Golpe do presente: operação mira quadrilha suspeita de movimentar R$ 14 milhões

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma operação das Polícias Civis do Paraná e de São Paulo, deflagrada nesta terça-feira, 25, mira uma quadrilha suspeita de movimentar R$ 14 milhões aplicando o golpe do presente em aniversariantes. Somente no Paraná, foram mais de 270 vítimas, mas o grupo agiu em ao menos outros quatro Estados - São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Os policias foram às ruas cumprir 41 mandados de prisão, 90 de busca e apreensão na capital paulista, em São Bernardo do Campo e Diadema, na Grande São Paulo. Com base no balanço mais recente, do fim da manhã desta terça-feira, 28 pessoas tinham sido presas temporariamente em cidades paulistas.

"Os autores são todos do Estado de São Paulo. Prendemos hoje os operadores financeiros, ou seja, as pessoas que recebiam os valores dos golpes, e prendemos os motoboys que vinham de São Paulo ao Paraná aplicar o golpe", explicou o delegado Emmanoel David, da Polícia Civil do Paraná.

Segundo ele, os criminosos procuravam as vítimas que estavam fazendo aniversário a partir de consultas na internet e se passavam por floriculturas ou lojas de chocolate. Eles alegavam que precisavam entregar um presente à vítima e que iriam cobrar uma taxa para o serviço do motoboy. "Ao passar o frete daquela entrega, acabavam passando um valor a mais", disse o delegado.

Havia casos em que os golpistas trocavam o cartão da vítima por outro sem que ela percebesse. A investigação, que começou há um ano, constatou que os criminosos também usavam maquininhas de cartão adulteradas para roubar as informações do cartão e a senha.

"Somente no Paraná, pessoas dessa organização criminosa foram presas duas vezes em flagrante, quando foram apreendidas diversas maquininhas. Em março, nós prendemos parte dessa quadrilha em Curitiba. Voltaram para Curitiba e foram presos novamente. E foram presos também em outros Estados", contou o delegado.

Após a aplicação do golpe, o dinheiro era rapidamente pulverizado para diversas contas bancárias de laranjas com o intuito de ocultar os valores e dificultar o rastreamento pelas instituições financeiras e pela polícia. A Justiça ordenou o bloqueio de 41 contas bancárias de investigados.

Em outra categoria

O Rock In Rio anunciou nesta terça-feira, 25, o grupo de k-pop Stray Kids como um dos headliners da edição de 2026 do festival. Eles se tornarão a primeira atração do gênero a se apresentar na Cidade do Rock e sobem ao Palco Mundo no dia 11 de setembro.

Mais cedo, o Rock In Rio também confirmou Elton John e Gilberto Gil como atrações do dia 7 de setembro.

Composto por Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, HAN, Felix, Seungmin e I.N, o Stray Kids é uma das forças mais influentes do k-pop no mundo.

O festival ocorre nos dias 4, 5, 6, 7 e 11, 12, 13 de setembro do ano que vem. Os primeiros ingressos começam a ser vendidos em 9 de dezembro às 19h, na plataforma TicketMaster, o Rock in Rio Card, aquele ingresso que garante sua presença no festival mas pelo qual você só precisa escolher as atrações a que vai assistir mais à frente.

A cantora Rosalía virá ao Brasil para uma ação especial de lançamento de seu novo álbum, Lux. A artista espanhola fará um evento com fãs e convidados no Rio de Janeiro em 30 de novembro.

O evento oferecerá aos admiradores a oportunidade de escutar algumas músicas do disco ao lado de Rosalía.

Para participar, o público interessado deverá acessar um link e responder à pergunta: "O que você perguntaria para Rosalía sobre 'Lux'?". As respostas mais criativas serão selecionadas, garantindo acesso ao evento.

O Estadão já ouviu Lux. Intimista, o disco aposta em uma ópera-pop feita com a Orquestra Sinfônica de Londres e se distancia muito do conceito de MOTOMAMI, disco que a colocou no centro do mainstream e se tornou o primeiro álbum de um artista espanhol a estrear em primeiro lugar no Spotify.

A HBO Max confirmou que o aguardado remake de Dona Beja estreia no dia 2 de fevereiro de 2026. Será a segunda novela original brasileira da plataforma, após o sucesso recente de Beleza Fatal.

A telenovela começará com a exibição dos capítulos com estreias semanais de cinco episódios todas as segundas-feiras.

O projeto é um remake da produção exibida pela TV Manchete em 1986 e uma releitura da obra literária de Wilson Almeida de Aguilar Filho.

A trama é baseada na trajetória real de Ana Jacinta de São José (interpretada por Grazi Massafera), uma figura histórica que viveu no século 19 e desafiou as normas de sua época para ser protagonista de sua própria história.

O teaser divulgado entregou o tom da nova versão, indicando que irá atualizar o mito dessa lenda do Triângulo Mineiro que influenciou a política e a sociedade daquela época.

O elenco é composto também por David Junior, André Luiz Miranda, Pedro Fasanaro, Bianca Bin, Deborah Evelyn, Indira Nascimento, Bukassa Kabengele e Otavio Muller.