Facções fazem aliança com PCC para combater grupo rival no ES, revela investigação

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES) deflagrou nesta terça-feira, 25, uma operação contra uma aliança formada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção do País, e outros dois grupos: o Terceiro Comando Puro (TCP), do Rio de Janeiro, e a Associação Família Capixaba (AFC).

O objetivo da articulação, denominada Progresso Complexo, seria estruturar uma frente de resistência contra possíveis ataques de organizações rivais ligadas ao Primeiro Comando de Vitória (PCV).

A investigação aponta que, embora independentes, PCC, TCP e AFC teriam estabelecido a aliança com foco na cooperação e no fortalecimento de suas posições no complexo de comunidades da região de Mata da Praia, localizado no município de Cariacica, a menos de 20 quilômetros de Vitória.

Os integrantes envolvidos nessa aproximação entre as facções deliberavam sobre a gestão do tráfico de drogas na região, coordenavam ações ilícitas e promoviam a arrecadação de recursos destinados à aquisição de drogas e de armamentos, segundo o Ministério Público.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, além de mandados de busca e apreensão em dez endereços em Cariacica e um em Vitória. A operação resultou ainda no cumprimento de diligências em celas ocupadas por investigados que já estão presos.

A Operação Ordem e Progresso foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MP-ES e da Polícia Militar do Estado. Cerca de 50 policiais participaram da ação.

Facção envolvida em esquema é rival do CV no Rio

O Terceiro Comando Puro, um dos grupos envolvidos na aliança firmada no Espírito Santo, é considerado um dos principais rivais no Rio do Comando Vermelho (CV), facção que foi alvo da megaoperação mais letal da história do Estado do Rio, com ao menos 122 mortes.

Como mostrou o Estadão, as semanas que antecederam a operação foram marcadas por sucessivos confrontos entre o CV e o TCP, com intensas trocas de tiros na zona norte do Rio. Atualmente, o Comando Vermelho é a segunda maior facção do País, disputando rotas como o PCC em diferentes regiões.

Mapeamento feito pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni-UFF) em parceria com o Fogo Cruzado aponta que em 2023 todos os grupos armados tiveram redução no domínio territorial na região metropolitana do Rio ante um ano antes. A única exceção é o CV, que registrou aumento de 8,4%.

"As milícias, que em 2021 e 2022 eram o grupo armado com o maior domínio territorial, foram ultrapassadas pelo Comando Vermelho que, em 2023, concentrou 51,9% dos territórios controlados por grupos armados", aponta o relatório. Houve quedas expressivas na presença do Terceiro Comando Puro (TCP) e, principalmente, do Amigos dos Amigos (ADA), tidas como as duas principais facções rivais do CV no Rio.

Em outra categoria

O Rock In Rio anunciou nesta terça-feira, 25, o grupo de k-pop Stray Kids como um dos headliners da edição de 2026 do festival. Eles se tornarão a primeira atração do gênero a se apresentar na Cidade do Rock e sobem ao Palco Mundo no dia 11 de setembro.

Mais cedo, o Rock In Rio também confirmou Elton John e Gilberto Gil como atrações do dia 7 de setembro.

Composto por Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, HAN, Felix, Seungmin e I.N, o Stray Kids é uma das forças mais influentes do k-pop no mundo.

O festival ocorre nos dias 4, 5, 6, 7 e 11, 12, 13 de setembro do ano que vem. Os primeiros ingressos começam a ser vendidos em 9 de dezembro às 19h, na plataforma TicketMaster, o Rock in Rio Card, aquele ingresso que garante sua presença no festival mas pelo qual você só precisa escolher as atrações a que vai assistir mais à frente.

A cantora Rosalía virá ao Brasil para uma ação especial de lançamento de seu novo álbum, Lux. A artista espanhola fará um evento com fãs e convidados no Rio de Janeiro em 30 de novembro.

O evento oferecerá aos admiradores a oportunidade de escutar algumas músicas do disco ao lado de Rosalía.

Para participar, o público interessado deverá acessar um link e responder à pergunta: "O que você perguntaria para Rosalía sobre 'Lux'?". As respostas mais criativas serão selecionadas, garantindo acesso ao evento.

O Estadão já ouviu Lux. Intimista, o disco aposta em uma ópera-pop feita com a Orquestra Sinfônica de Londres e se distancia muito do conceito de MOTOMAMI, disco que a colocou no centro do mainstream e se tornou o primeiro álbum de um artista espanhol a estrear em primeiro lugar no Spotify.

A HBO Max confirmou que o aguardado remake de Dona Beja estreia no dia 2 de fevereiro de 2026. Será a segunda novela original brasileira da plataforma, após o sucesso recente de Beleza Fatal.

A telenovela começará com a exibição dos capítulos com estreias semanais de cinco episódios todas as segundas-feiras.

O projeto é um remake da produção exibida pela TV Manchete em 1986 e uma releitura da obra literária de Wilson Almeida de Aguilar Filho.

A trama é baseada na trajetória real de Ana Jacinta de São José (interpretada por Grazi Massafera), uma figura histórica que viveu no século 19 e desafiou as normas de sua época para ser protagonista de sua própria história.

O teaser divulgado entregou o tom da nova versão, indicando que irá atualizar o mito dessa lenda do Triângulo Mineiro que influenciou a política e a sociedade daquela época.

O elenco é composto também por David Junior, André Luiz Miranda, Pedro Fasanaro, Bianca Bin, Deborah Evelyn, Indira Nascimento, Bukassa Kabengele e Otavio Muller.