Quem era Nabila Furtado, miss e ex-primeira-dama que morreu de trombose

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A modelo Nabila Furtado, de 35 anos, morreu na madrugada de terça, 22, em Cariacica, na Grande Vitória (ES), de embolia pulmonar decorrente de um câncer de mama. Ela iniciou uma carreira de destaque no mundo da moda aos 16 anos de idade. Em seu meio, foi considerada uma das mulheres mais bonitas do Brasil e representou o País em concursos internacionais de beleza.

Ex-primeira dama de Cariacica, ela era casada com o empresário e ex-prefeito Juninho Geraldo (Cidadania) há 11 anos. Nabila enfrentava um câncer de mama desde 2020 e, no início deste ano, foi acometida de uma trombose, que a manteve internada durante mais de dois meses.

O marido e amigos a descrevem como uma mulher sensível e determinada. Aos 19, Nabila foi Miss Cariacica e, um ano depois, foi eleita Miss Espírito Santo Simpatia.

Em 2013 foi escolhida Musa do Brasil e, três anos depois, acumulou os títulos de Miss Brasil Queen e Miss Espírito Santo Intercontinental. Em 2022, a modelo foi para a Índia representar o Brasil no Mrs Glam Word. Também participou de um concurso internacional de beleza na Espanha.

Nabila era advogada e atuava também como influenciadora digital. Só em sua página no Instagram, com dicas sobre beleza e comportamento, ela tinha cerca de 30 mil seguidores. No Dia Internacional da Mulher, escreveu: "Não é sobre ser perfeita. Cada passo que você dá é um ato de coragem." Em outra postagem, disse: "Poucas pessoas vão entender o significado das coisas que você lutou para conquistar. Quem saberá reconhecer o valor das suas conquistas é só você".

De acordo com Juninho, a mulher descobriu o câncer de mama quando ele ainda era prefeito de Cariacica, no final de 2020. Foi durante uma consulta e os exames mostraram um tipo de câncer muito agressivo. Reservada em relação à doença, Nabila relutou bastante para contar sobre o assunto aos pais.

O tratamento, em hospitais do Espírito Santo e de São Paulo, incluiu radio e quimioterapia, mas o câncer se espalhou. Em março, a doença causou uma trombose que obstruiu vasos e agravou as condições de saúde da modelo. Ela ficou internada pouco mais de um mês e depois foi para casa, em condições de home care (cuidados hospitalares em casa).

Com o agravamento, Nabila voltou para o hospital, mas seu organismo já não respondia aos tratamentos. A morte dela, na madrugada de terça, foi comunicada pelo próprio marido. Antes do falecimento, ele postou em sua rede social uma foto dos dois no hospital com a legenda: "Juntos até os últimos momentos."

O velório da miss foi realizado nesta quarta-feira, 23, na Associação de Moradores da Vila Palestina, em Cariacica, reunindo familiares e amigos. O sepultamento aconteceu no mesmo dia, no Cemitério São Jorge, no bairro Alto da Lage.

A morte prematura da modelo causou repercussão no estado. A deputada estadual Janete de Sá (PSB) usou sua rede social para manifestar seu pesar. "Uma jovem linda, com muitos sonhos, que deixa a sua marca inesquecível no mundo da beleza. Contribuiu para levar o município de Cariacica e o Espírito Santo além de nossas fronteiras, esbanjando doçura e alegria por onde passava", escreveu.

A coordenação do Miss Universo Espírito Santo, responsável pelo concurso de beleza no Estado, postou: "Sem palavras, todo o universo miss está em luto!". O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) manifestou pesar em suas redes sociais. "Que Deus conforte e fortaleça os familiares e amigos neste momento."

A coordenação do Miss Universo Espírito Santo, responsável pelo concurso de beleza no Estado, postou: "Sem palavras, todo o universo miss está em luto!". O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) manifestou pesar em suas redes sociais. "Que Deus conforte e fortaleça os familiares e amigos neste momento."

Em outra categoria

Na próxima segunda-feira, 28, a TV Globo apresenta o Show 60 Anos, uma celebração que reúne nomes marcantes da televisão brasileira, da música, do jornalismo e do esporte. A exibição acontece logo após o capítulo de Vale Tudo.

O evento mistura apresentações musicais com cenas inéditas de dramaturgia, gravadas nos Estúdios Globo. A proposta é trazer ao público uma viagem por personagens, histórias e trilhas que marcaram os 60 anos da emissora.

Entre os artistas confirmados estão Roberto Carlos, Gilberto Gil, Sandy & Junior, Ivete Sangalo, Chitãozinho & Xororó, Angélica, Xuxa, Fafá de Belém, Lulu Santos, Daniel, Péricles e Zeca Pagodinho. Eles dividem o palco com outros nomes em colaborações especiais, interpretando canções que ficaram na memória afetiva dos brasileiros.

Também participam da festa IZA, Ana Castela, Simone Mendes, Maiara & Maraisa, Zezé Di Camargo & Luciano, Joelma, João Gomes, Lauana Prado, MC Cabelinho, Negra Li, Rosana, As Frenéticas, Alexandre Pires, Roupa Nova e Paulinho da Viola, entre outros.

Além das performances musicais, o programa vai incluir participações de jornalistas, atletas e atores em números especiais. A produção usará cenários dos Estúdios Globo como palco para integrar os bastidores ao espetáculo transmitido.

A cenografia foi criada em parceria com o britânico Nathan Paul Taylor, que assina projetos de artistas como Bruno Mars, Shawn Mendes e One Direction. Serão mais de 2 mil m² de cenário, com 550 m² de painéis de LED e 14 câmeras de cinema envolvidas na transmissão.

O Show 60 anos tem direção artística de Antonia Prado e direção de gênero de Monica Almeida. A direção geral também conta com Dennis Carvalho, João Monteiro, Henrique Sauer, Gian Carlos Bellotti, Renan de Andrade e Marcelo Amiky.

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 24/04/2025 - As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quinta-feira, enquanto investidores monitoraram desdobramentos da guerra tarifária entre EUA e China e balanços corporativos da região.

O índice Nikkei subiu 0,49% em Tóquio, a 35.039,15 pontos, com a ajuda de ações financeiras e do setor automotivo, enquanto o sul-coreano Kospi teve modesta perda de 0,13% em Seul, a 2.522,33 pontos, pressionado por ações de empresas que divulgaram balanços, caso da montadora Hyundai (-0,6%) e do fabricante de chips de memória SK Hynix (-1,5%).

O tom foi negativo hoje também em Hong Kong, onde o Hang Seng caiu 0,74%, a 21.909,76 pontos, e em Taiwan, com baixa de 0,82% do Taiex, a 19.478,81 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto registrou alta marginal de 0,03%, a 3.297,29 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,71%, a 1.909,66 pontos, após balanços fracos de companhias de software e hardware.

Ontem, o The Wall Street Journal publicou que o governo Trump está considerando reduzir as tarifas de 145% impostas a produtos chineses para uma faixa de 50% a 65%, na tentativa de apaziguar as tensões comerciais com Pequim. Um dia antes, a Casa Branca havia falado em progresso em negociações tarifárias entre China e EUA.

Hoje, após o encerramento dos negócios nos mercados chineses, porta-vozes ministeriais negaram que a China esteja envolvida em discussões sobre tarifas com Washington.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo segundo dia consecutivo. O S&P/ASX 200 avançou 0,60% em Sydney, a 7.968,20 pontos.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Sabrina Sato foi a convidada da edição desta semana do Que História é Essa, Porchat?, episódio de estreia do programa na TV Globo, e revelou que passou um perrengue em uma viagem recente ao Japão. A apresentadora contou que uma tentativa de homenagear os avós terminou com ela pelada em uma piscina, rodeada de desconhecidos.

Segundo Sabrina, um de seus objetivos quando viajou ao país oriental era tomar o banho onsen, um ritual que envolve um banho em águas termais naturais, que traz benefícios terapêuticos. "Desde que eu era criança, lá em Penápolis, minha avó e meu avô faziam esse banho, essa tradição", recordou, explicando como acontecia. Primeiro, eles tiravam a sujeira do corpo e, em seguida, todos entravam pelados no ofurô, com a água em alta temperatura.

No entanto, os avós de Sabrina nunca conseguiram retornar ao Japão e tomar o banho onsen de forma tradicional. Por isso, ela aproveitou a oportunidade enquanto gravava o quadro Essa Eu Quero Ver, do Fantástico, para honrar seus familiares.

Para conseguir se comunicar, uma vez que estava sem sua equipe, Sabrina resolveu comprar um aparelho de tradução simultânea, e comunicou à recepcionista do hotel que gostaria de fazer uma massagem e tomar o banho onsen. "Cheguei no lugar e ela só me deu um roupão. Tomei meu banho, coloquei meu roupão, peladona, e fui. Estava amando porque estava sozinha. Só que estava muito mais quente do que eu imaginava. Queimou tudo."

Apesar do susto com a temperatura, Sabrina conta que acabou relaxando, mas a tranquilidade logo passou quando outras pessoas começaram a chegar, mas todas com trajes de banho.

"De repente eu escuto uns passinhos. Era uma japonesinha bonita chegando de roupão. Na hora que ela tira, ela estava com um maiô de natação. Aí escutei outro passo, e veio a mulher com o mesmo maiô da outra", recorda. "E não parava de chegar gente. Todo mundo vestido, só tinha eu [pelada]. Eu não tinha um nada."

Para sair da enrascada, Sabrina começou a tentar se esconder, mas acabou desistindo porque já sofria com a temperatura da água:

"Ou eu morro desmaiada aqui com pressão baixa ou levanto. Então eu levantei e saí pelada, e fui procurar a japonesinha", disse, referindo-se à recepcionista que a havia atendido inicialmente. "Você acredita que ela riu para mim e me deu um maiô? Era uma piscina normal, não era nada de onsen", explica, bem-humorada. "Queria tanto fazer esse banho que me joguei na primeira piscina do Japão. Era só uma piscina quente."