No Brasil, 26.815 pessoas foram oficialmente identificadas como portadoras de altas habilidades, também conhecidas como superdotação. Segundo a Associação Mensa Brasil, esse grupo se caracteriza por um desempenho excepcional em diversas áreas de atividade humana, especialmente no campo acadêmico, criativo, social e psicomotor. Cerca de 70% dessas pessoas têm entre 19 e 36 anos.
A principal marca dessa condição é a intensa atividade metabólica do cérebro, o que permite o processamento rápido de informações. Desde a infância, esses indivíduos demonstram um raciocínio ágil, excelente memória de longo e curto prazo, além de uma curva de aprendizado mais acelerada que a média da população.
Os sinais de superinteligência incluem facilidade em resolver problemas, distinguir sons e detalhes visuais com precisão, e desenvolver habilidades muito antes da idade cronológica esperada. As altas habilidades podem se manifestar de forma intelectual, acadêmica, criativa, social ou psicomotora.
O reconhecimento e estímulo adequado desses talentos é essencial para garantir o pleno desenvolvimento dessas pessoas e o aproveitamento de seu potencial para a sociedade.
Altas Habilidades: Brasil tem mais de 26 mil pessoas com superdotação identificada
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura