Ex-líder do PCC é condenado a 44 anos de prisão como mandante da morte de agente penitenciário

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Justiça Federal condenou a 44 anos e oito meses de reclusão Roberto Soriano, o 'Tiriça', sob a acusação de ter sido o mandante do assassinato do agente penitenciário Alex Belarmino de Souza. Ele já ocupou o topo da hierarquia do PCC.

A defesa vai recorrer da sentença sob alegação de que 'Tiriça' foi condenado por seus antecedentes.

Após oito dias consecutivos de sessões, encerradas na noite de segunda, 9, a sentença foi anunciada. Belarmino foi executado a tiros em setembro de 2016 em Cascavel, no Paraná. Ele foi emboscado quando se dirigia para uma aula de tiro na Penitenciária de Catanduvas, de segurança máxima, no interior do Estado.

'Tiriça' já está condenado por outro crime, também em Cascavel, o assassinato de Melissa Almeida, psicóloga da prisão de Catanduvas. Ela foi morta em frente à residência onde vivia com o marido e o filho, a cerca de 55 quilômetros da penitenciária.

As informações foram divulgadas pelo Ministério Público Federal. Segundo a investigação, Melissa teve sua rotina monitorada por vários dias. Ela foi escolhida como alvo por ser considerada de 'fácil alcance'. O 'ex-líder' da facção e mais três envolvidos no crime foram condenados em agosto de 2023.

O processo que culminou na nova condenação de Soriano pelo Tribunal do Júri da Justiça Federal em Curitiba reuniu investigações e ações penais relativas ao assassinato de Belarmino, que atuava no sistema prisional federal.

O ex-chefão do PCC foi condenado por homicídio qualificado em razão de o crime ter sido praticado contra agente público no exercício da função. A pena foi agravada em razão das circunstâncias do delito.

'Tiriça' também foi condenado por integrar organização criminosa e cumprirá a pena em regime inicial fechado, sem direito de recorrer em liberdade.

A execução do agente penitenciário ocorreu em Cascavel, mas, por determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o julgamento foi transferido para a capital paranaense (desaforamento), devido 'a razões de segurança e garantia da ordem pública'.

O processo de Soriano foi desmembrado dos demais acusados durante a tramitação da ação penal e julgado pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

A ação penal foi proposta pelo Ministério Público Federal contra 'Tiriça' e outros 15 acusados. Por causa do desmembramento do caso, os júris ocorreram em datas diversas.

Seis réus foram condenados em dezembro de 2021, outros três em julho de 2022 e mais três em setembro de 2023. Ao todo, treze condenados.

De acordo com a Procuradoria, a ordem partiu do comando PCC. O Ministério Público Federal descobriu que a facção se insurgiu contra a 'rigidez do sistema penitenciário federal, determinando a morte indiscriminada de agentes federais que sequer eram conhecidos dos faccionados'.

Além de Alex Belarmino, outros dois agentes vinculados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) foram executados por ordem do PCC, entre setembro de 2016 e maio de 2017.

Em outra categoria

O ator Leandro Lima recebeu alta após ter ficado em observação pela ingestão acidental de gasolina. O acidente ocorreu nessa segunda-feira, 10, enquanto ele transferia o combustível de sua moto para um carro através de uma mangueira.

Nas redes sociais, Leandro explicou aos fãs e seguidores como ocorreu o acidente: "Eu já tinha feito isso muitas vezes, passar gasolina de um tanque para o outro. Dessa vez, vi que o Fusca de casa estava sem gasolina e fui tirar a gasolina da moto para colocar no Fusca (...) Acabei ingerindo e engasgando com a gasolina, e aí ficou feio, me deu falta de ar."

"Vim ao hospital e eles preferiram me deixar em observação", completou. Leandro também esclareceu que ficou em observação para que os médicos confirmassem através dos exames se o combustível teria sido inalado ou digerido.

Na mesma noite, o ator foi liberado e brincou com a situação: "Fiz os exames, está tudo certo. Eu aconselho não beber nem etanol, nem metanol, nem gasolina, principalmente pelo hálito. Estou me sentindo o próprio Fusca, com esse cheiro de gasolina."

Meses depois de sua estreia no exterior, Eddington, filme mais recente de Ari Aster, enfim chega aos cinemas brasileiros. O longa, estrelado por Pedro Pascal, Emma Stone e Joaquin Phoenix é um dos principais lançamentos do circuito comercial nesta semana, entrando em cartaz na q

Truque de Mestre - O 3º Ato, novo capítulo da franquia dos ilusionistas golpistas, também chega às telonas nesta semana, com Jesse Eisenberg, Isla Fisher, Dave Franco e Woody Harrelson voltando aos seus personagens.

O filme bíblico Sombras no Deserto, estrelado por Nicolas Cage, é outra grande estreia da semana, adaptando o Evangelho da Infância de Tomé, que conta a juventude de Jesus Cristo, como um suspense psicológico.

A semana também é de relançamentos, com The Rocky Horror Picture Show, que completa 50 anos, e Wicked, aquecendo para sua sequência que chega no próximo dia 19, retornando aos cinemas.

Confira as principais estreias da semana e suas sinopses:

Eddington

Direção: Ari Aster

Classificação indicativa: 18 anos

Durante a pandemia de Covid-19, a pequena cidade de Eddington fica dividida politicamente após o prefeito (Pedro Pascal) implementar o lockdown e o uso mandatório de máscaras, irritando o xerife local (Joaquin Phoenix). Entre cultos e teorias da conspiração, a cidade se torna um barril de pólvora prestes a explodir às vésperas de uma importante eleição.

Truque de Mestre - O 3º Ato

Direção: Ruben Fleischer

Classificação indicativa: 12 anos

Os Quatro Cavaleiros retornam para os holofotes para um novo golpe milionário. Para isso, eles recrutam uma nova geração de ilusionistas para ajudá-los no assalto.

Sombras no Deserto

Direção: Lotfy Nathan

Classificação indicativa: 18 anos

O Carpinteiro (Nicolas Cage), sua esposa (FKA Twigs) e o Menino (Noah Jupe) fogem de seu passado pelo deserto do Egito. Seguidos por uma figura misteriosa, a família enfrenta um desafio inimaginável quando o garoto manifesta forças antes desconhecidas.

O Bad Boy e Eu

Direção: Justin Wu

Classificação indicativa: 12 anos

Uma garota dedicada a realizar seu sonho de entrar numa prestigiada escola de dança tem sua vida virada de cabeça para baixo após se apaixonar por um bad boy popular.

Lar

Direção: Leandro Wenceslau

Classificação indicativa: 12 anos

O documentário mostra a vida de famílias LGBTIAPN+ da perspectiva das crianças, com o diretor Leandro Wenceslau entrelaçando os relatos de seus entrevistados com seu próprio crescimento e processo de descoberta de identidade.

Maldito Modigliani

Direção: Valeria Parisi

Classificação indicativa: não divulgada

O documentário Maldito Modigliani narra a história do pintor Amedeo Modigliani (1884-1920) pelo ponto de vista de sua esposa, a também pintora Jeanne Hébuterne (1898-1920). Explorando a complexidade da arte de Modigliani, o filme, originalmente lançado em 2020, é um retrato íntimo de um artista vanguardista e as lutas enfrentadas por ele e sua família.

The Rocky Horror Picture Show (relançamento)

Direção: Jim Sharman

Classificação indicativa: 14 anos

Após seu carro quebrar, um casal se abriga na assustadora mansão do Dr. Frank-N-Furter, cuja obsessão pelo prazer transforma suas vidas.

Wicked (relançamento - 16 de novembro)

Direção: John M. Chu

Classificação indicativa: 10 anos

Aquecendo para a estreia de Wicked: Parte 2, o filme original volta aos cinemas às vésperas da chegada da sequência. O musical conta a história da amizade improvável entre Elphaba (Cynthia Erivo) e Glinda (Ariana Grande) e como seu encontro na época escolar levou aos eventos de O Mágico de Oz.

Narcisa Tamborindeguy fez críticas ao ex-marido, Boninho, durante entrevista ao programa da influenciadora Blogueirinha nesta segunda-feira, 10. A socialite afirmou que o diretor de televisão não teria uma relação próxima com a filha deles, Marianna, de 38 anos, e o classificou como um "péssimo pai".

Segundo Narcisa, situações recentes reforçariam esse distanciamento. "Ele não é um bom pai para ela. O carro dela quebrou e ele foi incapaz de trocar o carro da menina. Deixou ela sem carro", relatou. Ela também citou a ausência do ex-marido quando Marianna foi aceita para estudar em uma das universidades mais conceituadas do Reino Unido. "Não fez homenagem quando ela entrou para a Kings College University, nem ligou", afirmou.

"Ele é um péssimo pai, pai ausente, que não dá amor para ela. Ele só gosta da outra filha, da Isabella", continuou, mencionando a caçula dele, de 18 anos, do casamento do diretor com a apresentadora Ana Furtado. Boninho também é pai de Pedro Oliveira, 30 anos, de uma relação anterior com Kátia D'Ávila.

Durante a entrevista, Narcisa se irritou quando o assunto avançou para a relação pessoal entre os dois. A socialite afirmou que nunca manteve um bom vínculo com o ex-marido e encerrou o tema. "Não gosto e nunca gostei. Chega, acabou", disse.

Narcisa e Boninho foram casados entre 1983 e 1986. Marianna é a única filha da união. A socialite também é mãe de Catharina, fruto da relação com o empresário Carlos Bier Gerdau Johannpeter.

Até o momento, o diretor não se manifestou publicamente sobre as declarações. O Estadão entrou em contato com a assessoria dele, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para posicionamento.