Sidebar

29
Sáb, Mar
140 Noticias Novas

Feriado de 25 de Março: o que tem por trás da data no Ceará

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ceará celebra nesta terça-feira, 25, o feriado estadual da Data Magna para homenagear o dia em que foi estabelecida a abolição da escravatura no Estado, em 25 de março de 1884.

O território foi a primeira província do País a oficializar a medida, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, que colocou fim da escravidão em todo o Brasil em 13 de maio de 1888.

- Celebrado atualmente em todo o Ceará, o feriado se tornou lei estadual por meio de uma emenda à Constituição do Estado, em 6 de dezembro de 2011.

Um dos principais líderes do movimento abolicionista no Ceará foi Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde.

Em 1881, ao lado de José Napoleão e de Tia Samoa, Nascimento organizou uma greve dos jangadeiros, que se negaram a embarcar homens negros para o tráfico entre províncias brasileiras. A abolição no Ceará foi celebrada em 25 de março de 1884. Na ocasião, 35 ex-escravizados foram alforriados.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará localizado em Fortaleza, vai realizar uma programação especial nesta terça-feira em alusão à Data Magna.

A iniciativa visa a "destacar o protagonismo das pessoas negras em diversos contextos históricos e espaços sociais", informou o governo do Estado, em nota.

O feriado vai alterar o expediente dos servidores e promover alterações em parte dos serviços públicos. O governo cearense anunciou que os transportes sobre trilhos começarão as operações em horário habitual, mas se encerrarão mais cedo.

A Assembleia Legislativa do Ceará autorizou ponto facultativo para os servidores do Legislativo.

Na prefeitura da capital, os serviços essenciais, como assistência à saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva-vidas, seguirão funcionando normalmente. Mais detalhes poderão ser consultados nos sites de cada um dos órgãos.

Em outra categoria

O empresário e produtor musical Evandro Fióti, de 36 anos, anunciou nesta sexta-feira, 28, o fim de sua parceria profissional com o irmão, o rapper Emicida, após 16 anos de trabalho conjunto na gestão artística. A separação foi comunicada por meio de notas oficiais publicadas no Instagram de ambos, sem que os motivos fossem revelados.

Poucas horas após o anúncio, Fióti compartilhou uma foto ao lado da mãe, Dona Jacira, ao som de uma música em homenagem a ela. Na legenda, expressou gratidão: "Te amo, obrigado por tudo, rainha! Dia 11 estaremos juntos". O gesto foi interpretado por internautas como um sinal de apoio familiar em meio à transição profissional.

Em sua nota, o empresário reforçou a importância da família e falou sobre novos caminhos: "Obrigado à minha base, minha família de origem, minha matriarca, todos os parceiros, profissionais e amigos que construí ao longo dos mais de 18 anos liderando e empreendendo. Ciclos se encerram e é hora de novos voos. Peço encarecidamente que respeitem meu momento, nossa história e a ancestralidade de nossa família e povo! Axé".

Segundo ele, seu novo ciclo profissional será focado em apoiar artistas na construção de carreiras autênticas e sustentáveis.

Emicida, de 39 anos, também comunicou o rompimento por meio de uma nota oficial, informando que Fióti não representa mais sua carreira artística. A publicação foi desativada para comentários. Apesar da separação na gestão da carreira do rapper, Fióti ainda se apresenta como CEO e fundador da Laboratório Fantasma, empresa criada pelos irmãos há 16 anos.

A Laboratório Fantasma nasceu em 2009, na periferia da Zona Norte de São Paulo, com o propósito inicial de gerenciar a carreira de Emicida. Com o tempo, expandiu suas atividades para a produção musical, audiovisual e projetos culturais.

Ao longo da trajetória, os irmãos colaboraram em diversos projetos de impacto, como a série documental O Enigma da Energia Escura, lançada em 2021 pelo GNT, e o premiado álbum AmarElo, que rendeu um Grammy Latino em 2020.

A madrugada deste sábado, 29, foi de atenção total a Vinícius e integrantes do Quarto Anos 50 no grupo do extinto Quarto Fantástico no BBB 25. Os brothers comentaram sobre a formação do Paredão e o comportamento do baiano por horas no gramado da casa. Renata retomou o termo "pomba suja" e decidiu dar um ponto final no assunto.

Vinícius se emociona após formação do Paredão

Vinícius ficou emocionado após a formação do Paredão. O brother desabafou sobre sua indicação à berlinda, disse que os rivais estavam "chutando cachorro morto" e agradeceu o apoio dos amigos. "Queria que o povo passasse pelo o que eu passei".

Ainda no desabafo, o brother afirmou que nunca precisou passar por dinâmicas na casa para ser ativo no jogo, enquanto outras pessoas se esconderam. "Programa inteiro com a língua enfiada, sem falar. Entendeu? Comendo pelas beiradas para chegar até aqui. A diferença foi essa, que eu dou minha cara a tapa desde o primeiro dia. E é isso", afirmou.

Minutos depois, os brothers do Quarto Anos 50 se uniram em um abraço.

Fantásticos falam sobre Vinícius

No gramado, Eva comentou com os aliados sobre a justificativa usada por Vitória Strada na formação do Paredão. Renata chegou à roda de conversa repercutindo as falas de Vinícius na sala. Maike disse que o brother estava desabafando e Vilma apontou que Vinícius queria chamar a atenção.

Momentos depois, o assunto da conversa foi Delma. Os brothers perguntaram a Eva por que a pernambucana queria enfrentá-la no Paredão. A bailarina respondeu que não entendia o motivo, já que Delma a salvou do Paredão passado, mas concordou que esse era um desejo da colega no jogo.

O assunto voltou a ser Vinícius e as sisters começaram a listar os movimentos do brother no jogo. Maike ressaltou que o grupo não reclama das dinâmicas negativas que recebe na casa e Eva confirmou.

Apesar de estar na berlinda, Eva disse que está tranquila. Maike comentou que, se não fosse líder, estaria no lugar da bailarina, já que Vinícius tenta colocá-lo no Paredão há três semanas. O brother ainda disse que é chato ouvir as reclamações do baiano.

Renata disse que fica chateada ao ouvir reclamações sobre coisas que a pessoa já fez com alguém dentro da casa. Maike afirmou que Vinícius é igual a Aline. Eva ressaltou que foi por isso que os amigos entraram no programa como dupla.

Horas depois, Vinícius voltou a ser assunto para Eva e Maike. A bailarina disse que foi xingada, vetada e indicada ao Paredão pelo baiano e, por isso, acha que não tem obrigação de chamá-lo para conversar. Ela ainda afirmou que vai dar o troco quando tiver oportunidade.

Delma diz que não quer abraços caso seja eliminada

Em conversa com Guilherme, Delma afirma que não quer abraços dos rivais caso seja eliminada no Paredão. A pernambucana disse que, caso alguém se aproxime dela, vai "levar um fora" no ao vivo. Guilherme aconselha a sogra a "zerar" as rivalidades, e ela responde que vai pensar.

Renata volta a comentar sobre o termo "pomba suja"

Renata comentou novamente sobre o termo "pomba suja", usado por Vinícius há uma semana. A sister disse que, independente do significado, a intenção do baiano não foi elogiá-la. A cearense disse que até perguntou a Guilherme se o termo significa "pássaro" em Recife, e Maike afirmou que o brother respondeu que não.

Grupo analisa comportamento de Vitória Strada

O nome de Vitória Strada também entrou na roda dos Fantásticos. Renata analisou o comportamento da atriz e disse que acha ela imprevisível. Maike respondeu que Vitória manda João Pedro ou João Gabriel para o Paredão caso seja líder. Renata resgatou o momento em que foi indicada por Vitória ao Paredão e apontou incoerência no discurso da Sister.

A bailarina disse que, apesar disso, tem uma boa convivência com Vitória. Maike disse que é apenas enquanto não precisar trocar votos com a atriz e Renata lembrou que Vitória já foi mais alvo para ela do que Daniele Hypolito.

Vilma diz que sentiu pena de Delma

Reunida no gramado com o grupo, Vilma disse que encontrou Delma em uma situação em que a sister estava chorando no canto da varanda e, por isso, deu um abraço nela. "Digna de pena".

Minutos depois, Vilma ouviu a risada de Delma e disse que a emparedada deve estar "feliz para ir embora".

Vários astros de Hollywood, como Olivia Colman, Joaquin Phoenix, Mark Ruffalo, Javier Bardem, Penélope Cruz, Emma Thompson, entre outros, assinaram uma declaração exigindo uma resposta mais contundente da Academia do Oscar referente ao caso do cineasta Hamdan Ballal. A informação é do portal Deadline.

O diretor palestino e vencedor do prêmio pelo filme Sem Chão, detido após ser espancado por colonos israelenses, foi liberado da prisão por Israel na última terça-feira, 25.

A lista também traz a assinatura dos seguintes brasileiros votantes no Oscar: Alice Braga, Lais Bodanzky, Pedro Kos, Rodrigo Teixeira, Maria Augusta Ramos, Anna Muylaert, Paula Barreto, Alê Abreu, Petra Costa, Daniel Rezende, Sara Silveira e Vania Catani.

"Nós condenamos o ataque brutal e a detenção ilegal do cineasta palestino ganhador do Oscar Hamdan Ballal por colonos e forças israelenses na Cisjordânia", diz a carta. "Como artistas, dependemos de nossa capacidade de contar histórias sem represálias. Os documentaristas frequentemente se expõem a riscos extremos para esclarecer o mundo. É indefensável para uma organização reconhecer um filme com um prêmio na primeira semana de março e, em seguida, deixar de defender seus cineastas apenas algumas semanas depois."

Um comunicado da presidente da Academia, Janet Yang, e do presidente-executivo, Bill Kramer, foi enviado aos membros depois que o codiretor do filme Yuval Abraham criticou seu silêncio após o ataque.

O texto condenava ataques a artistas, mas não mencionava o nome de Ballal ou do documentário. "Compreensivelmente, somos frequentemente solicitados a falar em nome da Academia em resposta a eventos sociais, políticos e econômicos. Nesses casos, é importante notar que a Academia representa cerca de 11.000 membros globais com muitos pontos de vista únicos", dizia o comunicado.