Prefeitos vão mover ação para evitar renovação com a Enel, diz Nunes

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura da capital paulista, junto das demais cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pela Enel, companhia responsável pela distribuição de energia, anunciaram nesta segunda-feira, 24, que vão mover uma ação conjunta contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A medida é uma reação a um aditivo aprovado pela Aneel que, segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), permite que a concessionária renove o seu contrato com as cidades por mais 30 anos.

A reportagem procurou a Aneel e aguarda posicionamento da agência. Já a Enel afirmou, em nota, que tem "forte compromisso" com todos os clientes da área de concessão e disse que investirá R$ 10,4 bilhões até 2027 em toda a região. "O investimento será destinado à melhoria, reforço, digitalização e expansão do sistema de distribuição", informou a empresa, em nota.

A possível ação judicial dos municípios é anunciada um mês depois de a diretoria da Aneel aprovar, em 25 de fevereiro, o termo para a renovação em 30 anos na concessão de distribuidoras de energia, abrangendo 19 empresas com contratos a vencer entre 2025 e 2031. O vínculo da Enel com São Paulo está previsto para se encerrar em 2028.

Nunes alega que a Aneel faz "uma manobra desonesta" de antecipar um contrato que vence em 2028, e afirma que Enel "não respeita as pessoas" e "que toda hora dá problema" para as cidades atendidas pela distribuidora.

"Temos aqui a aprovação de todos os prefeitos para uma ação judicial conjunta, não só da cidade de São Paulo, mas passa a ser agora dos 24 municípios que integram a região metropolitana da cidade de São Paulo", disse Nunes, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (CDRMSP), nesta segunda.

Desde 2023, Nunes tem criticado os serviços prestados pela empresa em razão dos constantes apagões em dias de chuva e pela demora da concessionária em restabelecer a energia dos moradores.

Em novembro daquele ano, um forte temporal deixou mais de 2,1 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo sem luz por dias seguidos, e com a energia sendo restabelecida totalmente quase uma semana depois. Na ocasião, o prefeito moveu ação civil pública na Justiça contra a concessionária por entender que a empresa descumpria acordos com a capital.

Em outro forte temporal em outubro de 2024, 3,1 milhões de imóveis que ficaram sem luz, segundo dados da própria companhia.

No começo do ano passado, o prefeito chegou a ir a Brasília para protocolar no Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de fiscalização do contrato da Prefeitura com a Enel e entregou ao tribunal um ofício com detalhes das falhas cometidas pela concessionária, defendeu o fim do vínculo com a companhia.

A Enel afirma, no comunicado, que cumpre com todos os compromissos estabelecidos no contrato de concessão e que tem reforçado de forma estrutural o plano operacional da companhia, que inclui a contratação de mais eletricistas, o aumento das manutenções preventivas e das podas de galhos, e a mobilização antecipada de equipes em campo.

"Com as medidas, nos dois primeiros meses do ano, a companhia reduziu em 40% o tempo médio de atendimento (TMA), registrando o melhor indicador para o período dos últimos sete anos", diz a concessionária.

Em outra categoria

Após a estreia de O Agente Secreto nos cinemas dos Estados Unidos, o filme foi exaltado pela crítica americana.

No jornal The New York Times, a crítica de Manohla Dargis exaltou o tom do longa. "Filmes sobre resistência à tirania raramente inspiram risos, muito menos transformam uma perna humana decepada em uma piada engraçada. Em seu mais novo filme arrebatador, O Agente Secreto, o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho adota uma sensibilidade descontraída e encontra risos em meio ao terror".

Na agência de notícias Associated Press, a crítica Lindsey Bahr disse: "O Agente Secreto é o melhor tipo de filme pessoal, repleto de tantas coisas que Mendonça Filho ama, tanto a ressurreição quanto a elegia".

"Este thriller político estrelado por Wagner Moura, de Narcos, funciona também como um olhar pessoal e raivoso para o passado, e como um lembrete de que o tempo não cura todas as feridas. Assista o quanto antes!", aclamou David Fear, da revista Rolling Stone.

O crítico Matt Zoller, do portal Roger Ebert, exaltou o filme como "um dos melhores do ano e um dos mais marcantes", dizendo que o assistiu três vezes.

Na revista The New Yorker, Richard Brody teceu elogios especiais ao diretor pernambucano. "Mendonça transmite uma indignação justa, porém esperançosa, uma visão de generosidade sincera e solidariedade intergeracional diante da autoridade implacável", escreve.

Na segunda-feira, 24, o jornal The Wall Street Journal também incluiu a produção entre os melhores filmes de 2025.

Com início marcado para esta quinta-feira, 27, o Festival de Cinema Francês do Brasil 2025, antigo Festival Varilux, chega à sua 16ª edição trazendo 21 títulos recentes do cinema francês para as telonas de todo o Brasil. Em São Paulo, o evento marcará presença em 11 cinemas até 10 de dezembro.

Um dos principais títulos trazidos para o festival é Os Bastidores do Amor, longa de estreia do diretor Victor Rodenbach, que conta a história de um casal, um ator e uma diretora teatral, que têm seu relacionamento testado quando ele consegue papel em um filme.

Premiado nos festivais de Santa Barbara, Palm Springs, Alpe d'Huez e mais, o diretor canadense Ken Scott também traz seu novo filme, Era Uma Vez Minha Mãe para as telonas nacionais. Inspirado em uma história real, o longa narra a história de Rolland, que nasceu com problemas nas pernas nos anos 1960, e a luta de sua mãe para lhe proporcionar uma vida normal em sua juventude.

A maternidade também é tema de Jovens Mães, longa celebrado em Cannes com os prêmios de Melhor Roteiro e o Prêmio Ecumênico de 2025. Dirigido pelos Irmãos Dardenne (Rosetta), o filme acompanha cinco mães adolescentes vivendo em uma casa materna, onde compartilham seus sonhos para uma vida melhor para elas e para seus filhos.

Outros títulos de destaque da programação são O Estrangeiro, de François Ozon, 13 Dias, 13 Noites, de Martin Bourboulon, Uma Jornada de Bicicleta, do ator e diretor Mathias Mlekuz, e O Segredo da Chef, filme de Amélie Bonnin que abriu o Festival de Cannes deste ano. A programação completa pode ser conferida no site do Festival.

Homenagem a Pierre Richard

Um dos atores mais famosos do cinema francês, Pierre Richard será o grande homenageado desta edição do Festival de Cinema Francês do Brasil 2025. Ao longo do evento, quatro filmes estrelados serão exibidos nas salas nacionais: Loiro Alto do Sapato Preto, de 1972, Um Sopro Entre os Dentes, de 1974, O Brinquedo, de 1976, e Os Fugitivos, de 1986.

Ídolo da comédia francesa, Richard estrelou inúmeros sucessos do gênero ao longo dos anos 1970 e 1980. O ator ainda recebeu um honorário Prêmio César, o maior do cinema francês, em 2006 por sua longa carreira, sendo homenageado este ano no Festival de Cannes.

Além das comédias que estrelou em décadas passadas, Richard também estará no Festival de Cinema Francês do Brasil com Sonho, Logo Existo, em que ele atua, dirige e assina o roteiro. O longa segue os amigos Gregoire (Richard) e Michel (Timi-Joy Marbot), dois amigos de gerações diferentes, unidos pelo amor à natureza e pelo cuidado de um urso que escapou de um circo. Também exibida em Cannes, a produção vem sendo muito elogiada pela crítica especializada.

Cinema em realidade virtual

A realidade virtual (VR) também será abordada no festival. Os curtas de duração que variam entre sete e 30 minutos serão exibidos gratuitamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Com curadoria de Michel Reilhac, fundador do Venice VR, o evento contará com cinco títulos, dirigidos por nomes como Amaury Campion, Négar Motevalymeidanshah e Jérôme Waeselynck. Diárias, as sessões estarão disponíveis por toda a duração do festival, que vai de 27 de novembro a 10 de dezembro.

Serviço - Festival de Cinema Francês do Brasil 2025

Data: de 27 de novembro a 10 de dezembro

Locais: Cinemas de todo o Brasil; em São Paulo: Cinesystem Morumbi, Cinesystem Belas Artes Frei Caneca, Cinesystem Pompéia, Cine LT3, Espaço Petrobras de Cinema, REAG Belas Artes, Cine Satyrus Bijou, Cinépolis Jardim Pamplona, Cine Marquise, Cine Segall, e Cine A Continental

Preço: variável de acordo com o cinema

Wagner Moura vai apresentar uma das categorias do Gotham Awards, prêmio ao qual ele e o filme O Agente Secreto foram indicados.

A premiação divulgou nesta quarta-feira, 26, os nomes dos atores que irão apresentar os vencedores das categorias. Além do brasileiro, outras estrelas foram confirmadas, como Elle Fanning, Chris Rock, Andrew Scott e Kristen Stewart.

O evento ocorre em 1º de dezembro, em Nova York, abrindo a temporada de premiações cinematográficas que se encerra com o Oscar.

O Agente Secreto concorre em duas categorias no Gotham Awards: em Melhor Roteiro Original, com Kleber Mendonça Filho, e Melhor Atuação Protagonista, com Wagner Moura concorrendo contra nomes de peso, como Jennifer Lawrence, Ethan Hawke, Amanda Seyfried e Josh O'Connor.