Governo de SP autoriza estudo para ampliação da Linha 6-Laranja do Metrô

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado de São Paulo autorizou nesta segunda-feira, 10, a elaboração de estudos para a ampliação da Linha 6-Laranja do Metrô, como vinha prometendo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A escavação do túnel para o trecho já contratado da linha foi finalizada na última semana e a operação deve começar, de maneira parcial, em outubro de 2026.

O projeto de ampliação prevê sete novos quilômetros de linha e seis novas estações, sendo quatro delas na região centro-leste e duas ao noroeste da capital. Não há prazo para a conclusão dos estudo, nem para um possível início da obra de ampliação.

Hoje, a Linha 6-Laranja já tem 15,3 km de extensão e 15 estações, do noroeste ao centro da cidade, que estão sendo construídas.

Em evento da última terça-feira, 4, Tarcísio disse que o objetivo é aproveitar a mesma tuneladora que escavou até a estação São Joaquim, no centro da cidade, para chegar às futuras estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos/Parque da Mooca, na região centro-leste.

Já na direção noroeste, o plano é construir mais duas estações: Morro Grande e Velha Campinas. Elas devem ser construídas em método de escavação NATM (sigla para Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis), que utiliza concreto projetado como suporte e dispensa o uso do tatuzão.

Se o projeto de ampliação for concretizado, a Linha 6-Laranja passará a ter ligação com a Linha 10-Turquesa, que vai do centro ao ABC paulista, na estação São Carlos.

"A concessionária Linha Universidade será responsável pelos estudos de viabilidade e pela obtenção das licenças para as obras. Após essa fase, o Governo do Estado avaliará a inclusão da expansão no contrato de concessão como investimento adicional", disse a gestão Tarcísio de Freitas.

Em outra categoria

Deep Purple e Alice Cooper, nomes históricos do rock, foram confirmados como atrações do Festival Best Of Blues and Rock, em São Paulo, que ocorre em dois fins de semana do mês junho no Parque Ibirapuera.

Eles vão tocar nos dias 14 e 15 de junho. As vendas já estão abertas pelo site da Eventim.

Anteriormente, o festival já havia anunciado outras atrações de peso: Dave Matthews Band e Richard Ashcroft (ex-The Verve), para os dias 7 e 8 de junho. Também estão confirmadas bandas nacionais como Hurricanes, Barão Vermelho e Black Pantera.

A banda britânica dos hits Smoke On The Waker e Hush se apresentou na última edição do Rock In Rio, no ano passado. Já o performático cantor norte-americano de sucessos como Poison e School's Out veio pela última vez ao Brasil em 2017, também para o Rock In Rio daquele ano.

A cantora Preta Gil recebeu alta nesta terça, 11, após quase dois meses de internação em São Paulo. Em dezembro, a artista havia passado por uma cirurgia de 21 horas para retirada de tumores. A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Preta esteve hospitalizada.

Segundo boletim médico divulgado, a cantora deve continuar o tratamento contra um câncer no intestino "em esquema ambulatorial". Roberto Kalil Filho, Roberta Saretta, Fernanda Caparelli e Frederico Teixeira são responsáveis pelas equipes médicas que acompanham a artista.

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde, estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, Preta entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Em agosto de 2024, porém, a artista informou que o câncer havia voltado e foi detectado em dois linfonodos, no peritônio - membrana na cavidade abdominal que envolve órgãos como estômago e intestino - e no ureter.

A cirurgia de Preta também implicou na colocação de uma bolsa de colostomia definitiva.

As irmãs Thamiris e Camilla protagonizaram uma nova discussão no BBB 25 nesta terça-feira, 11. Enquanto se arrumavam no Quarto Nordeste, Thamiris reclamou da forma como Camilla jogou sua calcinha de biquíni.

A trancista respondeu com ironia, e a troca de farpas escalou quando Thamiris criticou a postura da irmã, afirmando que ela reage diferente com outros brothers. "Reagiu péssima, como sempre", disparou.

Irmãs que brigam

Esse não foi o único momento em que Thamiris e Camilla se estranharam. Enquanto se arrumavam para o primeiro Show de Quarta, que contou com a apresentação da cantora Anitta e de seu pai, Mauro Machado, as irmãs voltaram a trocar farpas.

A trancista questionou: "Cadê minhas xuxinhas que estavam aqui, agora?". Thamiris respondeu prontamente: "Não sei. Tá igualzinho minha mãe, acusando os outros". Camilla se defendeu e, em seguida, a nutricionista disparou: "Tá estressada? Estou brincando com você. Ai, nossa, chata".

O atrito entre as irmãs também foi percebido em outras dinâmicas do jogo. Camilla desabafou sobre as dificuldades de jogar ao lado de Thamiris, ao precisarem escolher uma dupla para sofrer uma consequência. Camilla revelou que não teria votado em Guilherme e Delma, mas Thamiris insistiu na decisão. "Muito difícil jogar em dupla. Porque eu jamais teria votado neles", lamentou Camilla.