Chuva deixa SP em estado de atenção para alagamentos; Defesa Civil emite alerta severo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A chuva que atinge São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quinta-feira, 13, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A Defesa Civil emitiu alerta severo para a possibilidade de chuva forte nas zonas oeste, sul e centro, com risco de deslizamentos e alagamentos. O pedido é que os moradores dessas regiões permaneçam em locais seguros.

Imagens do radar meteorológico do CGE mostram chuva de moderada intensidade na zona leste. Já na zona sul, núcleos de chuva forte são observados nas subprefeituras de Parelheiros, Capela do Socorro, M Boi Mirim e Campo Limpo.

Essas chuvas têm potencial para alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos de rios e córregos. Devido ao lento deslocamento das chuvas, as próximas horas seguem com tempo instável.

A capital paulista está em estado de atenção para altas temperaturas desde 6 de janeiro deste ano. A maior média de temperatura máxima do ano permanece a registrada em 22 de janeiro com 34,5°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, que é aquele valor registrado em um único local, foi registrada na estação meteorológica de Perus, na zona norte, com 35,9°C no mesmo dia, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Nos próximos dias, a massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas na cidade de São Paulo, assim como a possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde.

A sexta-feira, 14, deve ser mais um dia de sol entre nuvens e tempo abafado, com termômetros variando entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 31°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas de chuva de até forte intensidade, com raios e rajadas localizadas de vento.

No sábado, 15, o tempo segue abafado com sol entre nuvens na Capital paulista. As temperaturas variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 30°C. Entre o meio da tarde e o início da noite retornam as condições para chuvas na forma de pancadas, que podem apresentar de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento.

Em outra categoria

A cantora Shakira volta a São Paulo nesta quinta-feira, 13, para "a turnê de sua vida", como ela mesmo definiu. A artista se apresenta no Morumbis com a Las Mujeres Ya No Lloran Tour, sua primeira turnê mundial em sete anos, que começou na última terça, 11, no Rio de Janeiro.

As apresentações da cantora levam o nome de seu último álbum, Las Mujeres Ya No Lloran, vencedor do Grammy de Melhor Álbum de Pop Latino neste ano. O disco ganhou ampla repercussão pelas letras em que a artista reflete sobre a separação do ex-jogador Gerard Piqué.

A artista não divulgou o setlist oficial do show na capital paulista, mas é possível ter uma ideia das músicas que ela deve apresentar com base na apresentação no Rio. Na ocasião, Shakira mesclou faixas do novo álbum com hits marcantes de sua carreira, incluindo Waka Waka, hino da Copa do Mundo de 2010.

Ela, que falou em português na capital fluminense, também dedicou um momento para homenagear a música brasileira. Separou um momento do show para cantar Mama África, de Chico César.

Veja o setlist de Shakira em São Paulo

La fuerte

Girl Like Me

Las de la intuición / Estoy aquí

Empire / Inevitable

Te felicito / TQG

Don't Bother

Acróstico

Copa Vacía / La bicicleta / La tortura

Hips Don't Lie

Chantaje

Monotonía

Addicted to You / Loca

Soltera

Cómo dónde y cuándo

Última

Ojos así

Pies descalzos, sueños blancos

Mama África

Antología

Poem to a Horse

Objection (Tango)

Whenever, Wherever

Waka Waka (This Time for Africa)

She Wolf

BZRP Music Sessions #53

Kanye West e Bianca Censori estão se divorciando apenas 11 dias após a polêmica envolvendo os dois no Grammy. As informações são do Daily Mail, que afirmou que fontes próximas ao casal revelaram que eles já chegaram a um acordo verbal para que a arquiteta receba US$ 5 milhões - cerca de R$ 29 milhões - após o fim do casamento.

As mesmas fontes revelaram ao jornal que os documentos legais para a separação serão protocolados nos próximos dias. Enquanto o processo não é finalizado, Bianca segue morando na residência do casal em Beverly Park North, em Los Angeles, na Califórnia.

A notícia também foi dada pelo site TMZ, especializado em celebridades.

Os dois se tornaram alvos de críticas na noite do Grammy, quando o cantor teria mandado a mulher retirar seu casaco e "fazer uma cena" no tapete vermelho. A arquiteta então tirou a peça e mostrou estar usando um vestido transparente, sem nada por baixo, o que na prática a deixou nua na chegada da premiação.

O gesto foi mal visto e interpretado como um ato de manipulação do rapper. Em resposta, ele alegou que a situação se tratava de uma expressão artística relacionada ao seu álbum Vultures 2.

Na mesma semana, Kanye West usou seu perfil no X para fazer declarações antissemitas. O músico chegou a afirmar que é nazista e que admira Hitler. Após as publicações, a conta dele foi desativada.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Ney Matogrosso ficou impressionado com a atuação de Jesuíta Barbosa no filme Homem com H. Os dois assistiram ao longa juntos pela primeira vez em sessão exclusiva realizada em São Paulo nesta quinta-feira, 13, e se mostraram emocionados com o resultado.

Homem com H propõe um olhar íntimo e delicado para retratar a trajetória meteórica de Ney e do grupo Secos e Molhados ao sucesso, em meio à repressão durante a ditadura militar. De acordo com o que pode ser visto no trailer, o filme deve destacar a luta do artista contra os preconceitos, dentro e fora de casa, dando ênfase à relação complicada com o pai.

Além de Jesuíta no papel principal, o elenco também conta com Jullio Reis interpretando Cazuza, Bruno Montaleone como Marco de Maria e nomes como Rômulo Braga, Mauro Soares e Carol Abras. Ney fez a supervisão do projeto, acompanhando a criação do roteiro e as decisões criativas envolvendo a história.

A sessão especial também contou com as presenças de Sarah Oliveira, da produtora Verônica Stumpf e do diretor Esmir Filho. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que houve muitos choros durante a exibição, e que Ney e Jesuíta se abraçaram, aparentemente satisfeitos com o que viram.

"Durante o filme eu falei com ele: Você trabalhou, hein, meu filho?", comenta Ney, aos risos, elogiando a entrega de Jesuíta ao papel. Homem com H chega aos cinemas brasileiros no dia 1º de maio deste ano.