2,8 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso adequado à água no Brasil, diz Unicef

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado, 22, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta que 2,8 milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso adequado à água no Brasil, em especial nas áreas rurais. Os dados são do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil, publicado em janeiro, e dizem respeito ao período de 2019 a 2023.

O levantamento foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Apesar de o número de crianças e adolescentes sem acesso à água ter diminuído 31,5% no período, cerca de 1,5 milhão moram em imóveis sem água canalizada e aproximadamente 1,2 milhão conseguem acessar a água proveniente da rede apenas no terreno ou na área externa da residência.

Nas áreas urbanas, cerca de 2,4% das crianças e adolescentes brasileiros sofrem sem acesso adequado à água. Já nas áreas rurais esse número chega a 21,2%.

De acordo com o estudo, os Estados com maiores taxas de crianças e adolescentes vivendo em locais sem acesso à água encanada são Acre (12,7%), Paraíba (12,2%), Amazonas (11,3%), Pará (9,8%) e Alagoas (9,1%).

O Unicef aponta ainda que 19,6 milhões de crianças e adolescentes (o equivalente a 38% desse grupo no País) vivem privados do acesso adequado ao saneamento básico. Nas áreas urbanas, 28% deles não têm acesso, enquanto nas áreas rurais o número chega a 92%.

O Acre novamente aparece como o Estado com situação mais preocupante: 31,5% vivem em moradias sem saneamento básico. Depois vêm Amazonas (23,5%), Maranhão (19,8%), Pará (16,9%) e Piauí (13,7%).

"As análises regionais revelam desigualdades persistentes, com Estados das regiões Norte e Nordeste apresentando as maiores taxas de privação. Em alguns desses Estados, mais de 80% das crianças ainda vivem em condições de privação de direitos básicos, o que destaca a necessidade de políticas específicas que abordem as peculiaridades e os desafios dessas áreas", diz o estudo.

Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene do Unicef no Brasil, ressalta que sem água potável e saneamento, a saúde, a alimentação, a educação e outros direitos das crianças ficam comprometidos. "Nosso trabalho é voltado para fortalecer as políticas públicas de acesso à água e ao saneamento, para que cada criança e adolescente no Brasil tenha esse direito garantido", disse à Agência Brasil.

* Com informações da Agência Brasil

Em outra categoria

Na noite da última segunda-feira, 13, a TV Globo apresentou as novidades que chegam à sua programação em 2026 ao mercado publicitário.

No upfront da emissora, coube ao ator Eduardo Sterblitch apresentar os resultados de Vale Tudo. "A média de Vale Tudo é de mais de 29 milhões de espectadores por dia, sem contar quem vê pelo Globoplay. O recorde daquela beleza de novela da Bebel da 25 de Março é de menos de 2 milhões. É triste", disse, alfinetando a novela Beleza Fatal, grande sucesso da HBO Max de 2025.

Bebel é a personagem de outra novela da Globo, Paraíso Tropical, interpretada por Camila Pitanga, que também incorpora Lola Argento, a vilã ambiciosa, carismática e inescrupulosa de Beleza Fatal.

A plataforma de streaming não deixou barato e usou as suas redes sociais para responder à TV Globo.

Em um post no X, o antigo Twitter, a HBO Max publicou uma foto de Lola encostada em um carro de luxo com os dizeres: "Por que você tá tão obcecada por mim?"

Na legenda, a equipe da plataforma escreveu: "Tá difícil superar o novelão do ano, né, lolovers? Bateu uma saudade aqui da minha Lola."

Liniker vai representar o Brasil no palco da 26ª Entrega Anual do Grammy Latino, marcada para o dia 13 de novembro, em Las Vegas. A cantora está entre os artistas confirmados para se apresentar na cerimônia principal, que será transmitida ao vivo da MGM Grand Garden Arena pela TelevisaUnivision, a partir das 20h.

A participação vem em um dos momentos mais marcantes da carreira da artista. Seu mais recente álbum, Caju, recebeu sete indicações, incluindo três das quatro categorias mais disputadas da premiação: Gravação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano.

O trabalho também concorre aos prêmios de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, Melhor Performance Urbana em Língua Portuguesa, Melhor Canção em Língua Portuguesa e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.

Além da brasileira, nomes como Pepe Aguilar, Aitana, Ivan Cornejo, Dannylux, Gloria Estefan, Kakalo, Carín León, Morat, Raphael e Los Tigres Del Norte também estão entre os artistas confirmados para se apresentar na cerimônia.

Antes da transmissão principal, ocorre a Premiere do Latin Grammy, quando a maioria das categorias é anunciada. Essa etapa é marcada por apresentações intimistas, discursos de agradecimento e homenagens que celebram a diversidade da música latina.

O cantor Luan Pereira precisou ir ao hospital nesta segunda-feira, 13, após sentir fortes dores, que classificou como as piores de sua vida. Em suas redes sociais, ele contou que foi medicado e segue em tratamento.

"Começando a semana desse jeito: pedra nos rins, maior dor da minha vida, meu Deus", escreveu o sertanejo, que já recebeu alta e está em um hotel.

Luan relatou dificuldade em encontrar posição por conta da dor. "Vira de lado, de costas, de frente, de qualquer jeito, até do avesso. Você se enverga, se encolhe e não tem nada que faça essa dor parar. Já tomei remédio, Tramal, Morfina, mas essa dor descarada volta", contou.

Segundo o cantor, ele segue tomando medicamentos para aliviar o desconforto. "Mas quando passa o efeito dos remédios, é insuportável", afirmou.

Na manhã desta terça-feira, 14, Luan atualizou seu estado de saúde e agradeceu as mensagens de apoio dos fãs. "Tem várias pedras no meu rim e no canal da urina. [...] Agora é esperar o tempo de Deus pra expelir essas pedras", disse. Ele contou ainda que está bebendo bastante água para auxiliar no processo.

Atualmente na repescagem do Dança dos Famosos, do Domingão com Huck, o cantor ainda não confirmou se permanecerá na competição.