Cones de trânsito derretem em cidade do RS durante onda de calor

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cones de sinalização derretendo sob o calor intenso. Parece exagero, mas a cena foi registrada por um morador em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. O derretimento foi confirmado pela prefeitura local. Os cones são feitos de material emborrachado e ficaram durante três dias sobre o asfalto quente, no estacionamento de uma unidade municipal. Os dois equipamentos danificados foram recolhidos e serão descartados.

Conforme a prefeitura de Santa Maria, os sinalizadores estavam no estacionamento da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, localizada na Avenida Medianeira, e foram colocados na tarde de sexta-feira, 7, permanecendo no local durante todo o fim de semana. O material teria se deformado em função da exposição ao sol e ao asfalto quente durante três dias.

Uma corrente de aço que protege o estacionamento e estava próxima dos cones pode ter contribuído para aumentar o calor, segundo o município. Na segunda-feira, 10, depois de ser constatada a deformidade nas estruturas, os cones usados na sinalização do local foram retirados e substituídos por outros.

No Rio Grande do Sul, segundo o Inmet, está mantido o alerta vermelho para grande perigo de onda de calor pelo menos até o início da noite desta quarta-feira. O aviso, no entanto, pode ser ampliado para mais dias, como aconteceu anteriormente. O início do ano letivo em 2.320 escolas da rede estadual de ensino do Estado, que começaria nessa segunda-feira, 10, foi adiado para a próxima semana, por determinação judicial.

O calor acima do normal se deve a uma grande massa de ar quente que atuou entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e a Argentina. Com a aproximação de uma frente fria, instalou-se um quadro pré-frontal com correntes de vento do norte em níveis baixos, elevando ainda mais a temperatura.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas foram de 40 a 41 graus na Grande Porto Alegre, 41,3 em Uruguaiana e Campo Bom, 40,6°C em São Gabriel, 40,2°C em Camaquã e São Vicente do Sul e 40°C graus em Santa Maria.

Em outra categoria

O sucesso internacional de Ainda Estou Aqui está abrindo mais portas para a temporada de premiações do cinema no Brasil. Neste ano, o Bafta, considerado o "Oscar britânico", será transmitido pela primeira vez no país. Isso porque o filme do diretor Walter Salles está concorrendo na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

A cerimônia será transmitida ao vivo no próximo domingo, 16, a partir das 16h, pelo canal pago TNT e no streaming pela Max. O Prêmio Bafta, da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, acontece no Royal Festival Hall, em Londres.

Ainda Estou Aqui (Brasil) disputa o prêmio com Emilia Pérez (França), Tudo que Imaginamos como Luz (Índia), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Kneecap (Irlanda).

Entre os indicados ao Bafta, Conclave foi o filme que mais se destacou. O suspense católico de Edward Berger foi indicado à 12 categorias. Emilia Pérez, com 11 indicações, O Brutalista, com 9 indicações, e Wicked e Anora, ambos com 7 indicações, completam a lista dos filmes mais prestigiados pelo prêmio.

A cerimônia do Bafta 2025 será conduzida pelo ator escocês David Tennant (Doctor Who e Belas Maldições), que retorna como anfitrião. A banda britânica Take That também subirá ao palco para interpretar Greatest Day, hit incluído no filme Anora.

Além disso, Jeff Goldblum fará uma performance ao piano durante o segmento In Memoriam, homenageando os membros da indústria cinematográfica que morreram em 2025.

Taylor Swift foi flagrada dando gorjetas aos funcionários do Grammy. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a cantora pop conversando com as pessoas que estavam trabalhando nos bastidores do evento.

As imagens começaram a circular nesta terça-feira, 11. É possível ver a artista agradecendo os funcionários. "Muito obrigada por seu trabalho duro", disse.

"Agradecemos muito a vocês", disse um funcionário a cantora.

Taylor Swift foi indicada a seis categorias da premiação, mas não venceu nenhuma. Ela concorria aos prêmios de Álbum do Ano, Melhor Álbum Vocal de Pop, Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Vídeo Musical e Melhor Performance Pop Duo ou Grupo.

No domingo, 9, a cantora pop marcou presença no Super Bowl para assistir seu namorado, Travis Kelce, jogar pelo Kansas City Chiefs. Quando ela apareceu no telão, foi vaiada pela plateia.

A Walt Disney Company anunciou nesta terça-feira, 11, que irá ajustar os avisos de conteúdo em alguns de seus filmes mais antigos, como Peter Pan (1953) e Dumbo (1941). A alteração vem em meio à mudança de estratégia dos programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) da companhia, e foi anunciada em um comunicado interno enviado aos funcionários.

Na prática, a alteração significa que o aviso de conteúdo, que toca automaticamente antes de alguns filmes mais antigos no Disney+, será reduzido. O texto serve para contextualizar algumas representações estereotipadas ou preconceituosas que podem aparecer nas histórias.

A versão atual diz: "Este programa inclui representações negativas e/ou maus tratos de pessoas ou culturas. Esses estereótipos eram incorretos na época e continuam sendo incorretos hoje. Em vez de remover esses conteúdos, queremos reconhecer o impacto nocivo que eles tiveram, aprender com a situação e despertar conversas para promover um futuro mais inclusivo juntos. A Disney tem o compromisso de criar histórias com temas inspiradores e motivadores, que reflitam a diversidade da experiência humana no mundo todo."

Já a nova versão, mais curta, é semelhante ao texto criado originalmente em 2019, quando a plataforma de streaming foi lançada nos Estados Unidos e Canadá: "Este programa é apresentado como criado originalmente, e pode conter estereótipos ou representações negativas".

O texto do anúncio, assinado pela gestora de Recursos Humanos, Sonia Coleman, e obtido pelo portal Axios, também anuncia que a companhia vai encerrar a iniciativa "Reimagine Tomorrow" (Reimagine o Amanhã) e o site correspondente, usado para dar destaque a histórias e criadores de comunidades de minoria representativa. Segundo o memorando, "isso não vai modificar o compromisso da empresa com a criação de uma cultura da qual todos possam se sentir parte e onde todos possam prosperar".

A novidade é interpretada pelo mercado como uma espécie de adequação ao governo do presidente Donald Trump, já que a plataforma vinha sendo atacada pela ala conservadora por iniciativas como o "Reimagine Tomorrow". A ideia, agora, é dar mais foco aos resultados comerciais.