Alfabetização: resultado da cidade de SP é o 17º entre as capitais; Estado é o 13º

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar de melhorarem seus resultados e atingirem suas metas de alfabetização de crianças, a capital paulista ficou 17º lugar no ranking de capitais e o Estado, em 13º. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo Ministério da Educação (MEC)

Além disso, nem o Estado nem a cidade conseguiram ter um índice de estudantes alfabetizados maior que a média nacional.

A Secretaria Municipal de Educação diz estar feliz com o desempenho, mas prevê avançar mais. A Secretaria Estadual da Educação também afirmou que os resultados mostram "avanços".

No Estado, 58,13% das crianças de 7 anos sabem ler e escrever e na capital não chega nem à metade, são 48,25%. A média do Brasil é 59,2%.

Estar alfabetizada significa que a criança consegue escrever bilhetes e convites, ler textos simples do cotidiano, tirinhas e histórias em quadrinhos. A prova é realizada com alunos do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas.

A capital melhorou um pouco o resultado que havia causado desconforto durante a campanha eleitoral do ano passado para reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Apesar de ser a cidade mais rica do País, São Paulo estava em 21º lugar no ranking de 2023, com apenas 37,9% das crianças alfabetizadas.

As capitais melhor posicionadas são Fortaleza, Vitória, Goiânia e Belo Horizonte, respectivamente, todas com cerca de 70% das crianças alfabetizadas. O MEC divulgou resultados de apenas 23 capitais. Florianópolis, Porto Alegre e Natal não atingiram 70% de participação e por isso ficaram sem índice.

"Nós superamos a meta. Estamos felizes com esse resultado, e claro que temos de avançar cada vez mais. Agora é olhar para as escolas, cada uma, entender quais são as que precisam de mais apoio para que possamos continuar avançando", afirmou o secretário municipal de Educação da capital, Fernando Padula, que estava em Brasília para a divulgação dos resultados.

Padula creditou o melhor resultado a uma política de professores de recuperação, materiais "mais instigantes e lúdicos", além de uma seleção com avaliação prática dos professores.

As metas estipuladas pelo MEC são específicas para cada Estado ou município e levam em conta o desempenho atual. Para 2025, a meta da capital será a de 51,06.

Entre os Estados, SP fica abaixo da média nacional

No ranking de Estados, São Paulo fica em 13º lugar entre as 26 unidades da federação que participaram. Roraima não teve índice computado este ano por questões técnicas.

Quem puxa o resultado nacional para cima são Estados como Ceará, o único com mais de 80% das crianças sabendo ler e escrever na idade certa, e ainda Goiás, Minas, Espírito Santo e Paraná, todos com índice maior que 70%.

Os resultados divulgados nesta sexta-feira, 11, são referentes a provas realizadas em outubro e novembro de 2024.

Em nota, a secretaria estadual afirmou que "obteve avanços significativos em relação a alfabetização, tanto na rede estadual quanto na municipal, por meio do programa Alfabetiza Juntos SP em parceria com os municípios, cujo investimento soma R$ 300 milhões". Afirmou ainda que os dados do MEC "mostram consonância com este resultado, uma vez que houve avanço de 6.22 p.p. em comparação a 2023 e a meta estabelecida foi ultrapassada".

Esta é a segunda vez que o governo federal divulga os dados do Indicador Criança Alfabetizada, que foi criado ano passado pelo MEC para mostrar anualmente quantas crianças sabem ler e escrever no País.

O Brasil não conseguiu atingir a meta de crianças de 7 anos que deveriam estar alfabetizadas em 2024, que era de 60%. O índice atual foi de 59,2% e, segundo o MEC, o objetivo não foi conquistado porque o Rio Grande do Sul teve piora nos resultados - as escolas ficaram fechadas por muito tempo por causa das fortes enchentes que atingiram o Estado. No ano passado, o índice nacional era de 56%.

O ministério não faz uma avaliação própria e, sim, usa os resultados de exames realizados pelos Estados com alunos do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas.

Segundo o MEC, o governo federal inclui alguns perguntas nos testes estaduais para que haja padronização dos resultados. São 16 itens de múltipla escolha, dois de resposta construída e um de produção textual.

O ministério estabeleceu também uma pontuação mínima de 743 pontos na avaliação para que uma criança seja considerada alfabetizada. Dois milhões de estudantes participaram das provas em 42 mil escolas.

O modelo é criticado por alguns especialistas que afirmam que diferenças nas provas podem comprometer a comparação dos resultados.

Em outra categoria

Carlinhos de Jesus, que passou os últimos cinco meses tratando uma bursite trocantérica bilateral, doença autoimune, e uma tendinite nos glúteos, ficou de pé, dançou brevemente e se emocionou ao receber uma homenagem de Luciano Huck na Dança dos Famosos deste domingo, 9.

"Hoje é um dia muito especial. Saúde é tudo. A coisa mais dura que a gente enfrentou nesta temporada da Dança dos Famosos foi a gente ter um dos maiores dançarinos deste País numa cadeira de rodas. O Carlinhos falou: 'Eu vou voltar a andar'. E não foi um esforço pequeno", afirmou Huck.

Em seguida, saudou o jurado da atração: "Quando ele não estava aqui, estava na fisioterapia. O que vai acontecer neste palco agora, a gente rezou muito para conhecer. Parabéns, valeu a luta. Agora é só melhorar".

Carlinhos de Jesus chegou a chorar e deu um recado de superação ao público: "Qualquer um pode [superar problemas de saúde]. Desde que tenha foco, se dedique e procure, dentro da sua rotina diária, estabelecer um horário, maneiras e forma de seguir um tratamento.

"Fisioterapia é tudo na vida da gente. A medicina foi importante, com os medicamentos. A fé, agradeço as mensagens em solidariedade à minha situação. Mas a fisioterapia foi fundamental", concluiu.

Na matéria divulgada anteriormente, a frase "Clique aqui para conferir a classificação do campeonato de Fórmula 1" foi incluída por engano no último parágrafo. Segue abaixo o texto correto.

Mike Shinoda e Emily Armstrong, vocalistas do Linkin Park, se encontraram com o cantor Billy Idol nos bastidores do GP de Interlagos da Fórmula 1 neste domingo, 9.

A foto foi divulgada numa postagem feita por Idol em seu Instagram. "Visitei os pits da Mercedes e da Ferrari, mas não pude filmar ou tirar mais fotos porque não querem que os rivais vejam o que estão fazendo. Tive um dia fantástico e nos fizeram sentir realmente bem-vindos!", escreveu.

Joe Hahn, o DJ do grupo norte-americano, também esteve em Interlagos e fez um registro de uma apresentação em ritmo de carnaval no asfalto.

Os artistas fizeram shows na noite do último sábado, 8. Enquanto o Linkin Park se apresentou no Allianz Parque, Billy Idol cantou no Vibra São Paulo. A banda ainda tem mais um compromisso no Brasil, em Brasília, na terça, 11, para depois seguir com a turnê rumo ao México. O cantor, por sua vez, ainda se apresenta em Curitiba na próxima quarta, 12, antes de seguir para a Argentina.

O GP de Interlagos de 2025 teve o britânico Lando Norris (McLaren) como vencedor. Ele dedicou a conquista ao brasileiro Gil de Ferran. Houve recorde de público, com 303,6 mil pessoas presentes englobando os três dias de evento.

Mike Shinoda e Emily Armstrong, vocalistas do Linkin Park, se encontraram com o cantor Billy Idol nos bastidores do GP de Interlagos da Fórmula 1 neste domingo, 9.

A foto foi divulgada numa postagem feita por Idol em seu Instagram. "Visitei os pits da Mercedes e da Ferrari, mas não pude filmar ou tirar mais fotos porque não querem que os rivais vejam o que estão fazendo. Tive um dia fantástico e nos fizeram sentir realmente bem-vindos!", escreveu.

Joe Hahn, o DJ do grupo norte-americano, também esteve em Interlagos e fez um registro de uma apresentação em ritmo de carnaval no asfalto.

Os artistas fizeram shows na noite do último sábado, 8. Enquanto o Linkin Park se apresentou no Allianz Parque, Billy Idol cantou no Vibra São Paulo. A banda ainda tem mais um compromisso no Brasil, em Brasília, na terça, 11, para depois seguir com a turnê rumo ao México. O cantor, por sua vez, ainda se apresenta em Curitiba na próxima quarta, 12, antes de seguir para a Argentina.

O GP de Interlagos de 2025 teve o britânico Lando Norris (McLaren) como vencedor. Ele dedicou a conquista ao brasileiro Gil de Ferran. Houve recorde de público, com 303,6 mil pessoas presentes englobando os três dias de evento. Clique aqui para conferir a classificação do campeonato de Fórmula 1.