Vaticano divulga imagem do túmulo do papa Francisco

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 24, uma imagem do túmulo do papa Francisco. Feito de mármore, o local tem apenas a inscrição "FRANCISCUS" e uma reprodução de sua cruz peitoral.

O túmulo foi preparado em um nicho no corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maior. Ele está localizado próximo ao Altar de São Francisco.

Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas papais em Roma, onde sete pontífices já foram sepultados. Francisco declarou no fim de 2023 que queria ser enterrado no local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontecem funerais dos líderes da Igreja Católica há mais de três séculos.

O argentino Jorge Bergoglio, muito ligado ao culto da Virgem Maria, costumava rezar neste templo, que oficialmente faz parte do território do Vaticano, na véspera ou no retorno de cada uma de suas viagens ao exterior.

Cronograma da despedida

O sepultamento do papa será marcado por ritos específicos. A cerimônia terá início na sexta, 25, com a leitura de um texto sobre as ações mais importantes do pontífice. Um véu de seda branco será colocado sobre o rosto de Francisco.

Após a bênção com água benta, moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado serão colocadas dentro do caixão. Elas representam os anos em que esteve à frente da Igreja. Um tubo com o resumo do período, com o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, também ficará junto ao corpo.

Só então a tampa do caixão de zinco (revestimento interior da estrutura de madeira) será colocada. Nela, haverá uma cruz, o brasão papal, a placa com o nome de Francisco, a duração de sua vida e seu Ministério Petrino.

O mote do brasão, "Miserando atque eligendo", foi tirado das Homilias de São Beda o Venerável, que, comentando o episódio evangélico da vocação de são Mateus, escreve: "Vidit ergo Iesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me" (Viu Jesus um publicano e dado que olhou para ele com sentimento de amor e o escolheu, disse-lhe: segue-me).

Posteriormente, o caixão será soldado e se colocará os selos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana (o cardeal irlandês Kevin Farrell), da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício para Celebrações Litúrgicas do sumo pontífice e do capítulo do Vaticano. O caixão de madeira também será fechado. Na tampa, também estará a cruz e o brasão papal de Francisco.

Missa de Exéquias

No sábado, às 10h (5h de Brasília), o corpo do papa será levado à Praça de São Pedro, onde será celebrada a Missa de Exéquias (também conhecida como missa de corpo presente), como prevê o rito funerário católico.

Por fim, o celebrante fará uma oração chamada Ultima commendatio et valedictio (última recomendação e adeus). Se reza uma ladainha com nomes de vários santos, incluindo apóstolos, mártires e todos os papas canonizados pela Igreja.

Em seguida, os patriarcas e bispos da liturgia bizantina (braço oriental da Igreja Católica) farão orações de intercessão pela alma de Francisco e abençoará o caixão com incenso.

Em outra categoria

Sabrina Sato foi a convidada da edição desta semana do Que História é Essa, Porchat?, episódio de estreia do programa na TV Globo, e revelou que passou um perrengue em uma viagem recente ao Japão. A apresentadora contou que uma tentativa de homenagear os avós terminou com ela pelada em uma piscina, rodeada de desconhecidos.

Segundo Sabrina, um de seus objetivos quando viajou ao país oriental era tomar o banho onsen, um ritual que envolve um banho em águas termais naturais, que traz benefícios terapêuticos. "Desde que eu era criança, lá em Penápolis, minha avó e meu avô faziam esse banho, essa tradição", recordou, explicando como acontecia. Primeiro, eles tiravam a sujeira do corpo e, em seguida, todos entravam pelados no ofurô, com a água em alta temperatura.

No entanto, os avós de Sabrina nunca conseguiram retornar ao Japão e tomar o banho onsen de forma tradicional. Por isso, ela aproveitou a oportunidade enquanto gravava o quadro Essa Eu Quero Ver, do Fantástico, para honrar seus familiares.

Para conseguir se comunicar, uma vez que estava sem sua equipe, Sabrina resolveu comprar um aparelho de tradução simultânea, e comunicou à recepcionista do hotel que gostaria de fazer uma massagem e tomar o banho onsen. "Cheguei no lugar e ela só me deu um roupão. Tomei meu banho, coloquei meu roupão, peladona, e fui. Estava amando porque estava sozinha. Só que estava muito mais quente do que eu imaginava. Queimou tudo."

Apesar do susto com a temperatura, Sabrina conta que acabou relaxando, mas a tranquilidade logo passou quando outras pessoas começaram a chegar, mas todas com trajes de banho.

"De repente eu escuto uns passinhos. Era uma japonesinha bonita chegando de roupão. Na hora que ela tira, ela estava com um maiô de natação. Aí escutei outro passo, e veio a mulher com o mesmo maiô da outra", recorda. "E não parava de chegar gente. Todo mundo vestido, só tinha eu [pelada]. Eu não tinha um nada."

Para sair da enrascada, Sabrina começou a tentar se esconder, mas acabou desistindo porque já sofria com a temperatura da água:

"Ou eu morro desmaiada aqui com pressão baixa ou levanto. Então eu levantei e saí pelada, e fui procurar a japonesinha", disse, referindo-se à recepcionista que a havia atendido inicialmente. "Você acredita que ela riu para mim e me deu um maiô? Era uma piscina normal, não era nada de onsen", explica, bem-humorada. "Queria tanto fazer esse banho que me joguei na primeira piscina do Japão. Era só uma piscina quente."

Depois de Madonna, em 2024, e Lady Gaga, em maio de 2025, a praia de Copacabana pode receber um show gratuito do U2 em 2026. A passagem da banda irlandesa pelo Brasil foi sugerida nesta quinta-feira, 24, pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em evento dedicado ao calendário de eventos da capital carioca do ano que vem.

A banda de Bono Vox passou pelo País pela última vez em outubro de 2017, quando fez quatro apresentações no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Na época, o U2 estava em turnê de comemoração dos 30 anos do disco The Joshua Tree, um dos mais celebrados do grupo.

A possível vinda do U2 ao Rio de Janeiro fez parte das promessas de campanha de Paes nas eleições municipais de 2024 e daria sequência aos megashows gratuitos que a prefeitura carioca tem feito anualmente em Copacabana. Em maio de 2024, Madonna reuniu 1,6 milhão de pessoas, enquanto Lady Gaga se apresenta na praia em 3 de maio de 2025.

O lançamento mais recente do U2 foi How to Re-Assemble an Atomic Bomb, coletânea de 10 faixas inéditas gravadas durante as sessões de estúdio do premiado How to Dismantle an Atomic Bomb, de 2004.

Lorde lançou, nesta quinta-feira, 24, seu primeiro single em quatro anos. A nova música, What Was That, foi produzida pela cantora ao lado de Jim-E Stack (Bon Iver) e do vencedor do Grammy Dan Nigro (Chappell Roan). A faixa ainda ganhou um clipe oficial, que mostra a artista passeando pela cidade de Nova York.

What Was That é o primeiro lançamento solo de Lorde desde o disco Solar Power, de 2021. A cantora estreou o single publicamente na última terça-feira, 22, em um evento público em um parque. A apresentação chegou a ser temporariamente cancelada após mais de dois mil fãs comparecerem ao local, fazendo com que policiais pedissem para que o público debandasse.

Apesar do intervalo entre Solar Power e What Was That, Lorde passou os últimos quatro anos se apresentando ao redor do mundo e ainda participou de Girl, So Confusing, música de Charli XCX que traz as duas cantoras dialogando e abordando desentendimentos passados entre elas. As duas apresentaram a música ao vivo em diferentes shows, incluindo o de Charlin XCX no Coachella, no começo de abril.

Lorde trabalha no disco sucessor de Solar Power desde 2023. Até o momento, o novo disco não teve título nem data de lançamento anunciados.

Confira o clipe oficial