Fuvest 2026: veja quando será a primeira e a segunda fase do vestibular da USP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira, 24, o cronograma dos seus exames para a Universidade de São Paulo (USP) para o ano de 2026.

As inscrições estarão abertas entre 18 de agosto e 7 de outubro de 2025. A primeira fase dos exames será realizada em 23 de novembro e a segunda, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2025. Entre 9 de dezembro e 12 de dezembro acontecerão as provas de competências específicas, de acordo com cada carreira.

Os locais variam entre cidades da Região Metropolitana de São Paulo, do interior e do litoral paulista. A lista de aprovados na 1ª Chamada será divulgada em 23 de janeiro de 2026. As orientações para os aprovados na segunda fase estarão disponíveis na área do candidato no site da Fuvest.

A quantidade de vagas que serão ofertadas ainda não foi definida. Em 2025, foram oferecidas 8.147 vagas de graduação. A USP também seleciona alunos por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Veja as datas:

Inscrições: de 18 de agosto a 7 de outubro

Primeira fase: 23 de novembro

Segunda fase: 14 e 15 de dezembro

Provas de competências específicas: Entre 9 e 12 de dezembro

Lista de aprovados na 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026

Em outra categoria

Douglas Almeida, irmão de Diogo Almeida e filho de Vilma, do Big Brother Brasil 25 saiu em defesa de Vinícius e disse que o brother não a chamou de "velha sonsa".

A acusação surgiu após a sister usar a suposta fala do promotor de eventos como justificativa para puxá-lo ao paredão.

O filho de Vilma usou suas redes sociais nesta segunda-feira, 31, para afirmar que a informação foi distorcida por Renata, que teria ouvido a alegação enquanto estava na Vitrine do Seu Fifi.

"Isso foi uma confusão trazida pela Renata lá de fora, mas não culpo ela, porque escutou milhares de coisas. A Vilma confiou no que a Renata disse e começou a externar isso na casa, mas acabou sendo vítima dessa fake news", explicou.

Ele disse que, apesar dos desentendimentos entre Vinícius, Vilma e Diogo durante o jogo, o baiano nunca chamou a sister de "velha sonsa" e que seria injusto afirmar isso.

"O Vinícius já falou mal deles, isso é inegável, mas precisamos ser justos. Que ele saia por suas atitudes e conflitos, mas não por algo que ele não disse."

O remake da novela Vale Tudo estreia nesta segunda-feira, 31, às 21h20 (horário de Brasília) na TV Globo e no Globoplay. Considerada por muitos como um dos maiores folhetins da história da televisão brasileira, a nova versão busca atualizar e recontextualizar a temática central da obra - afinal, vale tudo para se dar bem na vida?

A novela, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères em 1988, agora é capitaneada por Manuela Dias. No remake, o elenco é composto por Taís Araújo, Débora Bloch, Bella Campos, Paolla Oliveira, Renato Góes, Alice Wegmann, Humberto Carrão, Cauã Reymond e Carolina Dieckmann.

Apesar de contar com algumas mudanças importantes na trama, os pontos centrais da narrativa continuam o mesmo. A novela segue a relação conflituosa entre a mãe Raquel (Taís Araujo) e a filha Maria de Fátima (Bella Campos). Em 2025, Raquel é uma guia de turismo que atua em Foz do Iguaçu, no Paraná. Trabalhadora e honesta, a mãe vive uma vida simples, mas digna.

Em contrapartida, Maria de Fátima sonha em se tornar uma influenciadora digital e viver uma vida de luxos e riquezas. Sem contar para mãe, a filha vende o imóvel da família e se muda para o Rio de Janeiro, se infiltrando na elite carioca para se tornar rica e famosa. Raquel, então, vai atrás da filha para tentar colocar juízo na cabeça da jovem.

Maria de Fátima engata em um relacionamento com o inescrupuloso César Ribeiro (Cauã Reymond), um modelo que a convence a seduzir Afonso Roitman (Humberto Carrão), um dos herdeiros de uma das famílias mais ricas do Brasil. Enquanto isso, Raquel passa a vender sanduíches na praia e conhece o administrador de empresas Ivan (Renato Góes), por quem se apaixona.

Maria de Fátima, então, se torna amiga da produtora de conteúdo Solange Duprat (Alice Wegmann), namorada de Afonso, para se aproximar do jovem empresário e seduzi-lo, roubando-o para si. O que ela não esperava, no entanto, era que o retorno da mãe de Afonso, a impiedosa Odete Roitman (Débora Bloch), pudesse modificar os seus planos.

Odete é diretora da companhia aérea Transcontinental Airlines (TCA), uma das maiores empresas do País. Ela, que odeia o Brasil e o seu povo, é conhecida por controlar a vida dos filhos e maltratar aqueles que considera inferior - especialmente seus funcionários e pessoas de classe social mais pobre.

Além de Afonso, Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) também sofre nas garras da mãe. A artista plástica sofre com alcoolismo e tem um filho com Marco Aurélio (Alexandre Nero), braço direito de Odete na TCA. O casal se separou há alguns anos, mas Marco Aurélio ainda atormenta a vida de Heleninha e usa o filho dos dois para manipulá-la.

Ao Estadão, o diretor-geral da novela Paulo Silvestrini explicou como as duas versões se relacionam. "Eu quero fazer uma novela para quem viu e para quem não viu a obra original. Para quem viu, a memória afetiva tem um valor inestimável - e eu não quero frustrar a expectativa desse público. Da mesma forma, quero dar a um público jovem, que talvez nunca tenha acompanhado uma novela, a chance de conhecer por que essa obra audiovisual há tantos anos é tão querida pelo povo brasileiro".

O cantor e compositor Caetano Veloso postou uma declaração de amor à empresária Paula Lavigne, com quem é casado. A empresária completa 56 anos nesta segunda-feira, 31.

"Hoje é o dia dela! Paulinha foi uma aparição surpreendente. Vendo como ela se move, acredito até em astrologia: ela é ariana. Cheguei mais perto dela do que podia imaginar, temos dois filhos inspirados, já estive longe dela mas me vi voltando para perto", escreveu Caetano, em postagem acompanhada por um vídeo em que os dois aparecem juntos em momentos românticos.

Caetano também fez menção ao tempo em que os dois estiveram separados, no início dos anos 2000, depois de 18 anos de casados. Ele retomaram o casamento em 2016.

"Ela é capaz de mexer nas coisas do mundo. Eu sou avoado. Voltei para perto dela porque a achei irresistível. Hoje ela faz 56 anos. Não há quem não sinta a força da personalidade de Paulinha. Desejo alegria, satisfação, amor e carinho na vida dela. Quero poder eu mesmo dar o que há de mais bonito. Parabéns, Branquinha", diz a mensagem do compositor.

União e separação

Caetano e Paulinha se casaram em 1986. Os dois tiveram dois filhos juntos, Zeca e Tom, que também são músicos. No programa 50 & tanto, apresentado por Angélica, em 2023, a empresária falou sobre o relacionamento o período em que estiveram separados. Apesar do rompimento, eles mantiveram a parceria profissional.

"A gente deixou de fazer sexo, mas continuamos a nossa parceria e união. O casamento tem que ter um projeto. Ele não se sustenta por si só. Saber se adequar, porque tem fases diferentes: como você vai superar aquela fase e ter uma nova fase, um novo projeto"…

Paulinha também deu sua versão sobre a retomada do casamento: "O que aconteceu com a gente foi que a separação não deu certo".