SP sai do estado de atenção para alagamentos; capital tem ventos acima de 50 km/h

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Defesa Civil municipal colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos na tarde desta segunda-feira, 10. Inicialmente, o anúncio emitido às 16 horas destacou as zonas oeste, norte e leste, o centro e as Marginais Pinheiros e Tietê, mas passou a incluir o sul e sudeste da capital às 16h40.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE), porém, anunciou o término do estado de atenção para alagamentos às 17h45, quando passou a chover leve.

Moradores de partes da capital e da região metropolitana - como as zonas central, norte, leste e Guarulhos, por exemplo - chegaram a receber pelo celular alerta severo para temporais às 16h39.

Ventos acima de 50 km/h foram registrados na zona oeste e na região do Aeroporto de Guarulhos, e houve queda de granizo no Butantã, na zona oeste, e Freguesia do Ò, na zona norte.

O Corpo de Bombeiros relata ter recebido 26 chamadas para quedas de árvores, 56 chamadas para alagamentos ou enchentes (sendo 18 só em Guarulhos), e três chamadas para desabamento/deslizamento na Região Metropolitana da capital, entre 16h e 16h40 desta segunda. Não há informações de feridos.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE), as áreas de chuva se formaram em função do calor e a entrada da brisa marítima.

A capital paulista também está em estado de atenção para altas temperaturas desde a última quinta-feira, 6.

Segunda semana de fevereiro será de sol forte e calor

De acordo com o órgão da Prefeitura, o sol predomina na terça-feira, 11, com poucas nuvens e previsão de chuva rápida no período da tarde. Os termômetros devem registrar mínima de 21°C na madrugada e máxima de 32°C durante a tarde, com índices de umidade do ar em declínio e valores mínimos ao redor dos 35%.

Em outra categoria

O quarto Sincerão do BBB 25 ocorreu nesta segunda-feira, 10. Na dinâmica, exibida parcialmente ao vivo na Globo, todos os brothers e sisters participaram e tiveram que apontar três "tipos/personagens" que estão presentes em todas as edições do Big Brother Brasil.

Eles escolheram quem desta temporada "ninguém vai lembrar", quem será "eliminado(a) com rejeição" e o "saboneteiro". Cada brother teve até 90 segundos para justificar suas escolhas. Apenas aquele apontado como saboneteiro não tinha direito de resposta.

Dentre os momentos mais acalorados, destacou-se a discussão de Aline e João Gabriel, onde a sister chamou o brother de "mentiroso". Depois, houve ainda um debate tenso ente Eva, Renata e Vitória. Mais tarde, Diogo Almeida e Gracyanne também trocaram farpas na hora de decidir quem iria fazer a penúltima escolha. O brother chamou a sister de "arrogante".

No início da dinâmica, também impressionou o tom do apresentador Tadeu Schmidt, claramente irritado pelo fato de alguns participantes não terem justificado suas escolhas da forma a qual ele julgava ser mais adequada ao quadro.

Aline foi escolhida mais vezes na categoria "saboneteiro", Vilma em "ninguém vai lembrar" e Diogo Almeida em "eliminado com rejeição".

Nesta segunda-feira, 10, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, anunciou os nomes dos produtores que representarão Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme. Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno foram selecionados para representar o longa-metragem de Walter Salles.

Teixeira já foi indicado na categoria pelo drama Me Chame Pelo Seu Nome (2017). Maria Carlota, por sua vez, está nomeada pela primeira vez.

O anúncio tardio ocorreu pois quando Ainda Estou Aqui recebeu a indicação na categoria de Melhor Filme, no fim de janeiro, a Academia ainda não havia confirmado os representantes de algumas das obras contempladas. Por isso, os anúncios vinham seguido do termo "nominees to be determined" (indicados a serem determinados). No Oscar, a estatueta de Melhor Filme é sempre entregue aos principais produtores da obra, definidos pela equipe do longa e validados pela Academia.

Além do filme brasileiro, outros indicados na categoria principal como Nickel Boys, Emilia Pérez, A Substância e O Brutalista, além das animações Flow e Wallace & Gromit e o documentário Sugarcane, também tiveram os produtores confirmados.

Jessica Chastain expressou o desejo de ser amiga de Fernanda Torres em entrevista publicada nesta segunda-feira, 10. A brasileira recebeu inúmeros elogios da atriz, que a entrevistou para a Interview Magazine.

"Quero te enviar meu número de telefone, porque adoraria sentar com você quando não estivermos sendo gravadas [...] Eu acho você tão excepcional e inspiradora [...] eu quero ser sua amiga. Sua performance é inacreditável e estou tão feliz que você foi incluída neste grupo de pessoas que foi reconhecida", disse Jessica.

A atriz ainda elogiou o trabalho de Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui e disse que a brasileira trouxe camadas incríveis à Eunice Paiva. Ela mencionou então um dos momentos mais famosos do filme.

"Um dos meus momentos favoritos, que realmente me fez sentar e pensar 'Uau', é quando vocês tiram a foto e não querem que você sorria. Você dá uma risada e diz: 'Ah, nós vamos sorrir'."

Jessica Chaistain disse ainda que Fernanda "precisa aceitar os créditos pelo seu trabalho". Em 2022, ela venceu o Oscar de Melhor Atriz, categoria que a brasileira está concorrendo, por sua atuação em Os Olhos de Tammy Faye.