Creatina: Anvisa divulga resultados de análise de 41 produtos; confira marcas avaliadas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na quarta-feira, 24, o resultado de uma análise realizada em 41 suplementos alimentares de creatina disponíveis no mercado brasileiro (veja a lista abaixo). As principais irregularidades estão relacionadas à rotulagem.

A avaliação verificou a regularidade dos produtos em três pontos específicos: teor de creatina, adequação da rotulagem e presença de matérias estranhas. O único produto com resultado satisfatório em todas as análises foi o Creatine Monohydrate - 100% Pure, da marca Atlhetica Nutrition.

Quanto ao teor de creatina, apenas um dos 41 produtos analisados estava abaixo do previsto no regulamento de suplementos. As normas estabelecem que a quantidade do nutriente não deve variar mais de 20% em relação ao valor informado no rótulo, além de exigir que o produto contenha, no mínimo, 3.000 mg de creatina.

Já em relação à rotulagem, 40 dos 41 produtos tinham algum tipo de falha. Entre os principais problemas, os avaliadores identificaram alegações não autorizadas sobre os efeitos do produto, inclusive com informações incorretas em língua estrangeira, e tabela de informação nutricional fora do padrão.

Também foram identificados rótulos com imagens ou expressões que podem induzir o consumidor ao erro e, em alguns casos, faltavam informações básicas, como a frequência de consumo recomendada, o número de porções por embalagem e as quantidades de açúcares totais e adicionados.

A Anvisa, no entanto, destaca que os erros encontrados não representam risco à saúde, mas as empresas devem se adequar à Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 843/2024 e à Instrução Normativa (IN) 281/2024.

A análise da presença de matérias estranhas nos produtos não detectou nenhuma inconformidade. Todas as marcas tiveram resultados satisfatórios.

O estudo considerou embalagens de 300 gramas de creatina - formato mais comum entre os consumidores - das marcas mais vendidas no mercado nacional. A coleta das amostras ocorreu no segundo semestre de 2024, diretamente das empresas fabricantes e no comércio varejista.

As análises foram conduzidas pelo laboratório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Produtos analisados

3vs - Creatine Power Pó

3vs - Pure Creatine

Atlhetica - Nutrition - Creatine Monohydrate - 100% Pure

Black Skull - Creatine Hardcore Pure Monohydrate

Body Nutry Suplementos - Creatine 100% Pura - Micronizada - Monohidratada

Body Nutry Suplementos - Creatine 100% Pura - Micronizada - Monohidratada

Body Shape Nutrition - Creatine Energy Monohidratada E Micronizada

Bodyaction - Creatine Double Force

Bodyaction - Creatine Dual Power

Bulk - Creatina Monohidratada 100% Pura

Canibal - Creatiny Monohydrate

Creapure - Creafort 100% Pura

Creapure - Creatina Monohidratada

Darklab - Pure Creatine

Darkness - Creatine Muscle Energy

Eat Clean Pro - Creatina Monohidratada Vegano

Elementopuro - Suplemento Alimentar De Creatina Em Pó - Creadop

Essential Nutrition - Crealift

Ftw - Creatina Ultra

Integralmedica - Creatina Hardcore

Integralmedica - Creatina Hardcore (Caps)

Iridium Labs - Atlas Creatina

Iridium Labs - Creatina Fuel

Max Titanium - Creatine

Max Titanium - Creatine Monohidratada (Caps)

Mf Musclefull - Muscle Full 100% Pura

Muscletech - Creatine

Natusvita - Creatine Micronizada

New Millen - Creatina Monohidratada

Nutrata - Creatin Up Monohidratada

Nutrify - Creatine Monohidratada

Optimum Nutrition - Creatine Powder

Pro Healthy - Creatine Micronized - 100% Pure Ultra-Concetrated Powder

Probiótica - Creatina Caps Monohidratada

Probiótica - Creatina Monohidratada

Shark Pro - Creatina Monohidratada 3g

Soldiers Nutrition - Creatine Monohydrate

Synthe Size - Creatine Powder Monohydrate

True Source - Creatine 100% Pure

Universal - Creatine Monohydrate

Vitamax - Creatina Booster

Em outra categoria

O MetrôRio confirmou que vai operar com esquema especial para atender ao grande público esperado no show gratuito de Lady Gaga, marcado para sábado, 3 de maio, às 21h, na Praia de Copacabana. As estações localizadas no bairro - Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Cantagalo - funcionarão de forma ininterrupta das 5h de sábado até às 23h de domingo, 4.

As demais estações do sistema metroviário funcionarão nos horários habituais, das 5h à meia-noite. Após esse horário, elas permanecem abertas apenas para desembarque do público que retorna do evento, até as 7h de domingo.

Durante a ida ao show, a recomendação é que o público utilize preferencialmente a estação Siqueira Campos/Copacabana. Já a estação Cardeal Arcoverde/Copacabana funcionará exclusivamente para desembarque das 16h às 22h, e após esse período, apenas para embarque com cartões previamente adquiridos ou pagamento por aproximação (NFC).

No retorno, a orientação é que os passageiros optem pela estação Siqueira Campos, que possui maior capacidade de embarque, mais acessos, bilheteria e estrutura reforçada de controle de fluxo. As outras duas estações do bairro também estarão abertas 24h e terão reforço no efetivo de segurança e operação.

Durante a madrugada, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema. As linhas 1 e 4 seguem normalmente nos trechos Uruguai/Tijuca e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A integração entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório e Central do Brasil. Já no domingo, a partir das 7h, a linha 2 terá seu trajeto estendido até Botafogo.

O MetrôRio orienta os passageiros a adquirirem antecipadamente os cartões Giro, unitários ou RioCard, e a considerarem também o uso do pagamento por aproximação. A tarifa é de R$ 7,90 por trecho.

O transporte funcionará com regras de segurança: será proibido transportar grandes volumes, caixas de isopor com gelo, garrafas de vidro, cadeiras de praia e outros itens semelhantes. Também não será permitido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho.

A atriz Lúcia Alves morreu aos 76 anos nesta quinta-feira, 24, após passar dez dias internada em estado grave na Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo hospital. Até o momento não há informações sobre velório e sepultamento. Lúcia lutava contra um câncer no pâncreas desde 2022.

"A Casa de Saúde São José confirma o falecimento de Lúcia Alves na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, aos 76 anos. A paciente estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde o dia 14 de abril. A instituição se solidariza com os familiares, amigos e fãs da atriz", diz o comunicado oficial do hospital.

Ao Estadão, a assessoria do hospital informou que o câncer dela estava em estágio avançado.

Natural do Rio de Janeiro, Lúcia Alves começou a carreira artística no cinema durante a década de 1960. O primeiro filme em que atuou foi Um Ramo para Luísa, de 1965. Quatro anos depois, ela estreou na televisão ao atuar na novela Enquanto Houver Estrelas, da TV Tupi.

Nos anos seguintes, ficou conhecida ao ganhar papéis cada vez maiores nos folhetins do horário nobre. Interpretou a indígena Potira na primeira versão de Irmãos Coragem (1971), e emendou trabalhos em Helena (1975), Plumas e Paetês (1980), Ti-Ti-Ti (1985) e Barriga de Aluguel (1990).

Nos anos 2000, se destacou em O Cravo e a Rosa (2000) e fez pequenas participações em seriados como Carga Pesada, A Diarista, A Grande Família e Toma Lá, Dá Cá. Seu último trabalho em novelas foi em Joia Rara (2013).

Mateus Liduário, cantor sertanejo que faz dupla com Jorge, anunciou que irá passar por uma cirurgia de emergência nesta quinta-feira, 24.

A notícia foi divulgada nas redes sociais da dupla. O comunicado ainda diz que ele realizará uma pausa em sua agenda para poder se recuperar.

"Em fevereiro deste ano, Mateus foi submetido a uma cirurgia no joelho e, por orientação médica, precisará passar, com urgência, por um novo procedimento cirúrgico ainda na tarde de hoje, o que o impossibilita de se apresentar nessas datas", diz.

A nota explicou que os shows dos dias 24, 25 e 26, em Santarém, Belém e Manaus, respectivamente, serão mantidos e realizados somente por Jorge.

Atualmente, Jorge e Mateus estão realizando uma turnê. Para comemorar os 20 anos da dupla, os dois realizarão 22 shows pelo Brasil entre abril e dezembro.

Depois da turnê, os dois darão uma pausa na carreira.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais