Ministério da Saúde anuncia compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra VSR para gestantes

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 25, a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. No Sistema Único de Saúde (SUS), o imunizante estará disponível para gestantes a partir da 28ª semana.

De acordo com a pasta, o primeiro lote começará a ser distribuído aos estados e municípios nesta semana e a expectativa é que a vacinação seja realizada a partir de dezembro. A meta é vacinar 80% do público-alvo.

O imunizante foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante e é indicado para mulheres grávidas a partir da 28ª semana. A pasta informa que não há restrição de idade para a mãe que receberá a vacina e, apesar de se tratar de uma dose única, a recomendação é realizar a aplicação a cada nova gestação.

"Vacinar a gestante significa proteger o bebê mesmo antes de ele nascer", afirma Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

O VSR é responsável por cerca de 75% das ocorrências de bronquiolite e por 40% dos episódios de pneumonia em crianças menores de dois anos, segundo o ministério.

Em estudos, a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento. "O objetivo principal é proteger a mãe e o bebê", reforça a médica.

A vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes e os efeitos colaterais podem ser dor no local da aplicação e vermelhidão, como outras vacinas, diz Isabella. "Por ser inativada, (a vacina) não coloca em risco nem a gestante, nem o feto, nem o bebê", completa.

Segundo o ministério, o investimento será de R$ 1,17 bilhão e, até 2027, devem ser adquiridas mais 4,2 milhões de doses. Ainda de acordo com a pasta, a incorporação do imunizante ao SUS só foi possível devido ao acordo firmado com o Instituto Butantan e o laboratório produtor da vacina, que garantiu a transferência de tecnologia do imunizante para o Brasil.

Em outra categoria

O Rock In Rio anunciou nesta terça-feira, 25, o grupo de k-pop Stray Kids como um dos headliners da edição de 2026 do festival. Eles se tornarão a primeira atração do gênero a se apresentar na Cidade do Rock e sobem ao Palco Mundo no dia 11 de setembro.

Mais cedo, o Rock In Rio também confirmou Elton John e Gilberto Gil como atrações do dia 7 de setembro.

Composto por Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, HAN, Felix, Seungmin e I.N, o Stray Kids é uma das forças mais influentes do k-pop no mundo.

O festival ocorre nos dias 4, 5, 6, 7 e 11, 12, 13 de setembro do ano que vem. Os primeiros ingressos começam a ser vendidos em 9 de dezembro às 19h, na plataforma TicketMaster, o Rock in Rio Card, aquele ingresso que garante sua presença no festival mas pelo qual você só precisa escolher as atrações a que vai assistir mais à frente.

A cantora Rosalía virá ao Brasil para uma ação especial de lançamento de seu novo álbum, Lux. A artista espanhola fará um evento com fãs e convidados no Rio de Janeiro em 30 de novembro.

O evento oferecerá aos admiradores a oportunidade de escutar algumas músicas do disco ao lado de Rosalía.

Para participar, o público interessado deverá acessar um link e responder à pergunta: "O que você perguntaria para Rosalía sobre 'Lux'?". As respostas mais criativas serão selecionadas, garantindo acesso ao evento.

O Estadão já ouviu Lux. Intimista, o disco aposta em uma ópera-pop feita com a Orquestra Sinfônica de Londres e se distancia muito do conceito de MOTOMAMI, disco que a colocou no centro do mainstream e se tornou o primeiro álbum de um artista espanhol a estrear em primeiro lugar no Spotify.

A HBO Max confirmou que o aguardado remake de Dona Beja estreia no dia 2 de fevereiro de 2026. Será a segunda novela original brasileira da plataforma, após o sucesso recente de Beleza Fatal.

A telenovela começará com a exibição dos capítulos com estreias semanais de cinco episódios todas as segundas-feiras.

O projeto é um remake da produção exibida pela TV Manchete em 1986 e uma releitura da obra literária de Wilson Almeida de Aguilar Filho.

A trama é baseada na trajetória real de Ana Jacinta de São José (interpretada por Grazi Massafera), uma figura histórica que viveu no século 19 e desafiou as normas de sua época para ser protagonista de sua própria história.

O teaser divulgado entregou o tom da nova versão, indicando que irá atualizar o mito dessa lenda do Triângulo Mineiro que influenciou a política e a sociedade daquela época.

O elenco é composto também por David Junior, André Luiz Miranda, Pedro Fasanaro, Bianca Bin, Deborah Evelyn, Indira Nascimento, Bukassa Kabengele e Otavio Muller.