Chuva faz Defesa Civil de SP decretar atenção para alagamentos; moradores recebem alerta severo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Defesa Civil municipal colocou a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos nas zonas oeste, norte e leste, no centro e nas Marginais Pinheiros e Tietê. O anúncio foi emitido às 16 horas desta segunda-feira, 10. Moradores de partes da capital e da região metropolitana - como as zonas central, norte, leste e Guarulhos, por exemplo - receberam pelo celular alerta severo para temporais às 16h39.

Imagens do radar meteorológico do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura mostram chuva forte principalmente na Penha e na Mooca, bairros da zona leste, e na subprefeitura do Butantã, na região oeste da capital.

Segundo o CGE, as áreas de chuva se formaram em função do calor e a entrada da brisa marítima. Há potencial para alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos.

A capital paulista também está em estado de atenção para altas temperaturas desde a última quinta-feira, 6.

Segunda semana de fevereiro será de sol forte e calor

De acordo com o centro da Prefeitura, o sol predomina na terça-feira, 11, com poucas nuvens e previsão de chuva rápida no período da tarde. Os termômetros devem registra mínima de 21°C na madrugada e máxima de 32°C durante a tarde, com índices de umidade do ar em declínio e valores mínimos ao redor dos 35%.

Na quarta-feira (12) o quadro se repete, ou seja, madrugada com céu nublado, sensação de tempo abafado e termômetros em média na casa dos 21°C. O sol predomina desde o amanhecer entre poucas nuvens, com previsão de 32°C de máxima e percentuais mínimos de umidade por volta dos 33°C. Durante a tarde, não se descarta a ocorrência de chuva rápida de forma isolada e com baixo volume pluviométrico.

Em outra categoria

Edilberto e Raissa, eliminados no segundo paredão do BBB 25, voltaram a fazer apresentações no Circo Onix Espetacular, que pertence à família.

Na manhã desta terça-feira, 11, Edilberto postou um vídeo em que fala deste retorno. "Olha onde eu estou. Estou de volta. De volta para a minha casa. O lugar que eu acho que é mágico, o lugar que desperta sonhos, desperta alegrias, desperta sorrisos. Tudo isso é no circo. Sorrir ainda é o melhor remédio. Viva o circo!", disse.

Já Raissa foi mais breve. Na noite da última segunda-feira, 10, ela postou uma foto já preparada para entrar no picadeiro, com o texto: "Hoje tem".

Raissa e Edy foram eliminados do BBB 25 com 50,70% da média de votos do público. Nesta terça, a Casa Mais Vigiada do Brasil respira mais um paredão, com Gabriel, Aline e Vitória Strada na berlinda.

Darlin Ferrattry anunciou nesta terça-feira, 11, sua decisão de deixar o posto de rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo, escola que desfila pela Série Ouro no Carnaval do Rio de Janeiro. Abalada com a morte da neta recém-nascida, Sofia, Darlin explicou que irá se dedicar integralmente ao apoio à filha, Lexa, neste momento de luto.

"Não me sinto feliz e nem a altura para, nesse momento, ocupar o posto de rainha de bateria, onde o meu coração é só dor, e carnaval é alegria. Preciso cuidar da minha filha Lexa nesse momento que requer minha atenção e todo amor. Peço compreensão", declarou Darlin nas redes sociais, agradecendo à direção da escola de samba.

A saída de Darlin ocorre um dia após a Unidos da Tijuca, escola de samba de Lexa, anunciar que não terá uma rainha de bateria neste carnaval, em homenagem e respeito à cantora.

Lexa anunciou nesta segunda-feira, 10, a perda da filha, fruto de seu relacionamento com o ator Ricardo Vianna. A bebê nasceu no dia 2 de fevereiro e morreu três dias depois. Antes do nascimento, a cantora ficou internada na Unidade Semi-Intensiva do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, após ser diagnosticada com pré-eclâmpsia precoce no sexto mês de gestação.

Na noite do último domingo, 9, um comercial bizarro foi exibido durante a transmissão norte-americana do Super Bowl LIX. Na propaganda, o rapper Kanye West apareceu deitado em uma cadeira de dentista e pediu para os seus fãs acessarem o site de sua marca, Yeezy.com (atualmente, o endereço se encontra fora do ar). Segundo Ye, ele gastou todo o dinheiro do orçamento da publicidade em seus novos dentes e, por isso, estava filmando a peça de forma amadora.

O que os executivos responsáveis pelo departamento comercial da NFL não esperavam, no entanto, era que o rapper norte-americano tivesse outros planos em mente. Antes do anúncio ser veiculado, o site de West vendia uma linha de produtos tradicional do rapper. Logo após a exibição do comercial, entretanto, as peças de roupas foram substituídas por um único produto - uma camiseta branca com uma suástica nazista no centro.

"Era um anúncio tão pequeno, ninguém se preocupou", afirmou uma fonte para a revista norte-americana Variety. "O texto estava ok, o site estava ok, as pessoas fizeram sua diligência focando apenas nessa parte". O espaço comercial do Super Bowl costuma exigir altos valores para qualquer peça ser veiculada durante a transmissão do jogo, mas existem formas de se pagar mais barato.

De acordo com a publicação, o espaço comercial comprado por West não era veiculado para a cadeia de transmissão nacional dos Estados Unidos, mas focado apenas em alguns mercados específicos, como a cidade de Los Angeles. Essas publicidades costumam ser bem mais baratas e, por consequência, enfrentam um processo de diligência menos severo do que os comerciais nacionais. Procuradas pela Variety, as emissoras de televisão e a empresa responsável pela veiculação do comercial optaram por não se manifestar.

As últimas polêmicas de Kanye West

O rapper norte-americano se tornou conhecido por inúmeras polêmicas ao longo de sua carreira, mas a semana que se passou foi particularmente movimentada para Ye. Na última sexta-feira, 7, West publicou uma série de postagens racistas, antissemitas e inflamatórias no seu X, o antigo Twitter. Entre os comentários, o rapper declarou "Eu sou nazista" e chegou a elogiar Hitler, afirmando que o ditador era "moderno".

Alguns dias depois, a conta do músico foi desativada. Não se sabe se a desativação da conta foi uma decisão voluntária do artista ou se ele foi removido pela própria plataforma. Além das postagens antissemitas, o rapper também usou o X para defender Sean "Diddy" Combs e fazer declarações polêmicas sobre sua esposa, Bianca Censori.

Recentemente, Kanye viralizou ao posar com a mulher completamente nua no tapete vermelho do Grammy. Ele já revelou anteriormente ter sinais de autismo e sofrer com transtorno bipolar. Apontado como problemático por outros comportamentos ofensivos, o rapper também possui acusações de uso de drogas e abuso sexual contra si.