STJ julga dia 16/9 recurso que livrou ex-presidente da Vale do processo sobre Brumadinho

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi marcado para 16 de setembro, às 14h, o julgamento do recurso que poderá levar o ex-presidente da Vale Fábio Schvartsman de volta ao processo criminal sobre a tragédia de Brumadinho, que matou quase 300 pessoas em 2019. O recurso especial foi impetrado pelo Ministério Público Federal (MPF) e será julgado pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), informou a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos por Brumadinho (Avabrum).

O julgamento do processo foi marcado pelo ministro Sebastião Reis Júnior, relator do processo no STJ. A sessão contará com a participação e o voto de outros quatro julgadores, componentes da 6ª Turma, segundo a Avabrum, e será transmitida pelo youtube.

De acordo com o advogado da associação, Danilo Chammas, "desde que saiu a decisão da 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), temos defendido que ela foi equivocada. Não temos dúvida de que sempre houve elementos suficientes para que Fábio Schvartsman responda por seus crimes, junto com todos os demais réus. Acompanharemos esse julgamento com esperança", disse Chammas em nota nesta quinta-feira, 28.

A presidente da Avabrum, Maria Regina Silva, que perdeu a filha no rompimento da barragem, em 25 de janeiro de 2019, ressaltou o absurdo do nome de Schvartsman ter saído do processo. "Todos os réus têm que passar pelo processo, caso contrário, nós podemos abrir mão do sistema de Justiça. Não foi qualquer crime. As vítimas foram esmagadas, foram mineradas. A associação seguirá acompanhando cada passo das ações penais e cobrando por justiça, pois a impunidade torna o crime recorrente", afirmou Silva.

O rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, matou 272 pessoas, sendo a última vítima encontrada quase dois anos depois, em 2022, tamanha foi a dificuldade do processo de identificação.

Em fevereiro de 2020, por decisão da juíza de Brumadinho, o ex-presidente da Vale tornou-se réu, junto com outras 15 pessoas físicas e duas empresas, sob a acusação de crimes de homicídio doloso duplamente qualificado e crimes ambientais.

Em março de 2024, a 2ª Turma do TRF6 decidiu pelo trancamento das ações penais em relação a Fábio Schvartsman, ex-presidente da Vale, ao acatar um habeas corpus apresentado por sua defesa. Diante dessa decisão, o MPF interpôs recurso especial, que foi subscrito pelo Procurador Regional da República, Darlan Airton Dias.

Em outra categoria

Às vésperas de iniciar o tratamento de quimioterapia contra o câncer de mama, Val Marchiori refletiu sobre o diagnóstico da doença. Segundo ela, está confiante no processo, mas ainda não se sente preparada.

"Muitas noites eu me pego chorando, tenho crises de ansiedade, crises de medo. É difícil", disse em entrevista à Quem. "Estou com muita fé em Deus, mas 'preparada' é uma palavra muito difícil, porque acho que ninguém está, nem eu."

Recentemente, a socialite publicou nas redes sociais um vídeo cortando o cabelo. A decisão foi tomada para tentar amenizar a queda dos fios, parte natural do processo de quimioterapia.

"Conversei com a equipe médica e, com o cabelo comprido, a colocação da touca dói mais na cabeça. E vai cair, não tem como não cair. Pode cair menos, mas acaba caindo", explicou.

Segundo Val, foi difícil ver os cabelos caindo, mas ela encara o processo como "o primeiro passo para a cura". "Vou cortar e depois, se tiver que raspar, eu raspo. Tem que ir na fé. O cabelo, se Deus quiser, vai crescer", afirmou, otimista.

Quem é Val Marchiori

Considerada como socialite por parte da imprensa, Val Marchiori teve início na TV apresentando um quadro no programa de Amaury Jr. Ficou conhecida nacionalmente após participar do reality show Mulheres Ricas, da Band, em 2012. Posteriormente, trabalhou em diversas outras atrações, como o Programa Raul Gil e o carnaval da RedeTV!.

O nome da influenciadora também ganhou repercussão por conta de uma disputa judicial com a cantora Ludmilla, que a acusou de ter feito um comentário racista a respeito de seu cabelo em 2016.

Kate Cassidy, influenciadora que namorava Liam Payne quando ele morreu em outubro de 2024, usou seu perfil no Tiktok para mostrar uma carta do cantor, encontrada por ela recentemente.

Kate estava arrumando malas para viajar quando foi surpreendida pelo texto deixado pelo ex-membro da One Direction.

"Eu odeio quando a gente não consegue se despedir, então... Tchau. Te amo, Katelyn. Tenha um ótimo dia. Com muito amor, eu! 444", diz o bilhete.

No ano passado, ela já havia usado as redes sociais para explicar a importância da sequência numérica 444 em sua relação com Liam Payne.

"É a favorita dos anjos. Provavelmente você vai ver o número 444 quando estiver se sentindo sozinho. De forma simples, o número 444 vai lembrá-lo que os anjos estão sempre te apoiando. Quando você ver esse número, tenha certeza de que você é protegido e amado pelos anjos", diz a postagem.

Liam Payne morreu em outubro do ano passado, após cair da varanda do hotel em que estava hospedado em Buenos Aires, na Argentina. Kate havia passado alguns dias com o namorado no país, mas voltou para os Estados Unidos antes do cantor porque a estadia dele se estendeu.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

A causa da morte de Diane Keaton, atriz vencedora de um Oscar e veterana de Hollywood, no último sábado, 11, ainda é mistério. Algumas informações da imprensa internacional, no entanto, revelam detalhes sobre o episódio.

Um áudio divulgado pelo TMZ revelou uma ligação de um funcionário do Departamento do Corpo de Bombeiros de Los Angeles durante o resgate da atriz. "Resgate 19, pessoa caída", dizia o funcionário.

Diane, que tinha 79 anos, foi socorrida em casa e levada ao hospital, onde morreu, segundo o TMZ. Um porta-voz da família divulgou um comunicado pedindo privacidade, sem fornecer mais detalhes.

A revista norte-americana People conversou com uma pessoa próxima à atriz, que falou sobre o episódio de forma anônima: "Ela piorou de forma muito súbita, foi algo de partir o coração de todos que a amavam. Foi inesperado, especialmente para alguém tão espirituosa e com tanta força".

Outra fonte acrescentou: "Até alguns meses atrás, ela saía para passear com seu cão todos os dias. Geralmente se vestia da mesma forma, com chapéu e óculos escuros, independentemente do clima".

Conhecida especialmente por seu papel em comédias românticas e em filmes do diretor (e ator) Woody Allen, Diane Keaton chegou a receber um Oscar por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977). Clique aqui para relembrar os principais filmes e prêmios de sua carreira.