SP alcança marca de mil ônibus elétricos em circulação

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cidade de São Paulo atingiu, nesta segunda-feira, 03, um marco simbólico rumo à mobilidade sustentável: a frota de ônibus elétricos da capital superou os mil veículos em operação.

O anúncio foi feito durante a apresentação de 60 novos coletivos na Praça Charles Miller, na zona oeste da cidade. Com esse número, São Paulo consolida a maior frota eletrificada do País, com 1.009 coletivos movidos a energia limpa, sendo 820 a bateria e 189 trólebus.

A entrega marca o início das ações da Prefeitura em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), encontro global para discutir ações contra as mudanças climáticas que será realizado neste mês, em Belém (PA).

A eletrificação do transporte público é apontada como peça-chave para cidades mais sustentáveis, com benefícios expressivos para a qualidade de vida da população.

Cada ônibus elétrico deixa de emitir cerca de 87 toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao plantio de 6,4 mil árvores. Além disso, evita o consumo de 35 mil litros anuais de diesel.

O impacto é ainda mais relevante considerando que os veículos automotores são responsáveis por 55% das emissões totais de gases de efeito estufa na capital paulista. Os ônibus a diesel, sozinhos, respondem por 30% desse total. Atualmente, cerca de 1,7 milhão de passageiros utilizam diariamente o transporte coletivo municipal.

A diminuição do barulho também entra na conta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de ruído acima de 75 decibéis são prejudiciais à audição e podem causar distúrbios do sono e estresse. O nível dos ônibus convencionais chega a 80 decibéis ante 60 a 70 do elétrico.

Para expandir a frota e superar limitações da rede elétrica, um dos desafios da mobilidade sustentável, o poder municipal aposta na implantação de carregadores ultrarrápidos integrados a sistemas de baterias.

Cada módulo é capaz de recarregar até 29 ônibus simultaneamente, conectado à infraestrutura as garagens. A tecnologia chamada Battery Energy Storage System (BESS) multiplica por até seis vezes a capacidade de recarga atual sem gerar novos custos.

É como se fosse um "powerbank gigante", capaz de acumular energia nos horários de menor consumo e recarregar as baterias dos ônibus de forma mais eficiente, garantindo a operação contínua da frota.

Desde 2022, quando a Prefeitura proibiu a aquisição de novos ônibus movidos a combustíveis fósseis, a frota elétrica mais que quadruplicou, saltando de 216 para os atuais 1.021 veículos. Os investimentos já somam R$ 1,5 bilhão.

Em outra categoria

Em plena divulgação de Lux, seu novo e elogiado disco, Rosalía declarou recentemente estar vivendo uma abstinência sexual voluntária. A prática, que recebeu o apelido de 'volcel', diz respeito a uma escolha pessoal de não ter relações sexuais.

A cantora e compositora espanhola de 33 anos concedeu a declaração em entrevista ao podcast Radio Noia, da Radio Primavera Sound, e disse estar solteira e sem espaço em sua vida para paixões platônicas. "Quero deixar claro que não dou mais espaço a paixões platônicas, essa fantasia, essa ilusão que não leva a lugar nenhum. Acabou. Eu, neste momento, estou solteira", afirmou, dizendo também que pratica o celibato voluntário.

O termo volcel, usado para designar a prática descrita por Rosalía, é a abreviação em inglês das palavras voluntary (voluntário) e celibate (celibatário), e significa literalmente ser celibatário por escolha; tratam-se de pessoas que decidem, voluntariamente, não fazer sexo ou ter envolvimento romântico por um período da vida.

Nos últimos anos, o volcel tem ganhado destaque em redes sociais. Em uma reportagem de 2021, a rádio australiana ABC afirma que a tendência atinge principalmente millennials. Vale destacar que é algo diferente do incel - cuja sigla significa celibato involuntário, e está associado a grupos masculinos que perpetuam práticas misóginas.

Geralmente, a prática do volcel está ligada a uma busca mais profunda por autoconhecimento. Em um artigo publicado em 2023, o jornal britânico The Guardian afirma que, embora seja uma escolha particular, o volcel também pode ser compreendido como uma reação à atual cultura do sexo, e uma rejeição a comportamentos considerados tóxicos ou nocivos.

"[Isso] pode fazer o sexo e os relacionamentos serem estressantes e de alto risco. Algumas pessoas podem achar que dar um tempo disso é bom para a saúde mental", declarou ao jornal o Dr. Justin Lehmiller, pesquisador, escritor e apresentador do podcast Sex and Psychology.

Aos 74 anos, o músico David Coverdale, vocalista do Whitesnake, anunciou sua aposentadoria da música. A confirmação foi feita nesta quarta-feira, 13, em publicação no Instagram.

"Senhoras e senhores, meninos e meninas, irmãos e irmãs do Snake, um anúncio especial para vocês", declara. "Depois de mais de 50 anos de uma jornada incrível com vocês - com Deep Purple, Whitesnake, Jimmy Page - os últimos anos deixaram evidente para mim que é hora de pendurar meus sapatos rock'n roll de plataforma e os jeans apertados."

Ao longo dos mais de 50 anos de carreira, Coverdale, que começou no Deep Purple, chegou ao auge da fama com o Whitesnake, na década de 1980. Em 1990, uniu-se a Jimmy Page em um novo projeto colaborativo. Entre seus grandes sucessos estão Here I Go Again, Is This Love e Still of the Night.

Na mensagem, ele continua: "Chegou a minha hora de parar. Amo todos profundamente. Obrigado a todos os que me ajudaram e apoiaram nesta jornada: todos os músicos, equipe, fãs, família. É maravilhoso, mas realmente é hora de aproveitar minha aposentadoria, e espero que vocês compreendam."

A dupla Chitãozinho & Xororó foi a grande vencedora na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja no Grammy Latino 2025. O anúncio foi feito na Première, que ocorre no Mandalay Bay South Convention Center antes da cerimônia principal, nesta quinta, 13.

Os cantores receberam o gramofone pelo álbum José & Durval. Os demais indicados eram Let's Go Rodeo, de Ana Castela, Obrigado Deus, de Léo Foguete, Transcende (Ao Vivo / Deluxe), de Lauana Prado, e Do Velho Testamento, de Tierry.

A 26ª edição do Grammy Latino ocorre na quinta, diretamente da MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento, que celebra os maiores nomes da música latina, será transmitido a partir das 22h ao vivo no Brasil com cobertura especial no Multishow, Canal Bis e Globoplay.

Entre os brasileiros, há presença expressiva em várias categorias. Liniker aparece como principal destaque, somando sete indicações, incluindo Álbum do Ano, Canção do Ano e Gravação do Ano.

Outros nomes nacionais também marcam presença, entre eles: Marina Sena, Milton Nascimento, Zeca Pagodinho, Alcione, Carol Biazin, BaianaSystem, Gilberto Gil, Djonga e João Gomes.