OMS diz que pandemia piora no Brasil e pede 'medidas sérias' de autoridades

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a demonstrar preocupação com o quadro da pandemia do coronavírus no Brasil, cobrando medidas "sérias" e "clareza" de autoridades e todos os envolvidos para enfrentar o problema.

"A situação no Brasil certamente tem piorado, com incidência muito alta de casos e aumento das mortes pelo país, bem como uma elevação muito rápida na ocupação de UTIs e muitas áreas pelo país vendo lotar os leitos de UTIs", afirmou o diretor executivo da entidade, Michael Ryan, durante entrevista coletiva virtual nesta sexta-feira, 12.

Ryan lembrou que em várias áreas do País os sistemas de saúde estão "bastante pressionados", notando também o aumento das porcentagens de testes positivos para a doença. Ele comentou o risco que isso representa, não apenas para as fronteiras nacionais. "O que acontece no Brasil importa, e importa globalmente". A OMS notou que, caso o quadro na emergência de saúde continue a piorar no País, isso terá impacto em outras nações da região.

"Certamente gostaríamos de ver o Brasil indo em direção diferente, mas será necessário um grande esforço para isso", disse Ryan, completando que vê o sistema de saúde local "consideravelmente pressionado". Segundo ele, muitos países nas Américas se movem agora "em direção positiva" na pandemia, mas "não o Brasil".

"Não tenho dúvida de que a ciência e o povo brasileiros podem contornar essa situação. A questão é: eles podem conseguir o apoio de que necessitam para fazer isso?", questionou ainda Ryan.

A epidemiologista responsável pela resposta da OMS à pandemia de covid-19, Maria Van Kerkhove, lembrou do fato de que uma cepa do vírus, a P.1, localizada inicialmente em Manaus, é "fonte de preocupação" e circula pelo Brasil. Segundo ela, a variante parece transmitir mais e há a sugestão segundo algumas pesquisas de que ela pode ser "mais severa".

Kerkhove disse que uma cepa mais contagiosa tende a colocar mais pressão sobre o sistema de saúde, mas notou que ainda assim o vírus "pode ser controlado", com medidas de saúde pública como máscaras, distanciamento social e lavagem de mãos. Ela lembrou também que o diagnóstico do vírus continua a funcionar diante dessas novas cepas. Kerhove disse que as variantes devem continuar a surgir, por isso a entidade tem um sistema de monitoramento com a finalidade de monitorá-las.

Em outra categoria

O Big Brother Brasil 25 promete surpreender o público e os confinados com uma inovação tecnológica: o 'Seu Fifi', um robô que captará conversas dos participantes e as revelará no decorrer do jogo. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa realizada com a presença do apresentador Tadeu Schmidt e da direção do programa.

"Vou convidar o maior fofoqueiro do nosso grupo para contar uma fofoca para vocês, uma novidade", brincou Tadeu ao apresentar o 'Seu Fifi'.

De acordo com o apresentador, o robô, apelidado de 'RoBBB', irá circular pela casa com a missão de ouvir as interações entre os brothers. "O Seu Fifi vai estar trabalhando pela casa, vai estar limpando um vidro de algum lugar da casa e ouvindo as conversas dos participantes. Eles nem imaginam o que estará acontecendo, mas o RoBBB está capturando essas conversas", explicou.

A dinâmica envolve ainda a participação ativa do público. Cabe aos telespectadores decidir quais conversas capturadas pelo robô serão reveladas para os próprios confinados.

"Em determinado momento, o público vai decidir que conversas que o Seu Fifi vai revelar para os participantes da casa. Eles podem estar conversando horrores sobre seus adversários e de repente ele pode contar esses horrores para os adversários", detalhou Tadeu Schmidt.

O reality show estreia nesta segunda-feira, 13, com duplas formadas por amigos, familiares e casais, divididos entre Camarote e Pipoca.

O ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa, usou suas redes sociais para celebrar o resultado de um processo em que a apresentadora terá de pagar uma pensão indenizatória de R$ 15 mil mensais. O empresário comemorou e disse que se sente agradecido.

"Agradeço a Deus pelos últimos acontecimentos divulgados pela imprensa e espero poder acordar deste pesadelo o mais rápido possível", escreveu na legenda de um vídeo em que aparece comentando o caso. "De fato, as últimas notícias são como se fosse dá a um homem no deserto, água e sombra então muito me acalma", disse.

Em comunicado, a assessoria da modelo disse que não deve comentar o caso, que segue em segredo de justiça. A nota enviada ao Estadão diz que sua defesa disse ter recebido as notícias "com serenidade". "Sobre as notícias da fixação de alimentos compensatórios ao ex-marido, em sede de tutela de primeiro grau, e a condenação do Sr. Alexandre na prestação de alimentos ao filho, a defesa de Ana Hickmann lamenta a veiculação de decisões judiciais do processo de divórcio, sabidamente em segredo de justiça. Por tal razão, não se manifestará sobre a decisão, que recebeu com serenidade."

Em meio a comentários que o parabenizam e o apoiam, celebrando a "justiça divina", o empresário também agradeceu aos seguidores. "Obrigado por todos os directs de apoio, palavras de carinho. Vamos lá, continuar, vamos lutar, isso só fortalece e, como sempre, venho e agradeço", comentou o empresário.

Em sua fala, Alexandre também disse que esperava que o fim de seu casamento fosse "normal". Se eu tivesse um pedido a Deus, jamais queria que nada disso tivesse acontecido na minha vida e que tivesse havido uma separação normal, como qualquer casal. Pediria que nada disso tivesse ocorrido, tamanha exposição de sofrimento", pontuou.

A cantora Beyoncé anunciou uma doação de 2,5 milhões de dólares, o equivalente a R$ 15 milhões, por meio de sua fundação BeyGOOD, para ajudar famílias que sofreram perdas devido aos incêndios florestais que atingiram Los Angeles. Os recursos serão direcionados para comunidades em Altadena e Pasadena, regiões gravemente impactadas pelas chamas que começaram na última terça-feira, 7, na costa oeste dos Estados Unidos.

A fundação, criada em 2013, apoiará não apenas famílias que perderam suas casas e bens materiais, mas também igrejas e centros comunitários em outras áreas afetadas. O objetivo é atender às necessidades imediatas da população atingida pelos incêndios.

De acordo com a Variety, os incêndios, alimentados pelos fortes ventos de Santa Ana, já destruíram milhares de estruturas, incluindo residências, empresas e veículos. Até o momento, 11 mortes foram confirmadas, mas as autoridades acreditam que o número pode aumentar com o avanço das buscas.

BeyGOOD se junta a outras organizações

Na última sexta-feira, 10, a Walt Disney Company anunciou uma doação de 15 milhões de dólares para iniciativas de assistência e reconstrução. Paramount e Fox Corp. contribuíram com 1 milhão de dólares para a Cruz Vermelha Americana e o Departamento de Bombeiros de Los Angeles. Além disso, a Warner Music divulgou um compromisso inicial de 1 milhão de dólares para apoio às áreas devastadas.