Operação da Anvisa encontra irregularidades em 19 clínicas de estética

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma operação de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou irregularidades em clínicas de estética em São Paulo, Osasco (SP), Barueri (SP), Brasília, Goiânia e Belo Horizonte. Dois estabelecimentos foram interditados.

A ação, iniciada na terça-feira, 11, e batizada de "Estética com Segurança", tem o objetivo de verificar as condições sanitárias e a regularidade dos estabelecimentos e dos produtos usados para impedir situações que possam trazer risco à saúde dos clientes. No primeiro dia da operação, 19 serviços de estética e embelezamento foram fiscalizados. Em todos foi encontrado algum tipo de irregularidade.

Entre os problemas identificados estão produtos sem registro de uso e comercialização no Brasil e medicamentos manipulados em grande escala por farmácias, que não podem funcionar como fábricas. Também foram encontrados equipamentos descalibrados, reutilizados de forma indevida, e produtos armazenados sem controle de temperatura.

Segundo a Anvisa, em todas as situações foi lavrado um auto de infração e serão abertos processos que podem levar à aplicação de penalidades. As sanções variam de advertências até o cancelamento das autorizações e licenças, além do pagamento de multas. Nos casos de produtos sem registro ou manipulados de forma irregular, os achados foram encaminhados às autoridades policiais para subsidiar investigações.

A operação também realizou inspeções em dois fabricantes de dispositivos médicos nas cidades de Anápolis (GO) e Porto Alegre. A agência não divulgou se foram encontrados problemas nesses locais.

Irregularidades

Em Belo Horizonte e Goiânia, dois estabelecimentos foram totalmente interditados. Outros três sofreram interdições parciais devido às irregularidades: dois deles em São Paulo e um em Brasília.

Em uma clínica de Osasco, mais de 300 ampolas de produtos injetáveis foram encontradas em condições de risco à saúde e nove equipamentos médicos foram inutilizados.

Na capital paulista, estabelecimentos foram flagrados com toxina botulínica armazenada sem controle de temperatura e vencida. Também foram encontrados produtos e medicamentos sem comprovação de regularização.

Em Belo Horizonte, foram registrados anestésicos vencidos e sem data de validade, além de fios e cânulas utilizados em procedimentos invasivos que não estavam registrados na Anvisa. Em um estabelecimento da cidade, foram flagrados instrumentos de uso único para microagulhamento de pele sendo reutilizados e com restos aparentes de sangue.

Já em Goiânia, uma clínica teve embalagens de fenol abertas e vencidas apreendidas. A substância foi suspensa no Brasil em junho de 2024. Também foram encontrados na cidade produtos manipulados em que o nome de funcionários aparece no lugar do nome dos pacientes para burlar a fiscalização, além de produtos com prazo de validade vencido.

Ainda na capital de Goiás, os fiscais identificaram dois casos de infecção, um deles por micobactéria, que não haviam sido comunicados ao sistema de saúde, contrariando a legislação, que estabelece a notificação compulsória.

No Distrito Federal, um dos estabelecimentos não tinha responsável técnico para as atividades prestadas no local.

Em algumas cidades também foram verificadas falhas na esterilização de materiais, anestésicos sem data de validade, produtos injetáveis estéreis abertos para serem usados novamente e cosméticos sendo usados de forma injetável, o que é proibido pela legislação sanitária.

Havia, além disso, estabelecimentos realizando procedimentos invasivos sem autorização ou sem um profissional de saúde habilitado. De acordo com a Anvisa, as irregularidades relacionadas à habilitação serão notificadas aos conselhos profissionais, responsáveis pela fiscalização do exercício profissional no Brasil.

Outros pontos verificados foram a ausência de protocolos de segurança do paciente e a falta de procedimentos para gerenciar os riscos do uso de medicamentos e equipamentos, bem como para o gerenciamento de resíduos. Alguns locais também não tinham prontuários para registrar a evolução dos pacientes ou eventuais intercorrências.

Cuidados ao escolher uma clínica de estética

De acordo com o relatório Denúncias em Serviços de Interesse para a Saúde, publicado pela Anvisa em julho de 2024, os serviços de estética e embelezamento foram os mais denunciados à agência entre 2018 e 2023. Eles representam 61,3% dos casos, à frente de estabelecimentos de hotelaria, estúdios de tatuagem e instituições de longa permanência para idosos, por exemplo. Diante disso, a agência dá as seguintes orientações:

- desconfie de promessas milagrosas e estabelecimentos que ofereçam valores muito abaixo do preço médio do mercado;

- verifique na Vigilância Sanitária do município se o estabelecimento possui licença sanitária válida;

confirme a habilitação dos funcionários nos conselhos de classe;

- sempre pergunte quais produtos serão aplicados nos procedimentos - a regularidade dos itens pode ser consultada no site da Anvisa;

- cuidado com a publicidade de influenciadores digitais, pois nem sempre o mesmo procedimento pode ser aplicável ao seu caso.

Em outra categoria

Maike e João Gabriel receberam uma punição gravíssima no BBB 25 nesta quinta-feira, 13. Os brothers perderam 500 estalecas após Maike ficar sozinho no Apê do Líder, descumprindo uma das regras do jogo.

O alerta foi exibido na tela do ambiente e, em seguida, os alto-falantes da casa confirmaram a penalidade, surpreendendo os participantes.

Reação dos brothers à punição

Maike conversou com os gêmeos na tentativa de entender a situação. Pouco depois, veio o aviso sonoro esclarecendo o motivo da punição:

"Atenção: punição do Maike sozinho no Apê do Líder. Ontem, 21h07".

João Gabriel, o Líder da semana, ficou surpreso com a penalidade e relembrou o momento em que o erro pode ter ocorrido.

"Ontem de noite. Na hora que as meninas vieram aqui na porta", comentou. Maike, por sua vez, reagiu: "Se eu tomei punição, é porque eu saí, então".

Punição pode levar a casa ao 'Tá Com Nada'

Com a perda de estalecas, a casa agora corre o risco de ser submetida ao Tá Com Nada, a punição mais temida do reality. Caso o saldo coletivo fique insuficiente para abastecer a despensa, os brothers podem perder todos os mantimentos e ficar limitados a uma alimentação básica.

O castigo coletivo restringe ainda mais os alimentos disponíveis, sendo pior do que a Xepa. Sem direito a benefícios, os confinados podem enfrentar dificuldades para manter a rotina de alimentação no programa.

Vale lembrar que os brothers já enfrentaram o 'Tá Com Nada' recentemente, quando toda a casa foi penalizada e perdeu o acesso ao VIP. Na ocasião, apenas Gracyanne Barbosa escapou da restrição, já que retornou do Quarto Secreto com imunidade garantida.

Ainda Estou Aqui venceu a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Dorian Awards. Os resultados da 16ª edição da premiação foram anunciados na manhã desta quinta-feira, 13.

Organizada pela Sociedade de Críticos de Entretenimento LGBTQ, a premiação anual é composta por profissionais dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

O prêmio de Melhor Filme foi para A Substância, que conquistou mais quatro troféus: Melhor Direção, Melhor Performance, Melhor Filme de Gênero e Filme Mais "Camp".

Confira a lista completa de vencedores

Melhor Filme: A Substância

Melhor Filme LGBTQ: Eu Vi o Brilho da TV

Melhor Diretor: Coralie Fargeat por A Substância

Melhor Roteiro: Rivais

Melhor Roteiro de Filme LGBTQ: Eu Vi o Brilho da TV

Melhor Filme em Língua Não Inglesa: Ainda Estou Aqui

Melhor Filme LGBTQ em Língua Não Inglesa: Emília Pérez

Filme Mais Subestimado: Problemista

Filme LGBTQ Mais Subestimado: The People's Joker

O veto de João Gabriel contra Daniele Hypolito na Festa do Líder ainda continua gerando desabafos no BBB 25. Em conversa com Gracyanne Barbosa, a ex-ginasta revelou que só compreendeu a decisão do brother depois, mas que o que mais a incomodou foi o período de isolamento, no qual ficou sem comida. "Eu tomei meu remédio sem comer, porque meu remédio eu tenho que comer", desabafou.

Daniele reclama de veto e isolamento

Após ser barrada da festa, Daniele ficou isolada em um quarto, onde teve apenas pão e água como opção. Durante o papo com Gracyanne, ela contou que, além de estar chateada com a decisão de João Gabriel, o maior desconforto foi não ter comida disponível enquanto cumpria o castigo. "Se eu tivesse pelo menos alguma coisa pra comer, acho que ia ficar menos irritada", comentou.

Gracyanne, surpresa, questionou a situação e afirmou que todos na casa acreditavam que Daniele teria uma refeição adequada. "Nossa, a gente tinha certeza que tinha jantar pra você", disse.

Daniele entende a estratégia, mas reforça o incômodo

Ainda durante a conversa, Daniele explicou que ficou magoada com o veto, mas que, ao falar com João Gabriel, compreendeu a estratégia do brother. "Acho que foi tão rápido que ele não conseguiu falar o porquê que ele tava vetando. Eu fiquei chateada na hora. Não tem embate nenhum com ele, mas agora tá entendido", afirmou.

Ela também revelou o que João Gabriel disse ao justificar sua decisão. "Ele me falou: 'Dani, a gente não faz por coisa da semana, a gente faz, tipo, alvo, alvo, veto, veto'. Então, beleza", contou a ex-ginasta.