Cones de trânsito derretem em cidade do RS durante onda de calor

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cones de sinalização derretendo sob o calor intenso. Parece exagero, mas a cena foi registrada por um morador em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. O derretimento foi confirmado pela prefeitura local. Os cones são feitos de material emborrachado e ficaram durante três dias sobre o asfalto quente, no estacionamento de uma unidade municipal. Os dois equipamentos danificados foram recolhidos e serão descartados.

Conforme a prefeitura de Santa Maria, os sinalizadores estavam no estacionamento da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, localizada na Avenida Medianeira, e foram colocados na tarde de sexta-feira, 7, permanecendo no local durante todo o fim de semana. O material teria se deformado em função da exposição ao sol e ao asfalto quente durante três dias.

Uma corrente de aço que protege o estacionamento e estava próxima dos cones pode ter contribuído para aumentar o calor, segundo o município. Na segunda-feira, 10, depois de ser constatada a deformidade nas estruturas, os cones usados na sinalização do local foram retirados e substituídos por outros.

No Rio Grande do Sul, segundo o Inmet, está mantido o alerta vermelho para grande perigo de onda de calor pelo menos até o início da noite desta quarta-feira. O aviso, no entanto, pode ser ampliado para mais dias, como aconteceu anteriormente. O início do ano letivo em 2.320 escolas da rede estadual de ensino do Estado, que começaria nessa segunda-feira, 10, foi adiado para a próxima semana, por determinação judicial.

O calor acima do normal se deve a uma grande massa de ar quente que atuou entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e a Argentina. Com a aproximação de uma frente fria, instalou-se um quadro pré-frontal com correntes de vento do norte em níveis baixos, elevando ainda mais a temperatura.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas foram de 40 a 41 graus na Grande Porto Alegre, 41,3 em Uruguaiana e Campo Bom, 40,6°C em São Gabriel, 40,2°C em Camaquã e São Vicente do Sul e 40°C graus em Santa Maria.

Em outra categoria

João Gabriel chorou ao fazer um desabafo com seu irmão, João Pedro, na noite deste domingo, 16, no BBB 25. O participante relatou sua preocupação ao ver a expressão da mãe em vídeo enviado ao Almoço do Anjo, que puderam assistir mais cedo.

"Eu fico pensando na minha mãe. Por que a minha mãe tava daquele jeito? Minha mãe não tava com uma cara boa, não. Não sei se era cansada do serviço...", disse Gabriel. "Pode ser, mas não pode ficar apegado só a isso, não", tranquilizou Pedro.

Na sequência, João Gabriel prosseguiu: "Eu tô com medo é deles lá fora, e nós aqui dentro, fechados, não podendo fazer nada. E o povo... Não sei como é que tá. Tem gente lá de fora que julga a gente. Pelo menos lá de fora a gente pode se defender. Eles não dão conta. Meu pai não falou nada..."

"Mas não pode ficar pensando nisso não...Lógico, todo mundo aqui falou alguma coisa que algumas pessoas do lado de fora não gostaram. Todo mundo, não só nós", continuou o irmão.

Posteriormente, João Gabriel voltou a lamentar: "Nós estamos nos perdendo aqui, não vai ter jeito. Eu, né. Você sabe que não gosto de xingar e estou voltando a fazer tudo que eu fazia antes de a gente aprender a 'virar homem'. Por causa de um jogo. Por causa de dois milhões e meio. Isso não existe não, rapaz."

O radialista Salomão Esper morreu aos 95 anos de idade neste domingo, 16. A informação foi divulgada pelo Grupo Bandeirantes, onde trabalhou boa parte de sua vida, sem detalhar a causa da morte.

Na Rádio Bandeirantes, marcou época apresentando o Jornal Gente entre 1978 e 2019. Em fevereiro daquele ano, deixou a apresentação diária e passou a fazer participações esporádicas dentro do programa Rádio Livre, da Bandeirantes. A rádio publicou nas redes sociais um vídeo daquela que teria sido sua última participação numa atração da casa.

Salomão Esper nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, em 1929. Chegou a se formar em direito, mas trabalhou como locutor desde muito jovem, em 1948, inicialmente na Rádio Cruzeiro do Sul - posteriormente migrando para a Rádio América.

O funeral foi realizado entre 13h e 17h deste domingo, 16, no Funeral Home, em São Paulo. A morte de Salomão Esper também foi lamentada na televisão, com uma reportagem em homenagem ao radialista exibida pela Band.

O personagem Candinho foi eliminado no The Masked Singer Brasil exibido neste domingo, 16. Após ser desmascarado, foi reveleada sua verdadeira identidade: o ator Douglas Silva.

"O maior desafio foi executar todos aqueles movimentos, de todas as músicas, coreografias, com uma mobilidade ilimitada. Aquela roupa tinha quatro camadas, eram vários tecidos", disse após ser eliminado.

Douglas Silva é ator com mais de duas décadas de carreira. Ele é conhecido especialmente por interpretar o personagem Acerola, dupla de Laranjinha, na série Cidade dos Homens (2002) e ter feito parte do elenco do BBB 22.