Saiba quais são os cursos brasileiros que estão no Top 50 em ranking mundial

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Brasil aparece 12 vezes na nova edição do "QS World University Rankings", que elege as melhores universidades do mundo. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 12, e as universidades brasileiras ocuparam posições no ranking de melhores instituições por curso - em dois deles, teve mais de uma representante: Odontologia e Engenharia de Petróleo.

A Universidade de São Paulo (USP) foi a mais citada. Em Odontologia, ganharam destaque também a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Já em Engenharia do Petróleo, além da USP, foi citada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

Curso de Odontologia

- Universidade de São Paulo (USP): 13º lugar;

- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 26º lugar;

- Universidade Estadual Paulista (Unesp): 39º lugar.

Engenharia de Petróleo

- Universidade de São Paulo (USP): 9º lugar;

- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 40º lugar.

Outros cursos, em que a USP foi a única colocada

- Antropologia: 25º lugar;

- Arqueologia: 43º lugar;

- História da Arte: entre 21º e 50º lugar;

- Engenharia Mineral: 33º lugar;

- Política: 50º lugar;

- Educação Física: 39º lugar;

- Enfermagem: 47º lugar.

De acordo com a QS World University Rankings, foram analisados 21 mil programas acadêmicos de mais de 1.700 universidades, em cem países. Os critérios envolvem reputação e produtividade acadêmica, citações em pesquisas, reputação entre empresas empregadoras e diálogo com instituições internacionais.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, liderou o ranking de cursos em todas as áreas de conhecimento - Ciências Sociais e Gestão, Ciências Naturais, Ciências da Vida e Medicina e Artes e Humanidades -, com exceção da área de Tecnologia e Engenharia, liderada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

"Países do leste asiático como Coreia do Sul, China continental e Hong Kong viram melhorias notáveis de suas universidades, enquanto também houve um crescimento notável no número de instituições classificadas da Ásia Ocidental e da região Árabe", diz a QS. Na América Latina, o Brasil lidera em número de citações.

No ranking de melhores universidades em termos gerais, principal categoria da seleção, o MIT ficou em primeiro lugar, com reputação acadêmica nota 100. Em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar ficaram Imperial College London (Reino Unido), Universidade de Oxford (Reino Unido), Harvard (EUA) e Universidade de Cambridge (Reino Unido), respectivamente.

Em outra categoria

Uma minissérie sobre a vida e obra de Madonna está nos estágios iniciais de produção pela Netflix, conforme revelou o Deadline nesta segunda-feira, 12. O projeto é uma parceria da cantora com o diretor Shawn Levy, de Deadpool & Wolverine.

Detalhes sobre a minissérie e elenco ainda não foram divulgados. De acordo com o portal, a dupla vinha discutindo a ideia há um tempo, e está partindo do zero: a trama não tem ligação com o filme biográfico da artista há muito tempo especulado.

O longa estava em desenvolvimento pela Universal Pictures e teria a atriz Julia Garner no papel principal, de acordo com informações da época. O projeto, porém, não chegou a sair do papel.

No ano passado, Madonna insinuou em um post no Instagram que estava trabalhando em uma nova produção sobre sua vida, talvez até mesmo envolvida no roteiro.

Gracyanne Barbosa revelou que deseja voltar com seu ex-marido, Belo. Os dois ficaram juntos por 16 anos e se separaram em abril do ano passado.

Atualmente, o cantor está namorando com a influenciadora digital Rayane Figliuzzi.

"Você sabe que eu não minto, eu não vou mentir, mas eu não posso falar porque eu respeito ele estar em outro relacionamento...", disse ao jornalista Léo Dias.

Em seguida, ele perguntou se a musa fitness gostaria de reatar o casamento, ao que ela respondeu: "Quero."

Após sair do Big Brother Brasil 25, a influenciadora digital já havia falado sobre o ex-marido no Encontro com Patrícia Poeta. Na época, ela não afirmou ou descartou um retorno, mas disse: "O futuro a Deus pertence."

Os influenciadores digitais Lucas Rangel, de 27 anos, e Lucas Bley, de 32, anunciaram nesta segunda-feira, 12, que estão à espera do primeiro filho. O casal compartilhou a novidade nas redes sociais e contou que a gestação, por meio de barriga solidária, já está no quinto mês.

"De tudo que já compartilhamos todos esses anos com vocês, essa é a notícia mais maravilhosa que agora podemos contar: estamos esperando um bebê", comemoraram.

Segundo eles, o processo teve início em janeiro de 2024 e envolveu viagens, consultas e muita expectativa. "Coração explodindo de alegria, muita ansiedade envolvida e a expectativa de uma nova fase que se inicia."

O teste positivo chegou em fevereiro deste ano, por meio de uma mensagem enviada em inglês pela mulher que está gestando o bebê do casal. Ela não teve a identidade revelada. "Deus cuidou de tudo nos mínimos detalhes e permitiu que acontecesse quando estivéssemos fortes e preparados", afirmaram os influenciadores.

"Filho ou filha, estamos contando os segundos pra te conhecer. Teus papais já te amam muito!", finalizaram.

Lucas Rangel e Lucas Bley estão juntos de 2021. Em novembro de 2024, eles se casaram em uma cerimônia no Palácio Tangará, em São Paulo.