Carnaval: SP distribuirá 2,2 milhões de copos de água; público estimado é de 16 milhões

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Paulo divulgou na quinta-feira, 20, que irá distribuir 2,2 milhões de copos de água em 158 tendas espalhadas pela cidade durante o carnaval da capital paulista. A expectativa é de muito calor durante os dias de desfiles de blocos de rua, que terão início neste fim de semana.

Ao menos 16 milhões de pessoas são esperadas durante os dias de folia neste ano. Além dos desfiles no Sambódromo, serão 601 blocos de rua. O fornecimento de água previsto atende apenas 12,5% do público, ou seja, um copo de água para cada oito foliões. A reportagem questionou a Prefeitura sobre o número ser muito inferior ao necessário, mas não obteve resposta.

Por conta da onda de calor intenso no País, um grupo de mais de 70 blocos enviou uma carta ao município e à SPTuris cobrando medidas preventivas para enfrentar as fortes chuvas e as altas temperaturas. Nesta semana, porém, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse não ser possível alterar o cronograma em razão da complexa logística do carnaval, incluindo a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Corpo de Bombeiros e o sistema de saúde.

A gestão municipal diz que irá colocar nas ruas 2 caminhões com torneira e 5 bebedouros para amenizar o calor. A ação será realizada em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Haverá pontos de distribuição de água também em cinco estações do Metrô de São Paulo:

- Estação Vila Madalena

- Estação República

- Estação Anhangabaú

- Estação Barra Funda

- Estação Sé

Durante o carnaval, 18 caminhões-pipa também vão lançar jatos d'água para refrescar o público durante a folia.

Ao citar que o carnaval de São Paulo será o maior do Brasil, com recorde de blocos, a gestão Nunes também cita que haverá 30 mil banheiros químicos, 15 mil vendedores ambulantes e monitoramento do Programa Smart Sampa.

"Os foliões poderão usar o Domingão Tarifa Zero, ônibus gratuitos no sistema municipal de transportes, a partir da zero hora dos domingos 23 de fevereiro (pré-carnaval), 2 de março (carnaval) e 9 de março (pós-carnaval)", disse a prefeitura.

Em outra categoria

Martin Scorsese parece já estar definindo os protagonistas de seu próximo filme. Segundo o Deadline, Leonardo DiCaprio e Emily Blunt devem ser os destaques da nova história ao lado de outro ator cuja escalação surpreendeu alguns fãs: Dwayne Johnson, o The Rock.

O novo filme, inspirado em uma história real, terá roteiro de Nick Bilton, e foi descrito como "uma mistura de Os Bons Companheiros com Os Infiltrados, ambientado no Havaí".

A descrição divulgada pelo portal informa que a trama será ambientada entre as décadas de 1960 e 1970, acompanhando a ascensão de um mafioso, interpretado por Dwayne, que deseja criar um império nas ilhas e travar uma guerra contra as corporações e máfias rivais. O que surpreendeu parte do público foi a ideia até então impensável de ver o ator, mais conhecido por comédias e filmes de ação, com um papel central em um longa dirigido por Scorsese.

"Estou cético quanto à escalação de The Rock, é claro, mas eu espero que Scorsese esteja apaixonado por este filme. Não imaginei que ele faria outro longa de máfia, e se eu descobrir que ele está fazendo porque este é o único tipo de filme que darão sinal verde para ele fazer, ficarei muito bravo", escreveu um fã no X.

"Dwayne Johnson em um filme do Scorsese é algo que eu nunca imaginei que fosse acontecer", escreveu outra.

Mesmo com a surpresa, caso a escalação se concretize, Johnson pode estar em uma espécie de guinada na carreira.

Seu último filme a estrear nos cinemas foi a comédia de ação natalina Operação Natal, em dezembro de 2024, que teve um desempenho fraco nas bilheterias e parece ter encontrado seu público no Prime Video. Mas seu próximo projeto a caminho tem um peso diferente: trata-se de The Smashing Machine, drama esportivo biográfico escrito e dirigido por Benny Safdie, diretor de Joias Brutas, que também tem Blunt no elenco.

O longa de Safdie tem previsão de lançamento ainda em 2025. Já o projeto de Scorsese, sem título ou distribuidora, não tem previsão.

Peter Jason, conhecido por seu papel como técnico de futebol em Karatê Kid, morreu aos 80 anos. A notícia foi confirmada pelo diretor John Carpenter, que trabalhou com ele em inúmeros projetos durante a carreira.

A informação foi divulgada nas redes sociais do cineasta. A causa da morte não foi revelada. "Peter Jason, um dos grandes atores de personagens do cinema, morreu. Seu primeiro filme foi Rio Lobo, de Howard Hawks. Ele era um amigo querido e sentirei muita falta dele", escreveu.

Os dois trabalharam juntos em Príncipe das Sombras, A Cidade dos Amaldiçoados e Fuga de Los Angeles.

Billy Zane, amigo de Jason, também homenageou o ator nas redes sociais. "Meu querido, querido amigo, a luz mais brilhante, a alma mais generosa e gregária dos homens, o extremamente talentoso e gentil Peter Jason deixou o set."

Com mais de 50 anos de carreira, Peter Jason iniciou seu trabalho no cinema em 1967, atuando em A Bell for Adano. Além de Karatê Kid, ele esteve em A Caçada ao Outubro Vermelho, Mortal Kombat, Adaptação e Jurassic World: Reino Ameaçado. Ele também teve trabalhos na televisão, atuando em Deadwood.

Peter Jason deixa a esposa, Eileenm e a filha, Robin Goldwasser.

Com a formação do próximo paredão se aproximando, os participantes do BBB 25 voltaram a discutir estratégias dentro da casa. Durante uma conversa entre Eva, Diogo, João Pedro e João Gabriel, possíveis alvos foram mencionados, e a dinâmica da votação ganhou novos contornos.

Eva começou comentando sobre Diego e sua relação com o grupo do Quarto Nordeste. "Não tenho como saber, porque eu não converso muito de jogo com o pessoal lá do meu quarto. Mas o que eu senti ontem foi que o Diego não estava tão feliz assim. Ele comentou algo do tipo: 'Ah, porque eu fui julgado lá?' Como se ele não tivesse feito o que foi sugerido a ser feito. E aí ele falou que joga o jogo dele, com a cabeça dele", relatou Eva.

Diogo, por sua vez, mencionou um comentário que ouviu na varanda: "Ela falou algo do tipo: 'Acho que lá no quarto tem quatro votos', mas não sei para quem é."

No decorrer da conversa, João Gabriel sugeriu que João Pedro considerasse colocar Camilla no paredão, após o irmão comentar que a sister votaria neles. "Então bota no paredão aí, bota no paredão, bota a Vitória!", disse inicialmente. João Pedro confirmou sua intenção: "Uai! Ué, eu vou botar a Vitória."

Ainda assim, João Gabriel mencionou Camilla como uma alternativa. "E a mesma coisa a Camilla. Não bota? Bota no paredão. Bota no paredão. Bota, que não vota na Vitória!", disse.

Eva também comentou sobre a posição de Camilla no jogo. "A Camilla não tem medo de ser indicada, porque ela nunca é votada por quase ninguém. A gente que está decidindo votar nela aqui, mas nos outros paredões ela nunca recebe voto, entendeu?"

Entenda os últimos acontecimentos

Desde a última formação de paredão, o jogo passou por mudanças significativas, com alianças abaladas e novas estratégias sendo traçadas. Camilla, Thamiris e Vitória Strada, que antes jogavam juntas, se desentenderam após a votação, quando Thamiris questionou a escolha de Vitória e apontou que a atriz agiu de forma individualista ao não priorizar os aliados.

Paralelamente, João Pedro venceu a Prova do Líder e começou a definir seus alvos. Em uma conversa recente, ele afirmou que Vitória será sua indicação ao paredão, justificando que não gostou da postura dela na última dinâmica de votação. No entanto, a conversa com João Gabriel levantou a possibilidade de Camilla também ser considerada como uma alternativa.

Além disso, a disputa pelo Poder Curinga adicionou um novo elemento à estratégia dos participantes. Camilla venceu o leilão e poderá influenciar o jogo antes da formação do paredão, o que pode mudar o rumo das indicações e impactar os próximos passos da liderança de João Pedro.