'Bola de fogo' é registrada no céu do DF, Goiás, Minas e Sul da Bahia: entenda

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Diversas pessoas do Distrito Federal, Goiás, Sul da Bahia e Minas Gerais viram um objeto iluminado, uma espécie de "bola de fogo", passar pelo céu na noite desta quarta-feira, 15.

Alguns internautas compartilharam fotos e vídeos do momento no X afirmando que se tratava de um meteoro. Entretanto, de acordo com o Projeto Exoss, ONG internacional que estuda meteoros e bólidos (objetos que formam o efeito de bola de fogo no céu), trata-se de lixo espacial de um foguete.

"Foi a reentrada de um lixo espacial, já estava prevista a sua queda. Ele penetrou na atmosfera e acabou reentrando ali pela região central (do Brasil). Ele é pedaço de um foguete de lançador de satélite", explicou ao Estadão o cientista planetário Marcelo de Cicco, coordenador brasileiro de pesquisas de meteoro no Projeto Exoss e parceiro do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com a ONG, o lixo espacial faz parte do Asiasat 8 Falcon R/N, um foguete Falcon 9, da Space X, e passou pelo céu do centro do Brasil por volta das 18h30, caindo em seguida próximo à Bahia. "A órbita excêntrica dificultou a previsão, mas a maior parte queimou, com baixo risco", diz o Projeto Exoss.

O Asiasat 8 Falcon R/N foi usado em 2014 para colocar um satélite de comunicações em órbita, atendendo à região Ásia-Pacífico, ainda conforme o Projeto Exoss. "Após mais de uma década em órbita, sua trajetória finalmente o trouxe de volta à Terra, e o Brasil, por sua posição equatorial, acabou sendo um dos cenários desse fenômeno."

Em outra categoria

O livro Razão e Sensibilidade, clássico de Jane Austen publicado em 1811, já adaptado para os cinemas em 1995 em filme com Hugh Grant e Kate Winslet, ganhará um remake com a jovem atriz Daisy Edgar-Jones. O novo longa-metragem já está em desenvolvimento, segundo a revista The Hollywood Reporter.

A história de Razão e Sensibilidade centra-se na empobrecida família Dashwood e retrata as experiências românticas das irmãs Elinor e Marianne, enquanto elas e sua mãe viúva conduzem a vida da família outrora rica após a morte do pai e do marido.

Edgar-Jones, que recentemente esteve em Twisters e Normal People, deve interpretar Elinor, papel que foi de Emma Thompson no filme dos anos 90. Os demais nomes do elenco ainda não foram confirmados.

Enquanto isso, o filme original, dirigido por Ang Lee e estrelado também por Alan Rickman, Gemma Gones, Greg Wise, Elizabeth Spriggs, Imogen Stubbs e Harriet Walter, está disponível no catálogo da HBO Max e do Prime Video.

Gilberto Gil relembrou o relacionamento amoroso que viveu com Gal Costa durante os anos 1970. "Nos amávamos muito", disse, nesta quarta-feira, 25, ao Papo Amado.

O cantor confessou, durante a entrevista com Guilherme Amado, que o relacionamento fez parte de uma série de descobertas sobre o amor livre: "Acontecia de termos uma atração mútua, uma aproximação. Até [tínhamos] níveis de envolvimento em função desses quereres nossos. Ela era muito amorável, tinha um sentimento muito fluídico, sobre essa coisa da amorabilidade."

"Tudo isso era facilitado por esse sentimento de expansão, de abertura, de exploração, de desbravamento. Tudo isso estava na nossa relação pessoal mútua", completou.

Gil também elogiou seu relacionamento duradouro com Flora Gil, com quem é casado desde 1988: "Vivemos uma vida de casal muito próximo. Temos uma vida bem harmoniosa."

"Amor é exercício, é ato permanente [...] O amor é mais difícil que a morte", finalizou.

Virginia Fonseca recebeu críticas após aparecer "de surpresa" em um ensaio da bateria da Grande Rio nesta terça-feira, 24. Ela é a nova rainha de bateria da escola de samba carioca - até ano passado, o posto era de Paolla Oliveira.

A escola de samba compartilhou um vídeo da influenciadora digital vestindo uma camisa da Grande Rio. "Está em casa, Rainha!", diz a legenda da publicação.

Outro post mostra a empresária ao lado de Fabricio Machado de Lima, mestre de bateria da escola de samba. "Aquela visita surpresa para deixar o primeiro ensaio de bateria ainda mais especial", publicou a organização.

Um outro vídeo que circula nas redes sociais mostra a ex-mulher de Zé Felipe sambando, em um momento descontraído. O registro viralizou, atraindo os comentários negativos recebidos pela influenciadora.

"O samba está no sangue, só falta circular", disse um internauta. "O samba não morreu, foi assassinado", afirmou outro. "Uma escola que não respeita a comunidade", alfinetou um terceiro.