesta sexta, os participantes participam de uma festa sob o comando de Péricles. Pouco antes, vários brothers disseram estar "passando mal" por conta das restrições.